13 junho, 2008

Taça de Portugal de GR 2008




TAÇA DE PORTUGAL
GINÁSTICA RÍTMICA
2008



Como se não bastasse a ambição e a vontade de continuar com o troféu no clube a equipa da SFUAP teve nesta edição da Taça de Portugal(TP) um "suplemento" extra à vontade de ganhar a prova, ou seja, dedicar essa vitória a uma colega de equipa afastada da competição. E foi o que aconteceu. A SFUAP revalida o troféu pelo terceiro ano consecutivo e oferece essa vitória a Joana Saraiva num dos mais emocionantes momentos da prova.


A edição deste ano da Taça de Portugal decorreu no Pavilhão dos Lombos em Carcavelos com um total de 11 clubes presentes.
Um autêntico nacional.



:: Apresentação das atletas - mesa do júri ::

Numa prova em que a nossa equipa tinha plena noção das dificuldades que iria passar, quer pelo "suspeito" afastamento de uma das mais importantes atletas do clube quer pela grande qualidade de emblemas como o GCP e mesmo Portimão ou ainda pelo simples facto de não ter na equipa nenhuma Sénior, as atletas e treinadoras vestiram o "fato de trabalho" arregaçaram mangas e foram à luta.

Bem cedo se começou a construir a vantagem que mais tarde iria compensar a falta de uma Sénior na equipa.
A Maria a Inês a Barata e a Vasconcelos criaram com as suas actuações iniciais no Grupo I uma "almofada" de conforto pontual bem importante reforçado logo a seguir no Grupo II já com a actuação da Catarina. Esta vantagem pontual é entregue de bandeja na passagem ao Grupo III com a nota de "façam bonito e ganharemos" tarefa difícil a cargo de Rita Vasconcelos e Catarina Lopes.

Com quatro prestações arrebatadoras estas atletas perderam no entanto alguns pontos(não muitos) para as Seniores da SN/CRP e também do GCP. De referir que as nossas atletas são actualmente dos escalões Juvenil (RV) e Júnior (CL) o que nos leva a dizer que a diferença pontual não foi assim tão grande e ainda mais no caso do CRP representado pela comitiva da SN que obrigatoriamente deveria arrebatar com as suas prestações. Mas não surpreenderam, as prestações foram boas mas não o suficiente para conseguir recuperar o terreno que não ganharam no inicio da Prova.


:: a Maria antes de entrar para movimentos Livres - treinos ::

:: Ana a dar as últimas recomendações - Ana Inês e Catarina::

:: Catarina Lopes em Arco - Rita em momentos de concentração ::

Dos restantes clubes em competição de salientar a equipa do GCP, eventualmente a mais equilibrada e seguramente cheia de talentos, conseguiu manter prestações bastante interessantes, no entanto, as suas classificações foram ficando sempre um pouco a baixo da concorrência o que lhes tirou a possibilidade de arrecadar o troféu. Com a participação da sua atleta Sénior Caterina Ivanova que regressou a casa em tempo de férias escolares, o GCP recebeu um empurrão de qualidade pois a sua actuação em Maças foi muito boa conseguindo a pontuação mais alta do seu grupo com 13.817.

O GDEMARP fez a sua prova também com muita qualidade ficando mesmo à frente de alguns dos históricos da Rítmica, o que para um clube novo como é, é sempre de louvar e dar os parabéns.

E é por falar em clubes do Algarve como o GDEMARP ou outros do norte que ficam longe da nossa capital, que não podemos deixar passar uma pequena consideração relativa ao dia escolhido para a prova. Ora se o nosso calendário de provas fosse uma coisa difícil de articular dado o elevado números de eventos, ainda se entenderia que com pouco espaço de calendário se marcasse uma prova a meio da semana com as atletas em tempos de testes (como no caso da Maria com um antes e outro depois da prova). Aceitando que me possa estar a escapar algum factor relevante, digo que para uma federação que organiza dois eventos num ano me parece que a escolha da data não deveria ter tido os critérios que teve. Mesmo tendo em conta os distritais e torneios que possam ter acontecido. Calculo que a viagem cansativa de alguns clubes e a chegada a casa a horas tardias não tenham sido nada benéficas para as atletas estudantes.

Para terminar dizer que a SFUAP tomará bem conta da TAÇA e que para o ano a nossa equipa lá estará, com humildade para discutir de novo o troféu.


:: Grito da SFUAP ::
Para a História:
Data:
a 10 de Junho

Local:
Pavilhão dos Lombos em Carcavelos

Clubes participantes:
AAE, BFC, CDN, CPC, CNM, CRP, GDE, GDEMARP, GCP, SAD e SFUAP

Pódio
1º SFUAP com 145,904
2º CRP com 144,167
3º GCP com 143,437


:: Pódio ::

:: A TAÇA ::


Fotos: Adriano Santos

3 comentários:

Anónimo disse...

E as fotos dos exercicios??? Devia colocar algumas também dos outros clubes!
Muitos parabens às treinadoras que treinaram estas pequenas estrelas.

:: Canilhas :: disse...

...as fotos dos exercícios estão a ser preparadas para um site sobre a prova.
Brevemente serão publicadas.

Muito obrigado pela visita e volte em breve para ver mais sobre a Taça.

PC

Anónimo disse...

Mais uma vez muitos parabéns para estas meninas e suas treinadoras.
Estou ansiosa para ver mais fotos.
Beijinhos lindas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails