13 novembro, 2008

Os nossos Blogs

:: a primeira foto deste bog ::

Quando iniciámos o blog da Maria, em inícios de 2006(ainda um blog no Sapo e infelizmente agora perdido) arrisco a dizer, (sem provas científicas :D ), que foi o primeiro de uma ginasta da rítmica a reportar o seu dia a dia. Com mais ou menos rigor, com incomensuravelmente menos visitas mas com um objectivo bem definido, premiar desta forma o esforço da ginasta em causa, a Maria.

Rapidamente(e ainda bem), apareceu outro de uma colega, e outro, e mais um fora do cube, e outro e outro... até ao ponto em que nos encontramos actualmente com uma comunidade de blogs engraçada que nos leva a viajar de norte a sul do país passando por terras longínquas como a Bulgária onde temos uma amiguinha a evoluir e que graças à sua página digital permanece perto de nós e dos seus.

Os nossos blogs são vistos nacional e internacionalmente, por pessoas que estão ligadas à modalidade, ou não, por familiares e amigos e assim vamos comunicando entre todos. E para comunicar temos que encontrar temas, assuntos interessantes para as nossas visitas. Como nem sempre temos histórias nossas para contar, vai dai, agarramos o primeiro vídeo que vemos com interesse e publicamos na nossa página, muitas vezes sem se pensar em direitos de autor e na utilização eventualmente contra aquilo que é a ideia e vontade do dono e autor do mesmo. É assim que funcionam estes sítios, com coisas boas e outras menos boas.

A GR, o nosso tema, é entre nós um "pequeno mundo" e a temática por consequência não é muito vasta. É muito fácil acontecer a sobreposição de assuntos nestes diários digitais. É normal, não há drama, até porque cada um transmitirá esse assunto à sua maneira e tal situação não acontecerá por regra mas sim por excepção. Menos normal, mas que também acontece na nossa comunidade de bloguistas, é o facto de um blog ficar com o titulo que outro já usava. São peripécias, tudo isto acontece. Devemos "cultivar" a originalidade é verdade, é isso que dá valor ao nosso espaço, mas não nos devemos tornar "fundamentalistas" nesta matéria, não se justifica, muito menos no nosso pequeno circulo.

Por fim dizer que estes espaços de comunicação são muito mais importantes que o simples facto de comunicarem as nossas histórias pessoais, estes espaços fazem também a história de uma modalidade que tão pouco acarinhada pelos media é, para já não falar nas instituições responsáveis pela tutela da mesma. Mas isso é outra história, e uma história que dava "pano para mangas"...

Que continuem a aparecer os blogs e que haja uma saudável ligação entre todos é o que nós por cá desejamos.


ps. Já agora uma curiosidade, ...Sabem quem é esta avózinha que aparece na foto? Nós dizemos, é tão só a bloguista mais velha do planeta. Olive Riley tem 108 anos e continua a pubicar o seu Blog. :)

1 comentário:

Anónimo disse...

ola minha linda mary, estas a ver essa sra pareço eu daqui a mts anos a escrever no teu blog e acompanhar-te sempre, sempre...ainda bem que ha blogs... e este eu gosto mto, é sempre um prazer visita-lo...continuem :)beijinho para toda a familia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails