05 novembro, 2010

Observação SN - Conjuntos

:: Rafaela Valente, Ana Rita Vasconcelos, Inês Morais, Maria Canilhas e Ana Rita Barata.  
Adriana Delicado(GS) ::
Estarreja será este sábado o destino do conjunto Júnior da SFUAP. Após uma jornada de trabalho específico de Conjuntos, as ginastas e equipa técnica preparam-se para, pela segunda vez(?), mostrar o seu trabalho a um painel de juízes que irá decidir e eleger(não sabemos se já), entre o trabalho da SFUAP e do CNM, um conjunto para representar Portugal nos próximos "RG 27th European Championships" entre 24 e 29 de Maio de 2011.

Esta Observação terá lugar em Estarreja com inicio às 12h.
> Escola EB 2,3 Padre Donaciano de Abreu Freire, localizada perto do Intermarché e da antiga fábrica SOREPANE.
R. da Arrotinha, Beduído, 3860 Estarreja, Aveiro, Portugal






Segundo informações recolhidas por alguns pais, será possível assistir às actuações dos dois conjuntos pelo que fica aqui feito o convite para a vossa presença e apoio às ginastas em observação.

Parcialmente falando :)
FORÇA SFUAP!


.

62 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa sorte, que "ganhe" o melhor:D!!!

Anónimo disse...

Força SFUAP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

por favor logo que houver novidades sobre a observação digaaa, por favor!!:) quero tanto saber se o SFUAP foi seleccionado ! espero bem que o tenha sido! a serio!

Anónimo disse...

por favor logo que houver novidades sobre a observação digaaa, por favor!!:) quero tanto saber se o SFUAP foi seleccionado ! espero bem que o tenha sido! a serio!

Anónimo disse...

A observação foi uma armadilha! o tecto era vergonhosamente baixo e o conjunto foi confrontado com a esbuscada. Foi nitida as marcações que as ginastas do CNM tinham já em ralação ao teto e aos locais no praticavel aonde se podiam colocar sem prender as cordas!mesmo assim as meninas da SFUAP portou-se bem. Claro que se soubesse do tecto tinha sido otimo!A QUESTÃO NUNCA ESTÁ NO ESQUEMA MAS NAS RATOEIRAS QUE SE TINHA QUE MONTAR PARA PODER TER ARGUMENTOS PARA LEVAR O CNM.
As amizades são postas acima de quais quer lavor e tudo vale como aqui foi demonstrado.

Anónimo disse...

Você deve achar que as miúdas do CNM são bruxas, não?!
Elas não têm culpa de treinar em condições iguais ou piores àquelas!
Uma boa ginasta consegue realizar o seu exercício em qualquer pavilhão com os requisitos mínimos!
Lembra-se da observação para a prova de Seniores? Os aparelhos também ficaram presos
e não havia nenhuma ginasta do CNM a competir...

Anónimo disse...

É uma pena que a taça do mundo, não seja realizada num pavilhão com estas caracteristicas...porque será?
SÓ RIR...
Mas escusavam de arranjar um pavilhão ridiculamente baixo, foi um esforço inutil, porque todos sabemos que o CNM estava desde o principio escolhido.
Mas, de qualquer forma proponho à exma prof. dra. eunice lebre que organize a próxima taça do mundo no pavilhão da Amadora, tão semelhante a este que hoje tivemos a honra de conhecer.Gostaria de ver as "estrelas" a exibirem-se em tão deploráveis condições.
Quanto ao anónimo anterior...não me goze. As meninas do CNM foram com toda a certeza treinar àquele pavilhão para estarem tão à vontade. Mas mesmo assim não deixaram de ter falhas básicas.
Para uma observação com vista à participação num CE,não seria mais sensato um pavilhão com melhores condições? Questiono-me se nos outros paises as observações são feitas com os mesmos critérios!
Parabéns mais uma vez à maquiavélica equipa da FGP.
MM

Anónimo disse...

EU SEI, ONDE O CNM TREINOU E DIGO-VOS QUE NÃO FOI DE CERTEZA NO PAVILHÃO DA OBSERVAÇÃO

Anónimo disse...

"Uma boa ginasta consegue realizar o seu exercício em qualquer pavilhão com os requisitos mínimos!"

Até porque elas estão a fazer provas de observação para o campeonato da Europa, que se vai realizar, com toda a certeza, num pavilhão com um tecto de 8 metros, não é ? Ou será fazem lançamentos de 8 metros para um tecto de 30 ?

Anónimo disse...

"Uma boa ginasta consegue realizar o seu exercício em qualquer pavilhão com os requisitos mínimos!"

Até porque elas estão a fazer provas de observação para o campeonato da Europa, que se vai realizar, com toda a certeza, num pavilhão com um tecto de 8 metros, não é ? Ou será fazem lançamentos de 8 metros para um tecto de 30 ?

Anónimo disse...

Eu não tenho nada a ver (directamente) com este assunto, no entanto acho que devia ser tornado público, pelo menos junto de quem se interessa pela modalidade (atletas, pais, familiares e acompanhantes, treinadoras, clubes, associações e federação).
O que se passou da última vez, com o roubo descarado nas pontuações, mais os factos relacionados com este 'tira-teimas' armadilhado, devia ser descrito em pormenor com as provas existentes (nomes dos jurados, fotos, pontuações e testemunhos) num pequeno dossier que seria enviado a todos os interessados acima descritos.
Pelo que sei, os orgãos de comunicação social não se interessam por estas modalidades, a federação está conivente com a trafulhice ou anda distraida, por isso devem ser os verdadeiros participantes e interessados a tomar conhecimento e demonstrar o seu repúdio por manipulações que apenas afectam a honra e dedicação dos atletas.
Por outro lado, os pais e familiares não devem ser fanáticos ao ponto de fechar os olhos e até instigar guerrinhas entre os atletas, todos menores e em pleno crescimento e formação pessoal. Trata-se de dar maus exemplos ...
Façam barulho sim, mas por boas razões: honestidade, integridade e civilidade.

Anónimo disse...

Falam vocês de injustiças, mas injusto mesmo é virem para aqui fazer acusações falsas, como vir aqui dizer que o CNM treinou no pavilhão só porque se sentiu à vontade ao executar o exercício.
Querem que explique porque é que elas se sentiram tão à vontade??
PORQUE SÃO GINASTAS EXCELENTES E POR ISSO MESMO É QUE SE CONSEGUIRAM SENTIR TÃO
À VONTADE, NÃO INVENTEM SÓ PORQUE O VOSSO SUBCONSCIENTE SABE QUE O CNM É MELHOR QUE O SFUAP!!

Eu sei muito bem onde andou a treinar o CNM e não foi no sítio que alguns de vós tentam incutir!

Cumprimentos,

MS

Anónimo disse...

"NÃO INVENTEM SÓ PORQUE O VOSSO SUBCONSCIENTE SABE QUE O CNM É MELHOR QUE O SFUAP!!"
Melhor, toda a gente sabe que não é, agora que têm atletas de grande qualidade, isso sim é verdade.
No entanto acho que não devemos ver as coisas dessa maneira e o mal disto tudo não passa por dizer mal das atletas, elas não têm culpa destas situações.
O respeito é muito bonito e a SFUAP é uma colectividade com 121 anos de existência e com palmares muito rico na Ginástica Rítmica.Nos últimos 10 anos conquistou 5 taças de Portugal seguidas, tem atletas com 5 títulos de Campeãs Nacionais individual, e meia dúzia de atletas com 2 e 3 títulos nacionais, para já não falar das que ficaram em 2º e 3º Lugar.
Depois nos conjuntos foi sempre Campeã nacional só este ano não o conseguiu em juniores.
Portanto com todo o respeito, o CNM para ser melhor que a SFUAP vai ter que ganhar tudo nos próximos 10 anos, porque pelo que sei nunca ganharam um campeonato nacional individual e de conjuntos só ganharam 1.

Bem hajam e mais respeito.

Anónimo disse...

Pergunta 1:

Atendendo à especificidade desta prova, envolvendo apenas 2 equipas, e se umas são de Coimbra e outras de Almada/Cova da Piedade, não seria mais adequado escolher um local que fosse , o mais possível, equidistante (Caldas, Leiria, Abrantes, Santarém) e com condições idênticas aos pavilhões onde as atletas do CNM e SFUAP tem alcançado títulos regionais e nacionais, bem como demonstrado excelentes prestações?

Pergunta 2:

Não se pretende que a nossa representação em Moscovo tenha as atletas mais bem preparadas e que tenham conseguido demonstrá-lo nas melhores condições, se possível idênticas às que irão encontrar lá fora?


Eu não percebo nada disto, nem estou ligado à modalidade, mas faz-me confusão as trapalhadas e rasteiras que acontecem, com o conluío da Federação, que ao deixar andar permite que vingue a clubite, o bairrismo e o amigismo em detrimento da qualidade, da verdade e do desportivismo.
Os outros clubes não se queixam do mesmo?

sir4you disse...

Boa noite caros amigos,
acabei de regressar de Aveiro e, apesar de tudo, estou muito bem disposto pois acabei o dia num excelente convívio proporcionado pela equipa da Aveirogym. EXCELENTE FESTA ORGANIZADA PARA A GR. PARABÉNS.

No entanto, e apesar de estar um pouco fatigado não só pelo avançado da hora mas também porque passei a manhã toda a 'pescar' não vou deixar de comentar algumas das vossas intervenções.

Não vou desenvolver a minha opinião sobre esta "Observação"(?) isso ficará para mais tarde com as ideias mais frescas(ou talvez não)

Assim:

11/06/2010 08:49:00 PM: apenas uma pequena imprecisão no seu comentário, o CNM não marcou as posições, na realidade o CNM tem lançamentos baixos que não chegam a tocar num teto de 8 metros.

11/06/2010 09:05:00 PM isso prova o que eu tenho vindo a afirmar, as ginastas do CNM não tem culpa nenhuma, quem tem é quem organiza e escolhe estes espaços que NÃO SERVEM para GR de 1ª divisão nacional quanto mais para o trabalho de uma Selecção Nacional.

11/06/2010 11:26:00 PM Vai ser feito esse relatório (independentemente do resultado desta observação), assim como foi feita a contestação no CN à qual a o Dpt de GR da FGP ainda não respondeu.

Infelizmente na GR as pessoas reconhecem os erros que se comentem, apoiam em "off" mas depois não passa disso. (de certa forma compreendo-as dado o funcionamento da nossa modalidade)

Não sei onde viu esse "instigar de guerrinhas" mas se o presenciou é tão urgente denunciar como pedir a verdade na GR. Felizmente eu ainda vejo as ginastas a se relacionarem e até desejar boa sorte umas às outras e espero que pelo menos essa parte não sofra alterações.

11/06/2010 11:31:00 PM: eu respondia-lhe mas penso que a resposta que vem a seguir ao seu comentário é perfeita.


Para terminar, comunicar-vos que foi informado pela FGP que na segunda feira será comunicado qual o conjunto que reúne melhores condições para representar Portugal nos CE.

Obrigado pela vossa participação neste Post

PC

sir4you disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sir4you disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sir4you disse...

imaginem:
Selecção Nacional de Futebol

"O Seleccionador Nacional já escolheu os seus jogadores, foi feita a convocatória e agora aguarda que a FPF decida onde o Clube Portugal vai treinar antes de ir para o Europeu"

No mês seguinte e com um atraso de uma semana, a FPF comunica ao seus jogadores: "Meus caros vamos treinar e prestar provas aqui, no Ringue pelado do Cascalheira, depois arrancamos para o CE. Áh!!! ...e como estamos num ringue não rematem muito forte que a bola pode sair por cima da rede. Bom trabalho."

Com as devidas diferenças foi o que aconteceu... Só para rir um pouquinho com a nossa realidade.

Agora sim, boa noite a todos!

Anónimo disse...

Elas não têm lançamentos de 8 metros, elas apenas sabem controlar a sua força; prenderam uma corda e pararam por aí, pensaram!

Anónimo disse...

TEMOS DE MANDAR PARA A FIG UM PROTESTO POR AS ORGANIZAÇÕES ARRANJAREM UNS PAVILHÕES TÃO GRANDES E TÃO ALTOS E TEMOS DE RALHAR COM OS CONJUNTOS E ATLETAS DE TOPO QUE MANDAM OS APARELHOS A TANTOS METROS DE ALTURA.SIM TEM DE VIR APRENDER COM O CONJUNTO DO CNM AS ITALIANAS
CAMPEÃS E RUSSAS SÃO REALMENTE HORRIVEIS ALANÇAR OS APARELHOS TÃO ALTO E A FAZEREM FALTAS BÁSICAS COMO POR EXEMPLO A APANHAR A CORDA DE GATAS FOI UM MOMENTO E TANTO.
REALMENTE .....

Anónimo disse...

"Foi nitida as marcações que as ginastas do CNM tinham já em ralação ao teto e aos locais no praticavel aonde se podiam colocar sem prender as cordas!"

Meu Deus! Tanta mania da perseguição, já viram?! A dor de cotovelo é pior do que eu pensava. Não se se algum de vocês que atiram essas barbaridades para o ar, abriu os olhos e reparou que estava a decorrer um curso de ginástica rítmica! O objectivo era que o pavilhão fosse o mesmo para evitar que os responsáveis pelos dois eventos não tivessem de se deslocar muito, ou mesmo adiar (novamente) a prova!

Locais estratégicos?! Não sei se alguns de vocês teve o "privilégio" de observar o tecto do CNM. Ou mesmo de outros locais alternativos onde estas miúdas treinam. Infelizmente, durante uma semana chegam a treinar em 3 locais diferentes, não tendo por isso estabilidade como as da SFUAP tem. E sim, esses tectos são pequeníssimos, tal e qual como o pavilhão que acabaram de ver.
Não culpabilizem as miúdas ou mesmo a organização. Se o tecto é baixo apenas nos temos de adaptar a ele.
É pena que não tenha sido num pavilhão maior, mas digam lá a verdade, mesmo que fosse e o CNM fosse escolhido não haveria tanta discussão sobre isto OUTRA VEZ?

Anónimo disse...

Não pretenso à comunidade gimnica mas tenho seguido com algum interesse algumas acontecimentos ligados a este desporto,esta reportagem reportou-me para um livro de um carola do ISCTE "A corrupção e os portugueses" em que num estudo de ética social 63% dos "portugas" tolera a corrupção e até a apoia.Esta postura é preocupante, quando educadores(treinadores/professores)
e pais colaboram na edificação da personalidade destas adolescentes ensinando-lhes práticas e valores
critícaveis e pouco edificantes.Que
futuras portuguesas teremos no nosso paìs?Gostaria de conhecer mais intimamente este pequeno mundo aonde o prémio de ser bom e excelência são preteridas, previligia o tráfico de influências e anula a qualidade, etc,etc.
Acho que vou referir ao Luis sousa esta amostra para mais um estudo do
perfil sociologico sobre corrupção das camadas mais jovens em Portugal.
Bem hajam os que lutam .

sir4you disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sir4you disse...

Para o Anónimo 11/07/2010 01:43:00 PM

Meu caro, não se trata de dor de cotovelo, se quiser usar essa expressão ridícula, use quando o CNM for o escolhido. Ou já tem os resultados em seu poder?
O objectivo neste caso nunca pode ser esse. Evitar deslocações??...adiar de novo a prova??? Mas estamos a brincar às ginásticas? ...estamos a brincar com a saúde das ginastas?? ...estamos a brincar com as responsabilidades escolares das ginastas?? estamos a brincar com os orçamentos dos pais??

Quanto às condições das ginastas do CNM só tenho a lamentar, entristece-me que assim seja até porque lhes reconheço qualidade para que mereçam melhor, muito melhor. Pergunto-lhe: Já fez alguma coisa para tentar melhorar essas condições? Se não, o fez se calhar era melhor encaminhar para aí as suas energias. Agora, não queira pelo facto de as ginastas de outros clubes não terem condições, que as que tem algumas sejam obrigadas a trabalhar com objectivos menores.

Os nosos protestos são independentes de qualquer que seja o resutado. Não se pode fazer isto à Ginástica Rítmica, Não se pode fazer isto às ginastas.

Dois meses de trabalho para depois mostrarem esse trabalho num pavilhão onde não se pode fazer lançamentos?????? ????? ????? ????? NÃO SE PODE ACEITAR

sir4you disse...

11/07/2010 11:09:00 AM
"Elas não têm lançamentos de 8 metros, elas apenas sabem controlar a sua força; prenderam uma corda e pararam por aí, pensaram!"

Meu deus!!!!
Os lançamentos com mais de 8 metros não existem só para "ficar mais bonito" existem porque para além de realmente ser mais bonito e espectacular, as ginastas no praticável depois de lançarem os aparelhos precisam de tempo para executar uma série de elementos, colaborações ou movimentos rítmicos, elementos que dão beleza, dificuldade e valor à prova. Se o exercício está feito para ter uma série de movimentos que precisa do tempo de a corda subir a mais de oito metros não pode de repente ser alterado/doseado sob pena de não se conseguirem fazer todos os movimentos.

Mas meu caro(a) já não me admira ouvir essas afirmações aqui, depois do que a organização disse quando alguem protestou o tecto, já nada me admira...

Anónimo disse...

Este blog é o novo APAGR

Anónimo disse...

Questiono-me porque é que a observação não foi feita na data agendada inicialmente-30 Outubro-afinal, os 2 conjuntos estavam presentes, o pavilhão tinha de longe, melhores condições, tanto em altura como em bancadas para a assistência, uma vez que em Estarreja nem isso havia.
Mas, sejamos realistas, o fim de semana era prolongado e deu com certeza "jeito" a alguém, sabe-se lá a quem...as miúdas, essas que se danem, mais uma semana e juntamos o útil ao agradável,damos o curso lá em santa coisa de assobio e elas vão lá exibirem-se, sim porque já sabemos bem quem é o eleito, com ou sem falhas, com cordas penduradas ou não, isso não
importa nada, já que as cordas penduradas nas vigas e candeeiros do pavilhão não contavam (ou descontavam)nada segundo informação dada pela organização.
No fim, tiveram uma reunião com as atletas e treinadoras, esquecem-se porém, que estão a falar com adolescentes de 13/14 anos que já não acreditam no pai Natal.
DEVEM-LHES RESPEITO.

Anónimo disse...

Mas já se estava à espera que isto ia acontecer...sempre as críticas, sempre o mal dizer! Se ganham é porque ganham, se perdem é porque perdem, se é azul deveria ser vermelho, nunca são correctos os caminhos que percorrem. Para os que se julgam bons e grandes entendidos, os clubes em causa foram informados em simultâneo sobre o local da realização da prova. Qualquer pavilhão escolar tem as dimenções mínimas para a realização da prova e tal foi esclarecido a um elemento do SFUAP. As atletas dos dois clubes estão de PARABENS por tanta dedicação e por terem colocado de certa forma de parte, as suas normais horas de sono, a escola, a família, o seu descanço e tudo porque amam a ginástica rítmica. São umas excelentes atletas. Em relação à equipa do CNM ter treinado anteriormenete naquele pavilhão para estar melhor preparado é pura mentira. O tempo de adaptação ao pavilhão foi exactamente o mesmo que o da equipa da SFUAP . Lá porque o clube do CNM se situa mais perto que a SFUAP, não houve REGALIAS. O CNM tambem faz lançamentos de 8 metros ou mais meus caros, também treina, em determinados dias num pavilhão com excelentes condições, mas como já foi dito anteriormente também treina em pavilhões com as mesmas características que o que foi apresentado no passado Sábado e isto não é uma regalia. Acham que as meninas do CNM também não contestaram a altura do pavilhão em questão? Claro que sim! Mas uma boa equipa e estando em causa a importância daquela observação, não pode cruzar os braços e simplesmente lamentar-se. Todas trabalharam para uma passagem no praticável sem grandas falhas. Para umas atletas correu bem, outras não tão bem. Como foi dito anteriormente, na observação das séniores também existiram aparelhos presos no tecto, mas incrível, não me lembro da SFUAP ter constestado este pavilhão e tinha uma atleta deste clube representada naquela prova e também prendeu um ou outro aparelho. Porque será? Porque só reclamam quando está envolvido o CNM? Ah, agora me lembro...por causa das artimanhas em torno da prova e porque elas já tinham treinado naquele local e porque está tudo combinado com o núcleo de juizes e porque a vice-presidente da federação torce pelo CNM e porque elas são excelentes ginastas, mas o SFUAP é que deveria ganhar as provas, como habitualmente acontece e porque não deveriam falar com as meninas e treinadoras, mas sim com os pais e outros curiosos, que respeitam tudo e todos, acima de tudo as suas próprias filhas e as restantes de outras famílias. Pois é...tantos porquê's...é de lamentar!

Anónimo disse...

A "condição" da unica sénior da SFUAP
e o trabalho desenvolvido foi destruído, à muito!
Ela já viu mais que as júniores, se calhar vai acontecer a estas e o que aconteceu a unica sénior da SFUAP! Vão trabalhando, vão alimentando o seu amor à modalidade sem grandes ojbectivos!
Já que sabem tanto! Então digam lá porque desapareceu em 2 anos,a maioria das séniores! Vá digam lá!
Só temos 5 ou 6 e sem ojbectivos!
Aonde está todo o "sangue novo" que saiu das juniores?
Pois eu, digo-vos!DESISTIRAM TODAS!
Nos nossos clubes tivemos de mudar
os nossos objectivos,para não decepcionar as nossas praticantes que pensavam que poderiam, JUSTAMENTE, competir!
Deviamos ter pelo menos 20 séniores
e teriamos, se não fosse as manigancias que têm feito!Temos 2 terços a menos! Com este estado da modalidade ficará esvaziada totalmente dentro de 2 anos!
Não sei se a SFUAP tem sorte nas ginástas ou faz por isso, ou 2 coisas, mas tem tido o azar de não terem os dirigentes do lado deles!
Ficarão sós! Orgulhosamente sós! È isso que sentem?È isso que querem? Só que isso cheira a fascismo, não? Será influencia de
de alguns ares de Leste que por aí andam? A vida é ciclica,as energias que criam também,o que se fizer de mal hoje vai cair em voçês amanhã, aonde mais vos doer. Não se esqueçam!

sir4you disse...

Para a anónima 11/08/2010 12:19:00 AM

Sim, claro, sempre em simultâneo. Por isso é que se soube, logo a seguir ao Nacional, que iria haver nova observação em determinada data. O problema é que só um clube é que sabia, o problema é que se descuidaram a publicar essa informação na Net e o problema também é que quando apagaram porque se deram conta do erro de fuga de informação já era tarde pois toda a gente percebeu que a informação chega a uns e não a outros. Mania da perseguição, pois... (já para não falar que tudo isto surge a seguir a num Nacional muito JUSTO e VERDADEIRO

Minha cara comentadora, é claro que tem(terá?) os oito metros, é claro que será isso que está nos regulamentos, mas será normal um federação com responsabilidade de bem representar uma modalidade, um país e também a promoção do seu desporto não perceber que para um nível europeu esse espaço não chega, não pode funcionar? ...e colocam-se mais de uma dezena de miudas e suas treinadoras a trabalhar com afinco, sacrificios de toda a ordem para depois as ginastas não poderem mostrar que sabem lançar e receber correctamente(ou não) os seus aparelhos??? ...desculpe-me mas eu não compreendo estes critérios.

Não ponho em causa a sua afirmação de que o CNM não tenha lá treinado. Não tenho informação sobre de onde surgiu essa ideia pelo que não tenho porque não aceitar essa sua informação. Que eu tenha reparado nenhuma ginasta ou treinadora cruzou os braços.

Claro que o pavilhão de Portalegre foi contestado, ainda para mais observar Seniores em que a necessidade de altura ainda acresce. Foi mais um momento triste de GR. Foi criticado, não de uma forma tão visível como está a ser agora este, mas foi contestado. Se quiser ter o trabalho faça uma visita a alguns blogs e confira por si mesma. Só um clube irresponsável e sem objectivos pode deixar de comentar as más condições proporcionadas por uma Federação às suas ginastas. Chamo-lhe a atenção que este blog é pessoal e não representa oficialmente a SFUAP não mostrando tudo o que este clube faz, ou neste caso, contesta, a SFUAP é muito mais que o "Caderno da Maria".

Não me parece que alguém tenha alguma coisa contra o CNM. Aliás até é um clube que desde cedo se acarinhou aqui(e não só) a questão não é o seu clube, a questão é outra bem mais grave e lamentável, e lamentável é também perceber que as pessoas não entendem(ou fazem que não entendem) esse facto.

Anónimo disse...

Pois, é triste as treinadoras terem que baixar os objectivos e por consequência os níveis de exigência. Mas realmente o "estado da nação da ginástica" a isso obriga. O contrário do que devia acontecer.

Anónimo disse...

Quanto às ginastas seniores a preocupação de executarem os seus exercícios num pavilhão baixo e sem condições é diferente de um conjunto até porque a 1 ginasta sénior se pode dizer para fazer 2 cambalhotas em vez de 3 ou 1 aranha em vez de 2 .... mas num conjunto q esta habituado a fazer trocas com 5 ginastas a uma determinada altura e durante um certo período de tempo é impensável mandar lançar mais baixo pelo menos as duas trocas daquele conjunto q ficaram no teto...mas seria no mínimo muito interessante poder assistir a qq outro conjunto com 5 ginastas juniores ou seniores fazer os tais lançamentos sem estes ficarem ou presos no teto ou saírem disparados praticável fora ....a preocupação é igual tanto com as ginastas individuais como com o conjunto, só q são situações muito distintas. O trabalho do CNM sempre foi muito elogiado por todos é com muito prazer e gosto q vimos um clube evoluir e chegar ao nível mais alto, isto é gratificante para o país e para os clubes, por isso percebam de uma vez por todas q não existe nada contra vocês e sim contra o sistema. Todos temos o direito de nos apresentar da melhor forma e era só isso q se pedia nada mais até porque a escolha já estava feita à muito tempo e todo o país sabia disso não era necessário arranjar um pavilhão com tanta falta de condição ...Parabéns a todas as ginastas e treinadoras.

Anónimo disse...

Meus caros

A GR apodreceu há uns anitos!Não tenham dúvidas!
É muito triste as miúdas continuarem a trabalhar no duro e a FGP alugar um pavilhão sem as mínimas condições para as ginastas fazerem os seus lançamentos à vontade! Se eu fosse ginasta, como é lógico ficaria logo nervosa e desmotivada ao ver um tecto tão baixo!
Esta Federação continua a gozar indecentemente com as ginastas e resumindo e concluindo, eles estão-se a borrifar para a Rítmica!

Anónimo disse...

Sr. Canilhas, eu não vi a observação e por isso ao ler isto fico curioso, em primeiro lugar por saber como se exibiram os conjuntos e em segundo para ver o famoso tecto do pavilhão. Não tem nenhuma fotografia ou vídeo que possa publicar?
Cumprimentos

sir4you disse...

Caro anónimo
estou a preparar o próximo post para eventualmente encerrar este triste assunto. Publicarei algumas imagens.

Obrigado e até já

Anónimo disse...

Já é oficial o CNM foi escolhido para representar como selecção (??? um clube!!!) Portugal no Campeonato da Europa.

Caterina Ivanova disse...

É óbvio que Portugal está com elas porque elas vão representar o país e as miúdas não têm culpa de nada! Força meninas e parabéns a todas as que se sacrificaram durante estem meses...

Quanto aos seus comentários, são de uma pessoa sem quaisquer principios! Ninguém quer deitar abaixo quem faça frente seja a quem for, queremos justiça, coisa que eu pessoalmente não vi uma única vez da parte da FGP que dantes era FPG... E olhe que já ando nisto desde 1998

Caterina Ivanova disse...

Já que estamos neste tema gostava de partilhar uma história que para muitos pode ser "palha" para o blogue mas que de certeza alguém a vai ler e perceber porque a partilhei...


1 de Setembro de 2005 a AGL faz uma audição para TODAS as atletas juniores do distrito (inclusivé Alhandrense, Parede Futbol Clube e várias ginástas de segunda divisão) a fim de serem escolhidas as 8 a intergrar os trabalhos da selecção distrital junior de 2005. Antes disso a treinadora já tinha sido escolhida pela AGL, o nome dela é Andreia Sanches.

Os treinos são realizados nas instalações do GCP conforme a disponiblidade do espaço (que era pouquissima como em qualquer outro clube) Muitas das ginastas viajavam mais de uma hora com transportes públicos para chegarem ao treino.

Após duas semanas de treinos de iniciação ao trabalho de conjunto (dia 15 de Setembro) as oito meninas escolhidas começam as aulas, umas em Algés, outras no Cacém, umas em Almada, outras na Ajuda etc. etc... Os treinos passam a ser possíveis só aos Sábados e Domingos. Dias de descanso por semana ZERO!!!

Mais tarde com muito custo e a preciosa ajuda do Capitão Humberto André, todas as atletas do conjunto conseguem passar as aulas de quarta-feira à tarde para outros dias e conseguem acrescentar mais um treino ao seu calendário semanal...

Os treinos deste conjunto decorriam no praticável enquanto o mesmo estava livre ( de manhã cedo das 8h às 10h e à hora de almoço). Quando o trabalho no praticável não era possível o conjunto trabalhava nos corredores das instalações ou em ginásios destinados a aulas de ballet e de capoeira com uma altura à volta dos 2m e pouco. Num treino num destes ginásios enquanto trabalhavam as colaborações do exercício uma das bolas bate numa lâmpada daquelas compridas de alumínio, a mesma cai no pé de uma das ginastas (Maria Machado de CCR, grande ginasta!!) a treinadora pega nela ao colo e vai para o posto médico a correr... Mais tarde a Maria chegou mesmo a levar pontos no pé!!!

Nas férias do Natal/ano novo o dito conjunto volta a entrar em estágio mais uma vez nas instalações do GCP conforme a disponiblidade (muito reduzida) do espaço. Dia 2 de Janeiro é suposto o conjunto entrar em estágio em regime de internato durante uma semana até à realização do interdistrital de conjuntos MAS, depois de a AGL assegurar 8 bolas SASAKI ao conjunto, uns fatos(simples só para haver qualquer coisa igual para todas), alguns equipamentos de treino, e o aluguer do ginásio pequenino do complexo de S.Domingos de Rana durante essa semana, como é óbvio o dinheiro não chega para tudo e o internato é cancelado.

Como é que as ginastas cada uma do seu canto da cidade vão chegar todas as manhãs às 8h00 a São Domingo de Rana se os pais estão a trabalhar e transportes para lá simplesmente NÃO HÁ?? POIS...Juntam-se os pais das meninas e fazem o estágio em regime de internato nas casas das próprias meninas e a treinadora vai buscá-las todas as manhãs ao sítio onde elas passaram a noite. Ou seja as raparigas andaram completamente uma semana com a casa às costa e com malas de viajem para a frente e para trás...

Chega o interdistrital e este conjunto sabe que vai competir sózinho porque mais nenhuma associação se deu ao trabalho de fazer um conjunto... Capitão só há um...

(continua)

Caterina Ivanova disse...

O conjunto é escolhido pela federação para ir ao campeonato da europa de Moscovo de 2005 e todo o processo passa a ser da responsabilidade da Federação e não da Associação, e mesmo assim se não tivesse sido o Capitão, o conjunto não tinha chegado onde chegou garanto-vos!

A treinadora recebe a informação de que a federação alugou o pavilhão da escola "D.Pedro V" para os treinos de quarta-feira (os de Sábado e Domingo continuam a ser no GCP, onde houver um cantinho) o pavilhão da escola era aberto para o exterior de todos os lados junto ao tecto. As ginastas chegaram a treinar de luvas, barretes, alguns pares de meias e mesmo de quispo de Inverno!!!

Mais tarde quando chegou a altura de entrarem definitivamente em estágio para o CE, recebem a informação de que os treinos irão decorrer na Lapa para que o conjunto tivesse condições de treino normais. As ginastas comparecem no primeiro treino, esticam os praticáveis, começam o seu treino no novo espaço, e, de repente são expulsas do recinto por um dirigente porque a federação tinha umas boas quantias em atraso de alugueres anteriores... E MAIS UMA VEZ O CONJUNTO TREINA NOS CORREDORES E NOS BALNEÁRIOS DO PAVILHÃO... (cada vez pior até já nos balneários)



Com a preciosa ajuda de muitas treinadoras de grande experiência, com o apoio incondicionável da AGL durante todo este processo, com a dedicação e amor à camisola da treinadora que NUNCA levantou os braços e com a motivação de um grupo fantástico de atletas juniores que lutavam por um sonho, tudo foi possível. Mas foi tudo como que uma brincadeira, pareceia que a federação andava a gozar conosco e com o nosso trabalho, que só quem já passou por isto pode afirmar o quão díficil é!!

Este conjunto como tantos outros dos quais não sei as histórias, participou no Torneio internacional de Portimão e no Campeonato da Europa e mais uma vez honrou o nome do país nos grandes palcos internacionais COM UM EXERCÍCIO LIMPO... Como é que foi possível? Pois é díficil de explicar porque não houve um único ponto em todo o processo e metodologia do treino que pudesse ter sido realizado como deve de ser... SEMPRE FOI TUDO "COMO DER, E NÃO COMO DEVE DE SER"...


NO FINAL DESTA HISTÓRIA, POSSO DIZER COM MUITO ORGULHO QUE FUI PARTE DELA E QUE ESTIVE PRESENTE DESDE O PRIMEIRO ATÉ AO ÚLTIMO DIA!!! Se valeu a pena? Sim e não!!!

SIM- pelo realizar de um sonho, pelo criar de novas amizades que duram até hoje, pelos bons momentos, pelas recordações, pelo que vimos e aprendemos, pela forma como crescemos SIM VALEU A PENA...

NÃO- porque fomos "gozadas" durante um ano por uma federação que não mexeu um dedo por nós e que não demonstrou respeito pelo nosso trabalho uma única vez...

Quando as mais pequenas me perguntam quando estive no CE em que lugar ficou o nosso conjunto, não tenho vergonha de dizer que ficamos em 17ºlugar porque demos tudo o que podiamos e o que não podiamos... Tenho verginha, isso sim de explicar o porquÊ deste 17ºlugar.

Caterina Ivanova disse...

E é para que esta história não se repita que hei-de continuar a lutar e a dar a cara pela nossa modalidade!! Porque temos qualidade para chegar longe e as miúdas merecem... Elas não são menos que as outras dos outros países!!

Cumprimentos e boa noite a todos.

Anónimo disse...

Comentário apagado?

sir4you disse...

Olá Caterina,
o teu comentário ficou um pouco perdido pois apaguei o anterior que tu comentas, e apagarei todos os que não sejam educados ou que refiram que aqui se quer prejudicar seja qual for o clube ou seja qual for a ginasta.

Estou cansado de defender a ideia que nada temos contra qualquer clube, não queremos prejudicar nenhuma ginasta. O que nós queremos é igualdade de oportunidades e justiça da parte de quem decide a nossa modalidade e também, já agora, uma instituição que realmente defenda a GR.

Obrigado também pela partilha da história do teu conjunto. A tua conclusão é perfeita e a partilha muito oportuna pois vai ao encontro do assunto nuclear aqui discutido.

Anónimo disse...

De uma vez por todas, se realmente não existe nada contra um grupo como o CNM, melhor dizendo contra miudas que têm trabalhado arduamente, safricifando-se em prol de uma modalidade que tanto prezam que é a ginástica rítmica, correndo atrás dos seus sonhos, parem de utilizar o nome deste grupo por favor, para criticarem seja o que for! Reclamem sobre as condições que se apresentam a esta modalidade ou de tudo o resto, mas não utilizem o nome que as garotas representam. às custas destes últimos acontecimentos, tem sido triste, ver as garotas exibirem o seu trabalho na zona sul e não serem aplaudidas, receberem o calor "humano", o respeito que tanto merecem, é triste saber que são pessoalmente criticadas por colegas/amigas que pertencem a outros clubes, é lamentável que as próprias treinadoras destes clubes comentem junto das suas atletas, coisas desagradáveis para influenciar opiniões das suas ginastas, em relação às atletas dos CNM e no meio de tantas "homenagens" que se têm feito, esquecem-se que estas ginastas primam pela sua qualidade, aliada ao seu grande trabalho e esforço que desenvolvem diariamente e também gostam de ser acarinhadas, como qualquer ginasta. São "olhadas de lado" muitas das vezes, quando estão em pequenas/grandes provas e no entanto são muidas como tantas as outras que nada têm a ver com o sistema. É verdade aquilo que de escrever! Isto e outras situações que têm-se verificado, são perceptíveis por quem convive directamente com o grupo da zona centro. Não é "mania de perseguição", mas muito sinceramente e quem está longe desconhece, é o que tem acontecido. Cria-se um ambiente de mau estar dentro da comunidade de ginastas. Não estamos a falar de adultas, estamos a falar de garotas com idades abrangentes que por este país fora praticam uma modalidade, como qualquer outra! É triste assistir a determinados comentários, lembrem-se que o que estiver escrito aqui e ali é visto pela comunidade de ginastas, que acabam por criar "fricções" entre elas. É a minha opinião, que devemos aplaudir qualquer ginasta ou grupo de ginastas que pisam um praticável para mostrar o que de melhor sabem fazer e esquecer por segundos o clube que representam.

Agradecia que ponderassem por favor, existem coisas, a meu ver que são mais graves do que determinadas celeumas que se têm discutido nestes últimos meses. Mesmo que sejam em prol da qualidade e condições das ginastas.

sir4you disse...

Cara anónima, é impossível comentar este assunto sem referir as partes envolvidas, e o vosso clube é uma parte envolvida. NÃO ACREDITO, mas NÃO ACREDITO MESMO que alguma treinadora tenha instigado as suas ginastas a terem um pior relacionamento com as ginastas do CNM, sinceramente isso nem me merece mais comentário e se tal aconteceu diga nomes para todos possamos criticar essas pessoas e esses procedimentos.

Não se esqueça que as vossas ginastas não tem maior sacrifício dedicação e esforço que as outras e como tal aceite que todas tem os mesmos direitos coisa que não acontece neste nosso actual assunto.
Olhadas de lado??? ...que eu saiba, e presenciei, as ginastas do CNM foram aplaudidas em Corroios, num pavilhão onde estava o outro conjunto e uma ampla representação de clubes de Lisboa, não me parece de modo nenhum que tenha havido discriminação.

Claro que o ambiente é mau é inevitável que seja e é inevitável que as pequenas jovens ginastas o sintam, mas também lhe digo que as ginastas já tem idade para perceber algumas coisas e tem o direito de não andarem enganadas e de não serem enganadas.

Na nossa modalidade não acontece nada mais grave do que o que se está a passar com este assunto e tudo o que ele envolve, VERDADE DESPORTIVA e com isto não quero dizer que o CNM não pudesse mesmo ser o conjunto escolhido pela FGP, mas, todo o processo que levou à escolha final...

Obrigado pelo seu comentário,
cumprimentos e até breve.

Anónimo disse...

Meu caro sempre elogiei o trabalho de todas as ginastas, e o esforço que elas levam a cabo nesta modalidade, independentemente de que clube são. Para mim não interessa a cor ou logo que transportam no braço, o mais importante, é que são meninas que gostam daquilo que fazem e mostram-no a onde quer que vão, estou claro a falar de todas em geral. Que sofrem se alguma coisa corre mal na prova, que choram quando um elemento não foi bem executado, numa prova em que está muita coisa em jogo. Em relação a comentários mencionados no meu anterior comentário, existem infelizmente. Não é necessário lançar nomes. É verdade todas têm o mesmo direito, pensam pela sua cabeça, têm opinião própria, mas os adultos são os maiores influenciadores e muitas vezes instigadores de quezílias desnecessárias. Falou na prova de Corroios? Mas não especifiquei nenhuma em concreto. Ao abordar o caso do CNM, até poderia ser de outro clube qualquer, acompanho a ginástica rítmica há muitos anos e leio os comentários deste blog também há muito tempo e tenho assistido a cada atrocidade verbal que é de lamentar. Por mais que sejam pais, apoiantes ou treinadores de qualquer menina lesada, existem coisas que não se dizem, que não se fazem em provas, que contribuem para o desrespeito destas atletas, que ao longo dos anos têm "convivido" umas com as outras, mais que não seja em provas, ou situações similares, mas infelizmente, começam a criar-se barreiras nada salutares na comunidade de ginástas de rítmica e mais uma vez estou a falar de todas.
Volto a referir, aprecio e aplaudo todas pelo "sacrifício", pelo esforço e dedicação a uma modalidade que assim o exige e que elas mesmas se exigem. Um bem haja a todas!

sir4you disse...

Eu concordo consigo no geral, digo-lhe apenas que lamento que saiba de situações como a que refere em relação a treinadoras, acho isso muito triste e grave.

Referi Corroios porque se pode haver algum atrito é agora mais recente numa altura de grandes objectivos dos conjuntos mas sou da opinião que não os há para as ginastas.

Infelizmente as barreiras que fala não são de agora são de há muitos anos e provavelmente passou-lhe despercebido porque o seu clube não tem estado envolvido mas basta tentar saber o que se tem passado com vários conjuntos e principalmente com algumas ginastas individuais e verá o que falo.

Bem haja.

sir4you disse...

...e obrigado por acompanhar este espaço e participar de uma forma construtiva. Isso é importante.

Anónimo disse...

Há caro anónimo(a)das 9h39AM e 12h14PM, aqui um equivoco que acho,com o devido respeito que não quer observar. Vamos a exemplos concretos porque acho que é necessário para todos nos compreender-mos.
Facto1- A srª Helena Dias seleccionadora Nacional (até que saia algo da FGP em contrário)tem falado a miude com a srªNina, e toda SORRISOS para as meninas do CNM.O que foi bem patentiado também no torneio dO CPC.Em que as duas embebecidas viam os treinos destas. Não vejo ela a ter o mesmo tratamento não só com as treinadoras dos outros clubes nem tão pouco com as atletas dos outros clubes. Já que se fala em discriminação do CNM, não terão TODAS as ginástas o direito e respectivas treinadoras de ter o mesmo tratamento? de uma seleccionadora Nacional?? Então quem está a ser descriminado?
Facto 2-A srª Eunice gritou pelo clube do CNM em Estarreja :Vai Força. Já que está tão ofendido,não acha que as ginastas da SFUAP mereciam uma palavra de incentivo?O que que acha que quem ouviu pensou?
Facto3- Este, para mim gravoso para o tipo de discurso que tem estado aqui a fazer: porque é os apoiantes do CNM não apalaudiram em Estarreja as meninas da SFUAP? Afinal se TODOS são honestos e bons e têm tanto "fair play" porque não aplaudiram?
Afinal estes e muitos outros factos AINDA mais gravosos não dá direito á indignação?
A isenção e ofensa é só quando interessa!
Sempre o que está em causa SÂO com as ligações de quem comanda não as ginástas!
a apropósito o que EU VI no torneio de CPC foi as ginastas do CNM estarem sem comunicar com as suas colegas das lateriais (sempre com os olhos no infinito) quando do desfile final (até tenho uma boas imagens desses momentos que lhe posso mostrar), fenomeno que eu não tenho observado em outras ocasiões, e tanto as ginástas como os respectivos apoiantes sabem do que estou a falar....

Anónimo disse...

Para o sr(a) do comentário anterior...pelo que me apercebi, na prova de Estarreja deveria estar junto dos apoiantes dos 2 clubes, em cima. Engraçado, estive mais perto que o sr(a) do leque de juizes e nunca ouvi qualquer tipo de favoritismo deste, em relação aos clubes presentes. Pelo contrário, bem pelo contrário. Quanto aos pais do CNM, sempre aplaudiram qualquer tipo de ginasta independentemente do clube. A propósito e pelo que me apercebo é familiar de uma atleta da SFUAP, esqueceu-se que pertenceu ao grupo de apoiantes deste clube que vaiou as meninas do CNM quando subiram ao pódio neste campeonato nacional de conjuntos? Uma vergonha, não foi? Uma falta de respeito pelas atletas. Mas os pais do CNM aplaudiram os outros clubes, não descriminou algum. Faz-lhe tanta aflição ver as pessoas conversarem? Começa de imediato a fazer cálculos de cabeça não é? Gostaria de ser uma mosca para ouvir as conversas dos outros, mas como não pode, insinua.Uma pena. A minha consciência está e fica tranquila, sempre apoiei e apoiarei as meninas da SFUAP, como qualquer atleta, seja do CNM ou de outro clube e como eu disse anteriormente, fortes aplausos para todas e um bem haja.

Anónimo disse...

Não sou familiar de qualquer atleta da SFUAP, a minha filha treina noutro clube ( CIRL ), vi varias passagens dos dois clubes aqui em causa, reconheço mérito a todas as atletas dos dois conjuntos, são boas atletas quem conhece a modalidade percebe que ali estão muitas horas de treino e sacrificios, mas depois ao olhar para o resultado final para mim o conjunto da SFUAP está muito mais sincronizado, as meninas mais seguras, fruto talvez de já ftreinarem juntas como conjunto há varias épocas, para alem disso aquele lançamentos altos e os elementos que fazem durante o lançamento acho que lhe dão uma beleza maior, parece-me ser mais díficil de executar e portanto tendo em conta que é bem executado ser merecedor de uma nota mais elevada. Mas isto é só a opinião de alguem que gosta muito de ver ginastica ritmica.
Graça Romão

Caterina Ivanova disse...

Sim sim, blá blá blá!!!

" Nós somos os mais educados, nós somos os mais correctos, nós somos os mais, os mais, os mais...e os melhores!" Seja qual for o tema, e seja qual for a posição dos anónimos todos que para aqui andam, qualque um pode dar a volta à conversa de modo a que lhe agrade...

Apupei as juizes quando o CNM subiu ao primeiro lugar sim. Fi-lo e admito-o perante todos. Não apupei as meninas mas sim o trabalho das juízes (o que acaba por ir dar ao mesmo porque as miudas não têm culpa). Sabem? Aquelas senhoras que andam a passear pelas mesas de juizes com a mania querem o bem da GR mas o que querem é o bem delas próprias??

Soube-vos bem a victória? Soube-vos bem ganhar sem merecer? Se competirem sózinhos vão ficar orgulhosos com as medalhas de ouro que ganharem certo? Pois isso é muito triste acreditem.

E DIGO-VOS QUE TENHO MUITA PENA QUE A FEDERAÇÃO ESTEJA A FAZER ISTO COM AS MENINAS DO CNM!! PORQUE ELAS SÃO AS ATLETAS MAIS COMPLETAS QUE HÁ EM PORTUGAL E QUE TÊM O TRABALHO MELHOR ESTRUTURADO, PORQUE SÃO AS QUE VÃO CHEGAR MAIS LONGE E NÃO PRECISAM DESTES JOGUINHOS PARA NADA... ELAS VÃO SER AS MELHORES NUM FUTURO PRÓXIMO E TODOS SABEMOS DISSO, MAS AINDA NÃO O SÃO (principalmente em conjuntos).

De qualquer forma BOA SORTE E BOM TRABALHO!!!

Anónimo disse...

Podiam-me informar se já foi divulgado qual o conjunto escolhido?

Caterina Ivanova disse...

Sim já foi. O CNM foi o conjunto escolhido!

sir4you disse...

Graça Romão, que bom é ver alguém com nome no meio deste debate.

Obrigado pela sua opinião.

ps. a Caterina é já uma 'velha' companheira de luta :)

Anónimo disse...

Deixemos para trás estas discussões repetitivas e sugiro que se faça uma reflexão pacífica do que cada conjunto tem melhor e pior. Em que é a SFUAP ultrapassa o CNM e em que o CNM ultrapassa a SFUAP.

sir4you disse...

Parece-me bem!
Talvez o próximo post se aproprie melhor a essa reflexão

Caterina Ivanova disse...

Estou à espera do novo post então!!! ;)

sir4you disse...

Cara MD,
chamo a atenção à escolha de adjectivos do comentário.

Anónimo disse...

Quem é a MD?

Anónimo disse...

Para acabar de vez com este assunto, pelo menos da minha parte. Quero responder ao comentário das 4.55pm.Que não estou a insinuar,afirmo!
Ponto1- A srªEunice disse: "Vai força", quando estavam as ginastas do CNM a treinar o lançamento do risco de duas voltas a seguir à colaboração.
Ponto2-Do meu lado esquerdo não apaudiram e do meu lado direito alguém até comentou para uma apoiante vossa, o facto de que não achava certo não aplaudir (as da SFUAP) porque todas mereciam aplausos.
Não estavam atentos!

Anónimo disse...

cialis preise cialis rezeptfrei
cialis cialis dove comprare
cialis cialis generico andorra
achat cialis generique cialis

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis vente
http://commandercialisfer.lo.gs/ vente cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ prezzo cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ comprar cialis

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails