16 fevereiro, 2009

Taça de Portugal 09





Na preparação desta prova, a prova de todas as mudanças, novo código e novos regulamentos, esperavam-se algumas surpresas, e não deixando de acreditar no grande valor das nossas ginastas, atribuía grandes possibilidades de vitória a outros emblemas que não só a SFUAP.


O GCP com as suas Seniores de grande valia, a Joana Cardoso a encantar no praticável a Sofia Machado e Ana Figueiredo(excelente prova) com as capacidades que se lhe reconhecem, deixavam grandes dúvidas para quem tentasse arriscar num prognóstico para o pódio. Por parte do CRP, também as suas duas Seniores em competição tem qualidade para que ninguém ficasse descansado com o trabalho e a concorrência que iriam ser na prova e, neste caso, foi bonito ver uma vez mais as alegres provas da Sara Caetano. Já no que diz Inês Gomes, a Sénior Nacional, deixou muitíssimo a desejar com desacertos pouco compreensíveis para uma ginasta com o seu nível de treinos. O SAD, um clube a ter sempre em conta, apresentou também um regresso, a sua Sénior Susana Abrantes também vinda de um complicado ano e com as consequências que isso acarreta, sendo no entanto nesta prova, a "ancora" da sua equipa.
Quanto a nós SFUAP, apresentávamos uma equipa com a nossa única Sénior (e no seu ano de estreia na categoria) ainda à procura da sua melhor forma após o turbulento ano de 2008, três Júniores e duas Juvenis partindo logo em desvantagem em relação a outros clubes já com as suas seniores(ou pelo menos algumas) rodadas no escalão. Facto que, como se veria no final, acabaria por não se mostrar relevante.


:: noventa ginastas de 14 clubes ::

A prova teve início às 11h num pavilhão com excelentes condições(pavilhão Guilherme Pinto Bastos do Grupo Sportivo de Cascais), o que não deixa de ser pontos a favor da organização, e muito público. Sem percalços de maior, apenas recordo alguma confusão na saída das notas, uma música que decidiu parar a meio e a "ordem de passagem" mal preenchida a relembrar um clube e algumas ginastas que bem gostaríamos de lá ter visto, todo o evento rolou de uma forma interessante a nível organizativo e com boas actuações por parte das ginastas, principalmente de algumas das protagonistas faladas no parágrafo anterior. Com o início da competição libertaram-se os nervos e as actuações começaram a definir aquilo que viria a ser o pódio final da prova.

A SFUAP conseguiu, com a equipa escolhida pelas treinadoras, um equilíbrio pontual muito interessante e com um bom acompanhamento no praticável de aquecimento as ginastas iam percebendo o que tinham que fazer para conseguir o objectivo que, deve aqui ser assumido, passava por ganhar a prova, sem de qualquer forma, desrespeitar o valor de alguns dos clubes na corrida pelo troféu.
Maria Canilhas, Ana Rita Barata, Inês Morais, Rita Vasconcelos, Catarina Lopes e a Joana Saraiva foram as ginastas seleccionadas para representar toda a classe de GR da SFUAP, formando uma equipa que com muita regularidade conseguiu manter a pontuação sempre próxima do primeiro lugar conseguindo na última ronda o salto para que a revalidação fosse uma realidade, e assim, vencer a prova pela quarta vez consecutiva.


:: Maria Canilhas e Ana Rita Barata ::


:: Rita Vasconcelos e Inês Morais ::


:: Catarina Lopes e Joana Saraiva ::

Se houvesse um jornal da competição estilo, "Jornal da Taça", e a TAÇA DE PORTUGAL merecia ter uma peça de comunicação para além do folhetozito da praxe, seria interessante ler algumas coisas sobre cada um dos clubes em prova, sobre os clubes que vão aos poucos marcando a sua marca de qualidade nesta modalidade, como por exemplo o Clube Norton de Matos que consegue uma boa classificação no geral, ou ainda, a curiosa participação da ginasta Filipa Fernandes(GCST) que após cerca de quatro anos sem competir se apresenta na prova com uma presença muito boa conseguindo notas bastante honrosas para a sua condição(4º em Bola e 5ª em Fita) fazendo-nos pensar (e eu não conheço as suas razões) que só não estará ainda a competir com regularidade pela crónica falta de apoio existente no nosso país.


:: Filipa Fernandes ::

Em jeito de conclusão referir que foi um bom dia de provas com um ambiente interessante num pavilhão como já referi amplo e com todas as condições necessárias. Apesar das mudanças de regulamento os clubes aderiram à prova mas resta saber se tudo fica por aqui, se mais mudanças virão e se sim qual será a reacção dos intervenientes. Será que aceitam? Será que participam? ...a ver vamos.
A SFUAP deixa a sua marca de qualidade em mais uma página da história da GR Nacional, com uma equipa de qualidade que corre do escalão Juvenil ao Sénior ficando a pena por não podermos ter visto algumas das ginastas do escalão de formação Esperança que apresentam já capacidades bastante interessantes e que prometem assegurar no futuro os resultados que nos últimos anos este clube tem tido na modalidade.





A todas as ginastas da SFUAP e treinadoras Helena, Ana e Sandra Nunes pelo trabalho apresentado os maiores parabéns.

Para ver os resultados da prova, click aqui.
.

6 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns lindas.
Continuem! Estão no bom caminho!
Não pude ir à prova mas torci por vocês.
Bjinhos para todas, não esquecendo a Sandra e Ana.

Anónimo disse...

tambem tiveste uma excelente prestaçao Maria!
Gostei imenso de te ver fazer ML... Á e já para nao falar do teu fato que é LINDOOOOOOO!
Bjinhos grande e obrigada

Anónimo disse...

hó canilhas, a Burova em Espinho ficou atrás da Canilhas:
1) Loh Chooi Joy - 34.509
2) Bruna Silva - 34.316
3) Ella Yastrebova - 33.416
4) Maria Canilhas - 33.300
5) Maria Burova - 31.684

Nem para ti és bom! eh eh...

:: Canilhas :: disse...

...épa, tenho que rever os nossos arquivos cá por casa.:)
Obrigado pela correcção.

Pc

Anónimo disse...

Não acho correcto falarem desse modo sobre a ginásta Inês Gomes, uma excelente ginásta e de alto nível, mas a boa educação não chega a todos (à SFUAP). A inveja...é que pelos visto sempre esteve pela SFUAP! São amigos profundos que nunca se separarão...

mundodacawoxa disse...

OLÁ OLÁ
VIM A ESTE BLOG MOSTRAR O MEU TRABALHO CASO PRECISEM DE UMA ANIMADORA NAS VOSSAS FESTINHAS...
BEIJINHOS E BONS TREINOS

=)
=) =)
=) =) =)

BOM FIM DE SEMANA....

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails