18 maio, 2008

Vamos ser mais ecológicos.


Estava a ler uma notícia na net e a pensar como ela me parecia um pouco um filme de ficção.

"BARCELONA ESTÁ SEM ÁGUA PARA BEBER!"
É o titulo da notícia, aqui mesmo ao nosso lado, um grave problema ecológico, provocado por nós, pelos nossos excessos, pelo progresso.



Eu acredito que todos nós já temos algumas preocupações ambientais. Reciclamos o nosso lixo tratamos de o separar na hora de o deitar nos contentores etc. No entanto ainda é pouco, temos que ser mais activos nesse cuidado, e quando digo temos falo mesmo para nós cá por casa. Sim, a distância a que se encontram os vidrões pilhões e outros tantos ões ainda fazem com que, por vezes, vá tudo no mesmo saco para o contentor. Não pode ser.



Se a separação dos lixos é importantíssimo, não menos importante é o cuidado que devemos ter com o desperdício de Água. Num futuro próximo, cada vez mais próximo, este liquido será o mais precioso dos líquidos, mais valioso que o próprio ouro negro, o Petróleo, e porquê? ... porque a poluição humana está a afectar o clima deste nosso pequeno planeta de tal forma que muitas zonas do mundo(para além das já crónicas e conhecidas) irão em breve ficar sem uma gota de água nos rios, sem uma gota de água de chuva, sem uma gota de água para beber. Por isso, e enquanto ainda é tempo, não podemos, não devemos, desperdiçar este precioso e indispensável liquido para a sobrevivência da vida como todos a conhecemos.
Tomem como exemplo o gravíssimo caso de Barcelona.


:: A gigantesca e espectacular cidade de Barcelona ::


Alguns dicas para poupar água:
- Lavar os dentes com um copo e sem a torneira aberta
- Deitar água no lavatório para lavar a cara ou as mãos
- Torneiras que pingam é para consertar ou substituir
- Utilizar a máquina de lavar roupa e louça (quando se lava à mão o consumo de água é 40% superior")
- Tomar duche em vez de banho de imersão
- Fechar o chuveiro enquanto nos lavamos

Vamos todos ter mais cuidado? ..."bora" lá! ;)

(Fotos: Banco de Imagens)
.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails