13 julho, 2010

Campeonato Nacional de Conjuntos 2010

Terminou mais um filme, digo, campeonato Nacional de Ginástica Rítmica de Conjuntos.
À SFUAP, com dois conjuntos, foi-lhe atribuído um primeiro(Juvenil) e um segundo lugar(Júnior).

As Juvenis da SFUAP entraram bem em competição e com um exercício sem falhas graves mas com algumas imprecisões ao nível da execução conseguem ...

...não, não merece o esforço estar a comentar o que aconteceu. Não é coerente, depois do que sucessivamente se passa nas provas Nacionais de Ginástica Rítmica continuar a escrever que uma ginastas ou um conjunto teve esta ou aquela nota, aliás, acho que a esta altura, e com toda a sinceridade, é até ridículo escrever uma linha que seja sobre ginástica Rítmica. Sempre me questionei porque é que não havia ninguém a fazer reportagens na modalidade e agora começo, da maneira mais dura e até cruel, a perceber o porquê. No entanto, as imensas visitas diárias após uma prova a esta página (e acredito que a outras tantas pessoais também) me forçam uma vez mais a aqui deixar algo, não acredito que estas visitas sejam apenas para ver mais uma bonita foto, não será só por isso seguramente, acredito que todas as pessoas que gostam da modalidade precisam ter algo para se informar sobre ela e à falta de uma trabalho profissional de informação aqui venham para ter pelo menos a visão de que a modalidade não é fantasma e é falada em algum lugar.

Dizer que o conjunto Juvenil da SFUAP conseguiu o primeiro lugar muito suado com valorosa oposição do conjunto do SAD ou dizer que o conjunto Júnior da SFUAP conseguiu o segundo lugar também em competição renhida com o bonito conjunto do CNM seria muito redutor numa realidade em que a prova tivesse sido seriamente abordada pela organização, era necessário abordar todos os outros conjuntos de todos os clubes mas após o que se passou e na realidade actual, é o máximo que se pode dizer. A pontuação deste campeonato foi, uma vez mais, tudo menos justa, ou coerente se preferirem, e nesse sentido, após a prova de Juniores a SFUAP tomou a decisão, de uma forma consciente e até construtiva*, de a contestar. Não se contestou o lugar em que se ficou, um segundo lugar num Nacional é motivo de orgulho para qualquer clube, contesta-se a falta de seriedade desportiva quando um conjunto é avaliado com uma nota elevadíssima, e num exercício que esteve longe de ser um exercício limpo, e depois se avaliam os outros com notas completamente penalizadoras tendo por comparação o trabalho apresentado por esses dois conjuntos. Não se pode concordar com estes procedimentos. Não se pode entender que numa segunda passagem um conjunto que deixa cair repetidamente os aparelhos, com nós, saídas de praticável estatísmos e com uma técnica de recepção de aparelho durante todo o exercício muito deficiente consigam ainda assim uma nota folgada em relação a outro conjunto que não cometeu um décimo destes erros. Não se pode entender. Pessoalmente também não entendo que exercícios com um grau de dificuldade primário sejam sobrevalorizados  a outros que apostam na espectacularidade no risco e na dinâmica musical. Com exercícios de baixo risco e consequentemente de pouca espectacularidade não faremos nunca a diferença num campeonato internacional, PONTO

Confesso que por vezes paro para tentar perceber se é o meu coração a pensar mais alto que a cabeça, se não estou condicionado por estar emocionalmente ligado a um determinado conjunto, chego a pensar que sim, custa-me a acreditar que estas coisas aconteçam e chega a ser mais fácil dizer a mim mesmo que 'não sejas tonto, não tenhas a mania da perseguição' mas, hoje em dia podemos rever tudo vezes sem conta e para além disso, as expressões que recolho das pessoas em plena prova, pessoas imensamente mais experientes e conhecedoras que eu, como quem diz, 'paciência, não há nada a fazer', me dão a convicção que não é apenas a mania da perseguição. Quem me dera a mim e principalmente à modalidade, que todas essas expressões mudas de apoio e indignação ganhassem voz.

Também não consigo entender porque e que num campeonato Nacional com mais do que cento e cinquenta ginastas em competição se escolhe, uma vez mais, um pavilhão com espaço reduzido para a dimensão que uma prova prova destas obriga, porque é que se opta por fazer apenas um painel de Juízes (12) em vez de um painel completo com vinte e quatro e ainda por cima esse painel de juízes se mantém inalterado durante toda a prova ou, talvez não tão importante mas esclarecedor da importância que se dá a pormenores, porque é que se atribuem medalhas com a inscrição de 'Cordas' quando as ginastas foram vencedoras a trabalhar com 'Arcos'. Enfim...

A prova aconteceu e acredito que nada vá mudar com o nosso protesto, no entanto não podemos ficar eternamente calados e conformados com as irregularidades que repetidamente se vão dando. Se todos tomássemos certas atitudes na hora certa seguramente que algo já teria mudado nesta modalidade tão inexplicavelmente irregular em termos de critérios desportivos.

Bem, mas para as nossas pequenas leitoras, por norma ginastas e vitimas deste sistema, e não são só as que vão ao pódio que são vitimas de uma modalidade mal gerida, primeiro quero que sintam que nenhuma destas criticas vos é destinada, todas tem direito ao erro todas estão em formação e apesar de se apontarem falhas essas referências deverão ser entendidas de uma forma construtiva, para que se aprenda com o erro que alguém(para além da treinadora) chamou a atenção. Deixar os parabéns a todas as ginastas pois na generalidade o trabalho apresentado foi positivo e pleno de alegria e no fundo essa é já das poucas vantagens que se podem tirar desta modalidade. Continua a ser gratificante vê-las  socializar independentemente de que clube são, vê-las apoiar as colegas de forma para mim emocionante, vê-las felizes com os beijos de incentivo das treinadoras ou todas emocionadas com os saltos e gritos de alegria de uma treinadora no fim de um exercício (...não foi treinadora do CSM? :)  continuem assim pois pode ser que um dia os adultos que gerem esta modalidade se dignem a olhar para vocês meninas e percebam que são merecedoras de mais respeito e seriedade.

- À direcção da Federação deixo um apelo para que faça alguma coisa pela modalidade, questione o Dpt. de GR. Já!
- A todas as treinadoras e técnicas que nos mostraram também em pleno pavilhão a sua indignação que se manifestem de alguma forma junto da Federação. Não chega fazermos caretas uns para os outros.

Às minhas duas filhas ginastas ... não sei o que lhes dizer.

Um dia a Ginástica Rítmica vai ter paz.

59 comentários:

Anónimo disse...

Podem-me esclarecer uma duvida,por acaso as ginastas e treinadoras sabiam que estavam a ser "observadas" não só para o Campeonato Nacional mas também para a escolha do conjunto que ira representar Portugal no Campeonato de Europa de conjuntos juniores??

Anónimo disse...

Concordo com o texto, na minha opinião,o mesmo se passou no nacional de individuais.
De qualquer maneira, mtos parabéns à SFUAP, e também aos outros clubes!
Bjs Maria Armas

sir4you disse...

...pois é Maria, infelizmente já se passa muita coisa mal, há muito tempo.
Estes dois Nacionais tiveram como marca um procedimento muito igual e novo. Lamento que a SFUAP não tenha, já no Nac. Indiv., feito o que fez agora, protestar a prova à FGP, e lamento que outros clubes que se sentiram lesados e ofendidos por algumas atitudes não o façam também.

Bjs para ti Maria Armas.

Anónimo disse...

Boa Tarde,

Em primeiro lugar quero agradecer pelo simples facto de ter publicado um texto previamente estruturado e reflexivo.
Gostaria de criticar, mas de forma construtiva, a apresentação do "Caderno da Maria". Acho que se este é o nome, não deve ser gerido pelo pai. Pelo menos, é a minha opinião. Ou mudem o nome para "Caderno dos Canilhas", por exemplo, ou então publique este tipo de textos noutra página.

Também confesso que, com a minha idade, já não vejo muito bem. Apresentam-nos sempre textos lindíssimos, mas, infelizmente, super extensos e com a letra incrivelmente pequena. Cada parágrafo é quase uma frase. Fico com dores de cabeça de ler. Chego a meio e perco-me e tenho de reler tudo outra vez.

Quanto à prova em si, queria dizer que, como fã da modalidade, achei que sim, no que toca a Juniors, os resultados foram injustos. Considerei algumas notas um pouco infiéis à realidade apresentada, em especial, a 2º passagem do SFUAPE. É certo que mereciam um pouco mais, no mínimo 22, 23 pontos. Mas, ainda assim, achei o conjunto do CNM bastante elegante e diferente, no que toca à música. Nunca esperei que música clássica como a que ouvi pudesse embelezar tanto uma dança.
Penso que o pódio foi bem distribuído, em todos os escalões, e não apenas em Juniors e muitos parabéns a toda a equipa do SFUAPE pelos resultados.

Até à próxima prova,
MG

Anónimo disse...

Boa tarde,

Antes de mais gostava de dar os meus parabéns não só às vencedoras mas a todas as ginastas participantes, às suas treinadoras e ao espaço que gere, que é, para mim, o mais actualizado e completo sobre a modalidade.

Quanto ao que escreveu sobre a prova, tendo em conta que não a vi, o mais normal seria questionar a sua veracidade, perguntando-me se seria apenas a sua opinião ou se seria realmente o que tinha acontecido. Contudo, ao ler comentários neste e em outros espaços de pessoas que viram a prova e que partilham a mesma opinião de injustiça nas notas atribuídas, começo a acreditar que a Ginástica Rítmica em Portugal está muito longe daquilo que eu pensava ser. E pelo que li estas injustiças não aconteceram apenas nesta prova.
Só não compreendo como é que os órgãos responsáveis pela modalidade conseguem assistir à penalização de crianças, sim, porque tratam-se de crianças e não de adultos (o que para mim ainda torna esta situação mais grave), e nada fazem para o mudar.
Não compreendo e começo seriamente a pensar se não será por causa destas injustiças que a ginasta rítmica não é um desporto muito conhecido e levado a sério em Portugal (quando tento explicar a alguém o que é a ginástica rítmica a maioria não conhece e os poucos que conhecem troçam desta, dizendo que são umas meninas a brincar com bolas e arcos e não reconhecem o seu mérito e elevada dificuldade).
Entristece-me saber que numa modalidade tão bonita há uma realidade tão triste.

Lembro-me que no ano passado o senhor publicou dois vídeos, um de cada conjunto da SFUAP. Se não fosse muito incómodo gostaria muito que o fizesse este ano. Gostava muito de ver os dois exercícios que, apesar de todas as injustiças, acredito que sejam muito bonitos e de elevada dificuldade.

Um grande beijinho para todas as ginastas e treinadoras porque são elas que realmente mantém esta modalidade viva em Portugal, e muita força, pois acredito que um dia irão receber toda a atenção e o mérito que merecem.

sir4you disse...

Olá MG
antes de mais obrigado pela sua visita a este blog.

Seguindo a ordem do seu comentário, quanto à questão do nome e de quem publica, já em tempos passados tinha dado esta explicação. A Maria como ginasta e estudante pouco tempo lhe sobra para 'brincar' com estas coisas. Este blog foi feito para registar a sua carreira desportiva(principalmente) e como tal alguém o tinha que fazer. É verdade que ganhou uma dimensão que eu não espectava, é verdade que por vezes os assuntos são mais sérios do que nós cá por casa gostaríamos de tratar aqui mas é a vida. São sempre assuntos relacionados com ela.

Pode-se considerar que a Maria é uma sortuda e tem um RP a tratar do seu blog como a esmagadora maioria dos ginastas/ Desportistas profissionais o tem, só não é um RP profissional. :D
E não deixa de ser o Caderno da Maria por alguém, para além dela(muito pontualmente) escrever e comunicar com os seus amigos as suas actividades.

No que diz respeito à dimensão do texto. Essa situação pode ser corrigida no seu computador. Se reparar no seu menu do Explorer tem um link que se chama 'Propriedades' e lá dentro encontra um 'Tamanho de letra' (ou 'Properties' > 'Text Size') e aí poderá aumentar o corpo de letra até estar confortável para a sua visão. Espero ter ajudado, esta dica servirá para todas as páginas que visitar :)

Cara MG, as notas foram todas injustas, mas mais descabidas nos clubes que lutavam pelo primeiro lugar. Não me vou alongar mais pois acho que aquilo que posso dizer no momento está escrito no texto que agora comentamos. É verdade que o exercício é elegante mas, não nos podemos ficar pela elegância em Ginástica Rítmica, para isso podemos escolher o Ballet, diferente no que toca a Música também não concordo mas como entra num sector do gosto, não há nada a dizer sobre a sua opinião. Eu gosto do Clube em questão desde o seu aparecimento, gostei de sentir o nascer de um projecto forte e no passado referi isso neste blog, dei os meus parabéns sentidos a todas as ginastas e à treinadora e gostava que ficasse claro que não quero nunca atingir o trabalho das ginastas. Mas não consigo ficar calado com injustiças como as dos dois últimos Campeonatos Nacionais.

Para terminar MG, obrigado pelo seu comentário, elogio aos textos e à equipa da SFUAP :)

Até breve

sir4you disse...

Caro Anónimo, 7/13/2010 04:13:00 PM

talvez seja um exagero no que diz respeito a ser o espaço mais completo mas fico contente com o seu elogio. Os parabéns serão entregues aos destinatários :)

É perfeitamente aceitável que duvide, até eu me questiono vezes sem conta se vi bem se fiz bem as contas se estou a ser justo. Aquilo que menos quero é ser tendencioso e irrealista mas como digo no texto, para além do meu conhecimento que ainda considero básico, as avaliações que faço são sempre apoiadas por pessoas com outro nível de conhecimento superior na modalidade. No entanto permita-me dizer que há situações tão gritantes que até um recém chegado à modalidade consegue descortinar.

Eu quero acreditar que com queixas anos e anos consecutivos a Direcção da FGP tome uma posição em breve, uma posição que questione o Dpt de GR nas suas actuações e nos seus resultados. Não é possível continuar assim. Ok, chamem-me 'anjinho' :D :D :D

Quanto aos vídeos, assim que a disponibilidade de tempo o permita conto fazer o mesmo. Este ano as condições para se filmar eram francamente más e o filme está pouco atractivo em termos de cor (foi filmado em contra-luz) mas dará para ver.

Obrigado pela visita e comentário

Até breve.

Anónimo disse...

GOSTAVA DE HOMENAGEAR TODAS AS GINASTAS DESTE PAÍS E SUAS TREINADORAS POR MANTEREM -SE NESTA MODALIDADE COM O NÍVEL TÃO ELEVADO.
a TODAS O MEU BEM HAJA por não terem desistido.

O choque não foi grande, para mim sr. Canilhas porque já tinha assistido ao Nac. Individual e a falta de senso e moralidade já tinha imperado.Estava a espera de quê?
1- É a representate máxima da FGP na ritmica que é a maestra de todas estas tropelias. É ela que dá a nota que quer apesar do julgamento das juizes (não se lembra do Nac. Ind.da famosas chamadas à mestre?).
2- Para quê a FGP gastar $ com 24 juizes se a nota é só dada pela Bige bosse 12 chegam para
ornamentar.
3-O CNM já se sabia que estava para
dar o golpe com a sua maNina as ligações que tem cá e lá foram seduzem os biges.
4-O que está feito está feito no beloge do CNM já apareceu que foram elas que ganharam a 1ª audição para ir lá fora. Como é possivel se ningém sabia? A não ser o clube beneficiado afecorsse! Agora apagaram isso e os comentários. Que coisa triste e tão covarde Meu Jesus.
Que Deus o abêncoe sr. Canilhas por não ter papas na sua escrita, mas já estou como o sr. estou a escrever de rajada que tenho o coraçaõ apertado de tristesa por ver as caxopas que cá vêm cá a casa da minha neta tão tristes com as porcarias feitas pelos responsaveis.
Parabèns por dar-lhes sem dó nem piedade.

Anónimo disse...

Boa noite,
Vou dar a minha opinião em relação aos dois Campeonatos Nacionais que passaram, e algumas competições.

Repare numa coisa:

Em todas as provas em que as treinadoras não ajuizam, quando são juízes totalmente desinteressadas em ganhar, o SFUAP NUNCA GANHA! Vou relembrá-lo de algumas ocasiões:
-na época passada, se bem se lembra, decorreu o Troféu Ibérico da Guarda, onde o painel das juízes era composto por várias juízes estrangeiras e algumas portuguesas (não eram treinadoras) e o SFUAP NÃO GANHOU. Outro exemplo muito concreto e relativamente recente, foi a Taça do Mundo que decorreu em Portimão, a melhor ginasta portuguesa júnior NÃO ERA DO SFUAP, e não se esqueça que 3 das ginastas em "competição" (visto que 2 estavam em extra concurso) eram do SFUAP. Outro exemplo ainda mais recente, foi Campeonato da Europa que decorreu na Alemanha, a pior ginasta portuguesa FOI UMA GINASTA DO SFUAP, já são bastantes exemplos...

No Campeonato Nacional de Individuais, não foi uma ginasta da SFUAP a vencer o escalão de júniores (refiro-me às juniores porque foi o escalão mais competitivo e agradável de ver e relembrar), foi sim a ginasta Cátia Henriques, que venceu com todo o mérito.

Este Campeonato Nacional de Conjuntos, também achei que as pontuações foram demasiado distantes, mas o CNM venceu com toda a justiça.

Esta frase que vou mencionar é muito importante:
NÃO SEI SE ALGUÉM JÁ REPAROU, MAS SEMPRE QUE O SFUAP NÃO GANHA, OS RESULTADOS SÃO INJUSTOS...

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo anterior!!

O SFUAP nos últimos anos ganha tudo o que é prova. Assim que existe alguém que lhes ganha a culpa é dos juízes e tudo é injusto! Comecem a assumir os erros e aprendam a perder! Não podem querer ganhar sempre, ou se o querem façam-no justamente sem a ajuda de "amigas" e de um novo "amigo" no plantel de juízes.

Além disso, tenham juízo. Gritarem da forma como fizeram ao CNM quando ele subiu ao 1º lugar... Por favor! São crianças! Tudo bem, não concordam. Reclamem. Mas não lhes façam isso. Reparei na cara das miúdas e elas estavam desconsoladas! Da próxima vez pensei e imaginem se fosse a vossa filha que finalmente realizou o seu sonho e foi recebida daquela forma. Por isso é que a rítmica esta como está em Portugal! NÃO ESTÁ!!

Enquanto não se aceitarem outros clubes para além do SFUAP não vamos a nenhum lado!

Anónimo disse...

Tenho acompanhado os comentários e só tenho uma coisa a dizer é triste uma equipa não saber perder.

Anónimo disse...

Este blog é da Maria ou dos pais??? Deviam mudar o nome do blog!

Anónimo disse...

Ó criatura das 10,34 você não deve saber bem do que está a falar, tem que se ilucidar melhor, mas mesmo assim vou tentar "esclarecer" a sua manifesta ignorância
1-o SFUAP não é o mas sim a pois trata-se de uma sociedade filar......... e não um sociedade...... ENTENDIDO?
2-o torneio ibérico que de ibérico não teve nada pois só participaram ginastas portuguesas pertencentes à selecção nacional,a SFUAP esteve presente unicamente com 2 ginastas.
3-na taça do mundo em Portimão também a SFUAP esteve representada não por 3 mas sim por 4 ginastas:
Ana, Rita, Branco, Vasconcelos. Conhece? Sim, é isso mesmo a Rita tem estes 4 nomes e isto implicou na sua mente pouco "culta" que a SFUAP tinha 3 ginastas em concurso(esqueceu-se de 1 dos nomes), o que é completamente falso.A SFUAP tinha uma atleta em concurso e 2 extra concurso,fiz-me entender?
4- Campeonato da Europa, esse não me pronuncio porque não estive presente, estava de férias na polinésia francesa
5- Campeonato nacional individual, sem comentários...aquelas frequentes reuniões de juizes, a indignação das muitas juizes que estavam a pontuar, e os pedidos de desculpas?????
6- Gostou da 1ªnota do CNM? 24.800
Mais parecia estarmos na taça do mundo, eu quando quero ver ballet vou à Gulbenkian e você? Mas, parafraseando alguém, gostos são gostos.A que propósito é que a SFUAP faz um exercicio limpo na 2ª passagem e teve uma nota inferior à 1ª????? E a diferença de notas de Sto Tirso para o CN?
E, melhor ainda, só o CNM é que tinha conhecimento de estar a ser observado para o CE, assim como de ter dado conhecimento da 2ª observação agendada para outubro, estranho não???? pouca transparencia.
Pior ainda no blogue do CNM,A NOTICIA FOI APAGADA, assim como os comentários.Incómodo dos incómodos as ditas observaçõers era para estarem no segredo dos deuses, mas, alguém se descaiu!
Era mais uma palhaçada como foram as 3 obsevações para o CE individual. Viu-as, eu também não.

Anónimo disse...

A burrice tem limites e o
fanatismo também!
O troféu Ibérico foi um troféu de Selecções! Em que estavam várias ginástas de vários clubes PORTUGUESES!
Então se a melhor ginásta na Taça do Mundo não era da SFUAP então eles não têm a mania! Vocés é que ficaram danados por não porem as vossas meninas nos dois 2ºs lugares no Nacional Individual porque elas só fizeram asneiras e não fosse a directora da prova estar comprada por vocés nem o 3º e muito menos o 7º lugar tinham! Sim porque as imagens não mentem e o 7º lugar da vossa ginasta era para aí um 12º.
É estranho que em TODAS as PROVAS que a vossa directora está lá as emendas ás notas são feitas CONTRA
a VONTADE das JUIZES e contra SFUAP. Mais no Campeonato da EUROPA que vocé fala a vossa directora estava a fazer a mesma coisa que aqui em PORTUGAL a EMENDAR NOTAS e Gostava de ver a nota que saiu para a tal Ginasta que estava a representar Portugal mas da SFUAP. Mais a JUIZ Internacional Helena Dias pontuou as vossas ginastas no Campeonato da Europa E MUITO IMPORTANTE a pontuação alcançada por elas seria muito mais baixa se não fosse ela dar notas muito superiores.
A ginásta da SFUAP estava SÓ sem ninguém a puxar por ela. Sem amigas na mesa de juizes e sem treinadoras a falar russo com as pessoas influentes do STAFF. Deviam ter vergonha seus fanáticos que viciam as provas com pessoas que influem nas notas. Estão a tentar limpar a bandeira que deram no vosso BLOG com a história da Observação que SÓ vocês é que sabiam. Porque será que os grandes clubes do país (GCP,SAD,EMARP,etc) não falam como vocês?
Vocês com as vigarices e que tiraram o brilho a uma vitória que seria vossa, com notas aldrabadas que nem os melhores conjuntos do Mundo têm!

Anónimo disse...

É pena que um clube com tão boas ginastas e treinadoras não tenha a capacidade de reconhecer que nem sempre são os melhores.
Para serem grandes não basta os lugares no pódium que merecidamente têm vindo a conquistar. Têm também que saber conviver com outras equipas que fazem o seu trabalho, que foram evoluindo e que actualmente competem ao mesmo nível com o SFUAP, o SAD, GCP e outros.
Acompanho as provas de GR, e tenho vindo a presenciar o "desabrochar" do CNM nos últimos anos. É bonito de se ver o que tem acontecido neste clube.
Penso que estão a fazer histeria a mais com o caso, que em nada contribui para a tal paz desejada na GR (que eu nem sabia não existir).
Concluo reafirmando que quantas mais ginastas houver de alto nível melhor. Todos os admiradores da GR saem a ganhar.

Cumprimentos.
MJM

Anónimo disse...

O CRP agora é em Coimbra malta... Mas já não se estava a ver ?

Anónimo disse...

Olhe MJM se tiver oportunidade veja os videos e analise os exercicios dos 2 clubes em causa,se perceber alguma coisa do cód de pontuação analise bem as falhas, os riscos, etc. e depois venha cá dizer que não `têm capacidade de reconhecer que não são as melhores.

Anónimo disse...

As atitudes do SFUAP durante o campeonato demonstraram muito mau-perder mas muito mesmo... Se alguma vez se admite chamarem nomes à diretora das juizes...

O CNM ganhou justamente e sem quaisquer manobras de balneário pois não é preciso isso...

Achei repugnate as vossas atitudes pois não só demonstram uma enorme falta de desportivismo como também um desrespeito jocoso para com as nossas gimnastas desvalorisando-as ! A nota foi superior a sto tirso porque as meninas fizeram um exercicio melhor, não foi porque a diretora dos juizes é corrupta... até onde vai a paranoia desta gente...

MAU PERDER É FEIO, para quem quer tanto "far-play" no desporto...

Anónimo disse...

Boa noite
Não há duvida nenhuma que o CNM tem boas ginastas, mas também não é novidade nenhuma que as ajudas são sempre importantes e nisso o CNM tem sido o clube predilecto da madrinha Eunice e do seu braço direito.
Acho que todos os clubes deviam ter o mesmo tratamento, o resto é conversa.
Falam disto, falam daquilo mas forjar notas ás atletas de determinado clube em beneficio de de outro, desculpem mas não é correcto.

Anónimo disse...

É triste ler todos estes comentários. Num blog onde deveria acontecer: informação sobre algo diversificado e interessante,por exemplo sobre a ginástica ritmica. Assiste-se a uma enorme disputa de conversas e é perfeitamente notório, como as pessoas estão com a "faca afiada para espetar em quem lhes atravesse à frente" neste caso concreto, alguém que ouse discordar ou dar uma opinião diferente ao que foi dito nos comentários do blog, fruto do desabafo do Sr. Paulo Canilhas, movido pela razão ou "coração" na página principal do blog. É de lamentar, que se chegue a uma enorme grosseria neste blog. Pensem que acima de tudo estão crianças em jogo é o fruto do seu enorme sacrificio diário e o amor à modalidade que qualquer ginasta chega a onde chega. É um desporto bastante competitivo é verdade e qualquer criança pretende o pódio, mas temos que admitir que por vezes o deslize de uma ginasta pode ser fatal para a sua nota final. O convivio entre ginastas dos vários clubes deve ser saudável. É com este tipo de comentários que ajudam a educar estas crianças e a fomentar o tal convivio? Ou servirá para acender a chama da hipocrizia entre atletas e as "conversinhas" prejurativas, quando uma atleta que não seja do seu agrado está em prova? Tenham juizo adultos. É de direito reclamar qualquer nota, é de direito discordar com qualquer resultado, não sejam mesquinhos, sejam educados na maneira de falar e de tratar os outros! Não ofendam, não olhem apenas para o vosso umbigo. Não levantem falsos testemunhos! Não julguem os outros! A vossa atitude de ordem é a ofensa! Que feio...Depois de tudo o que li, e do que vi nesta última prova, leva-me a pensar que os Portugueses são muito maus. É vergonhoso. Foi indecente determinadas atitudes por parte dos adultos. As crianças não têm culpa que se sintam ultrajados, a claque deveria ter respeito pelo trabalho das crianças, para além de que existem muitas coinsidências quando aparecem na mesa determinados juizes, em que os vencedores por norma são sempre os mesmos, Não quero dizer com isto, que talvez não mereçam, as atletas são boas atletas, mas também comentem falhas (pequenas e grandes). Tenho visto muita coisa ao longo dos anos, nas várias provas de GR, mas como o que se está a passar, nunca. E é por causa deste tipo de comentários e do que todos assistiram, leva-me a admitir que a equipa que se sente "ofendida" tem realmente um mau perder!Melhor dizendo, os adultos têm mau perder!E os dirigentes ou simpatizantes dos clubes que não têm nada a ver com esta história, mas explodem de ciumes, não perdem a oportunidade de colocar uma haste na fogueira. Fiquem no vosso canto, não provoquem, nem se metam a onde não são chamados!

Anónimo disse...

Então Sr. Paulo Canilhas, não acha que deveria dar uma palavrinha às pessoas que tornaram este blog uma conversa de "comadres" da pior espécie? Pode correr o risco de tornar o seu blog fútil e de baixa qualidade. As pessoas devem manifestar a sua opinião. Estamos num país democrático...mas isto parece uma selva! E não fica nada bem, num blog que até ao momento era muito instrutivo, de qualidade.

Anónimo disse...

O anónimo da 01:03 deve de ser novo nisto...

Anónimo disse...

Sabem que mais???
A Ginástica em Portugal não evolui! Não evolui por uma simples razão. Sempre que existe alguém melhor que o SFUAP existe um escândalo!! Pois bem, isso não é verdade! APRENDAM A PERCEBER QUE A SFUAP NÃO É MELHOR QUE O CNM!!! O CNM EVOLUIU MUITO ESTES ANOS TODOS E NÃO FAZ UM ÚNICO COSSACO! COISA QUE O SFUAP SÓ SABE FAZER! E se quiserem ver com olhos de ver vão reparar que muitas dificuldades do CNM não são contadas, mas a da SFAUP também não!!! Aquele Pranché atrás, a Maria Canilhas revela falta de amplitude. Sem falar do salto de corsa pé à cabeça com rotação!! Vejam bem e sem dar as preciosas ajudinhas, nem um ponto merecem a D1!

E, infelizmente, fico muito triste e desapontada sabendo que broeiros como as pessoas portuguesas se revelam ao longo dos anos ser, fazem escândalos em todo o sítio que podem!
Fecharam o APAGR e ainda bem! Agora vêm para este blog! Tenham mas é juízo! Por alguma razão devem ter fechado o outro, não? Comecem a pensar antes de agir.

E sabem o que ainda é pior? É que muitas ginastas que viram o seu nome escrito nas frases rudes dos commentários do APAGR já não estão neste mundo!! JÁ REPARARAM?? E agora querem fazer o mesmo com o CNM! LAMENTO INFORMAR MAS VÃO FICAR MUITO DESAPONTADOS QUANDO A VOSSA MENTALIDADE INFANTIL FINALMENTE CRESCER E SE APERCEBEREM QUE A SFUAP NÃO É A MELHOR! É apenas com ajudas ( infelizmente)
Vocês não merecem uma única palavra senão VERGONHA!!

Anónimo disse...

senhor paulo canilhas,

devia ter vergonha em como disse escrever este tipo de textos insultuosos no blog da sua filha de 12 anos!

em segundo lugar, não sabe o que há de dizer às suas filhas??????????? essa é boa!!!!!!
Ganharam um 1º lugar e um 2º lugar e acha que não é bom?? não me venha falar de injustiças. quer saber o que é uma grande injustiça? Como é que é possivel que uma ginasta que dizem ser a Rita Vasconcelos faça exactamente os mesmos elementos de 5 anos atrás??????
Veja provas antigas, veja a evolução dos outros clubes e repare na SFUAP! sempre as mesmas dificuldades, as mesmas musicas conhecidas e de ginastas bastante recentes, MEU DEUS!!
quer começar esta discussão? não queira falar da SFUAP, sinceramente!!!

sir4you disse...

Boa tarde,
vou uma vez mais deixar claro uma situação, este Blog é da Maria, quem não concordar com o que aqui é escrito não é obrigado a visitá-lo. Tenho pena de não agradar a todos mas é assim que ele se vai manter.
Não percebo porque insistem a dizer que o Blog devia mudar de nome ou devia tratar outro assunto que não o que agora estamos a falar. A Maria tem 13 anos é ginasta há mais de metade desse tempo e tem connosco em casa discussões sobre todos os assuntos aqui tratados. Para além disso, é uma das formadoras de opinião na avaliação técnica que fazemos(nós, em casa e para nós) com a observação de vídeos de provas, quer sejam nacionais quer sejam internacionais. Por isso, meus amigos, tenham paciência mas o assunto é GR, se for discutido civilizadamente seja qual for o lado a falar qual é o problema?

Deixo também a informação que já no passado fui moderador de um outro espaço de discussão da modalidade e que infelizmente fui forçado a fechar à discussão por dar a plena liberdade aos seus leitores de falar. Não vou permitir que isso aqui aconteça, por isso vamos ser civilizados independentemente do vigor que pomos nas nossas defesas. Lembro também, que existe um Fórum que muito gostaria de ver mais dinâmico no que diz respeito a participação, aí sim seria uma grande vitória para a modalidade as pessoas participarem com as suas opiniões.

TODAS AS GINASTAS TEM O MEU/NOSSO RESPEITO E AMIZADE. TODAS. Já o disse no passado, não é por fazer aqui algumas considerações sobre o trabalho melhor ou menos bem conseguido que lhes estou a faltar ao respeito.

Também reparo que há comentários feitos com afirmações que só podem ser feitas por quem vem comentar e nem se deu ao trabalho de ler o POST que deu origem a esta conversa. Ou então leram e não conseguem perceber o sentido de um texto, o que é pena.

Não vai ser fácil responder com desenvolvimento a todos os comentários, por isso vou tentar sintetizar esta minha resposta abordando pelo menos os pontos mais importantes, na minha óptica claro.


A) Caro Anónimo 7/13/2010 10:34:00 PM
- só lhe digo isto: se as juízes do Nacional individual, principalmente, tivessem a coragem de fazer um relatório sobre o que aconteceu no ajuizamento da prova, não tenho dúvidas que algo aconteceria na GR. O painel de Juízes nos Conjuntos só pode ser considerado, perdoe-me a expressão, uma brincadeira. E sobre isto já me exprimi no post. Não alcanço o sentido da frase 'juízes totalmente desinteressadas em ganhar'. Vamos ser sérios.

Sobre o Troféu da Guarda a distância temporal e a minha ausência da prova não me permitem grandes comentários. Ainda assim era apenas uma Juiz internacional(Andorra) Não era a SFUAP mas sim a SN e a nossa ginasta não tinha nenhuma Juiz a puxar (bem pelo contrário) enquanto as outras tinham a sua treinadora no painel de juízes. Faz toda a diferença
Em Portimão e no Camp. Europa aconteceu o mesmo, enquanto a ginasta da SFUAP não tinha ninguém na mesa já o contrário não aconteceu. Para não falar que à ginasta da SFUAP lhe foi 'dado' o seu pior aparelho para trabalhar mas nem vou por aí, e sim é verdade que a sua prestação ficou à margem do que ela própria gostaria mas com o apoio de uma Juiz, como as outras ginastas felizmente para elas tiveram, tinha sido diferente.

sir4you disse...

B) Caro Anónimo 7/13/2010 10:42:00 PM
"Enquanto não se aceitarem outros clubes para além do SFUAP não vamos a nenhum lado!"

Deixe-me lembrar-lhe o seguinte, a SFUAP tem ganho nos últimos anos Campeonatos Individuais, de Conjuntos, Taças eu sei lá(claro que para si com o compadriu do Júri). Diga-me que representação é que a SFUAP teve a nível de Selecção Nacional? - 0 (Zero) Nunca teve esse direito, por isso, se não vamos a lado nenhum, não é culpa da SFUAP.

Este ano com algumas alterações a SFUAP lá teve a hipótese de ter uma ginasta em prova nas competições de Selecção mas, sem o apoio de uma Juiz e com o seu aparelho mais fraco. Não quero dizer que se a SFUAP estivesse na Selecção desde que é justo estar, as coisas a esse nível estivessem melhor, nunca o saberemos, e até porque não se tem melhores resultados internacionais nem é pelas ginastas mas sim pela política que a nossa federação tem no trabalho da Modalidade, mas que era justo a SFUAP ter outra participação na SN isso era.


C) Cara(o) MJM 7/13/2010 11:51:00 PM
Não posso aceitar a sua primeira frase. A SFUAP aceita que nem sempre pode ganhar, e nem sempre ganha.
A SFUAP fica contente com a evolução das ginastas, faço aqui uma inconfidência e digo-lhe que oiço muitos elogios a certas ginastas de outros clubes e à forma como trabalham por parte das treinadoras da SFUAP, aprendo a reconhecer-lhes o valor muito antes de elas 'explodirem' na modalidade com esses comentários. A SFUAP e qualquer ser que viva a GR não pode é concordar que as ginastas sejam impedidas de ter o seu real valor atribuído por motivos pouco claros e injustos. Essa é que é a realidade, uma realidade infelizmente reconhecida por muita gente da modalidade mas que, também infelizmente, não tornam público esse reconhecimento.
Digo no meu post (se o leu, não parece) que nem coloco em questão a posição que os conjuntos ficaram, mas após uma prova com 150 ginastas em que apenas um painel de Juízes aprecia do principio ao fim e com as discrepância que foram visíveis a todos no exercício e actuação das ginastas se dá as notas que se deram...
Histeria é um pouco desajustado mas... é a sua opinião. 'Paz' na GR não existe há muitos anos (entenda-se 'paz' = JUSTIÇA)

sir4you disse...

Eu gostava que a Federação no seguimento desta contestação de resultados, e pena a SFUAP não o ter feito também no Campeonato Nacional Individual, tomasse uma posição construtiva e com um painel de pessoas da GR, pessoas conhecedoras da modalidade, fizessem uma avaliação das provas dos conjuntos de pódio e tomassem uma posição esclarecedora. Não adianta fazerem essa avaliação com o staff interno da GR pois esse foi basicamente quem pontuou e pouco adianta como segunda opinião. Se os resultados fossem contrários à minha convicção(admito essa possibilidade) seria o primeiro a me redimir.

Meus caros, apesar de alguns parecerem indignados com os comentários, e embora já encontre expressões menos 'ortodoxas', parece-me que temos um conjunto de opiniões de um lado e de outro que é perfeitamente aceitável. Peço-vos que na eventualidade de se continuar com os comentários que o façam educadamente.
Reservo-me ao direito de apagar algum que saia dos meus parâmetros de 'aceitável' em termos linguísticos.

Lembro também que estamos num blog pessoal e que eu falo em nome pessoal, nada podendo ser atribuído à SFUAP ou sua equipa técnica e ginastas que tem as suas posições e que eventualmente até defenderiam aqui melhor alguns pontos que eu.

Obrigado a todos pelos comentários, acredito que à sua escala ajudarão em alguma coisa no desenvolvimento da modalidade.

sir4you disse...

Cara anónima 7/14/2010 02:41:00 PM
permita-me dizer-lhe que está completamente trocada nas suas afirmações mas não vou comentar porque provavelmente não viu ou não conhece as capacidades gímnicas das suas ginastas.
E agora que decidiu personalizar na Maria, vou registar e analisar a falta de amplitude do 'Pranché' (?) e o salto de corsa. A Maria está em formação e agradece todas as dicas. Ainda está longe de ser uma ginasta completa e ela sabe isso.

A minha mentalidade infantil ainda me permite apenas informá-la que a APAGR não fechou e que as ginastas que não estão no activo foram defendidas com os meios possíveis por essa associação.


Anónimo 7/14/2010 02:47:00 PM
...por favor diga-me onde fui insultuoso para alguém aqui ou noutro espaço qualquer. Eu agradeço.

O resto não me merece comentário

Anónimo disse...

Algumas pessoas que deixaram aqui comentarios deviam começar a estudar o codigo de ginastica ritmica:
1- um exercico limpo não é só não deixar cair o aparelho também existem elementos corporais e foi ai que o CNM "falhou" , as juizes não viram ou
NÃO QUISERAM VER
2- Porque é que o CNM só tem ganho quando o juri que é praticamente todo do NORTE. Vou deixar aqui uma proposta para a pro. EUNICE LEBRE pode começar a fazer os NACIONAIS com juizes também do sul e do centro e em vez de só ter +/- 12 juizes têm o painel todo completo com 24 juizes
3- Esta "REVOLTA" toda não é porque a SFUAP têm "MAU EM PERDER" é da forma como perderam se as ginastas tivessem feito um exercicio inferior ao do CNM isto não acontecia porque a vitória do CNM seria justa mas como não foi justa.
4- Já que o CNM teve aquela "NOTONA" (24.800) quase de certeza que vão ao Campenato de Europa e à taça do Mundo em Portimão quero ver se têm uma nota igual.
5- Porque é que só o CNM é que sabia da observação, eu sei o porque, porque se por acaso o CNM não ganha-se ( o que seria quase impossivel) esta observação não existiria, e alguém lá da "claque" do CNM deu com a lingua nos dentes .

Anónimo disse...

Caro P Canilhas,este meu comentário é mais uma forma de deixar o meu agradecimento por este espaço e dizer a todos estes anónimos o que penso de tudo isto: Sou leitora assidua deste blog, gosto de ver as fotos gosto de ser informada de resultados e horarios que infelizmente o site oficial divulga tarde demais, e gosto da maneira como escreve, acho que é não só um bom RP da Maria mas tambem da modalidade em si. Acompanho a Ginastica ritmica desde 1995 e sempre assisti a queixas quanto a pontuações, o que se torna commpreensivel tendo em conta que não é fácil quantificar o artistico ou a amplitude dos saltos e por ai a fora.
Quanto a esta ultima prova não me vou rponunciar sobre aqualidade dos exercicios porque não os vi, mas sei que a maioria dos clubes presentes estão a apresentar contestações (será este o termo correcto?) da prova à federação e isso diz muito acerca da qualidade dos juizes.
Graça Romão

Anónimo disse...

O que é RP??

Anónimo disse...

Relações Públicas

Anónimo disse...

Falam tanto do CNM que é beneficiado... Lembram-se do nacional de conjuntos do ano passado? pois...

E à 2 anos atrás, eu não conhecia este clube. Para mim foi uma surpresa agradável.

Caterina Ivanova disse...

Boa noite a todos. Já há algum tempo que não fazia uma visita ao "Caderno da Maria" mas cá estou eu para, em primeiro lugar dar os parabéns ao criador.

Comentários à prova já fiz no forum e bem extensos assim como uma breve análise e não me vou repetir aqui porque acho que não é o sítio certo.

Vou isso sim comentar o que vi aqui escrito:

a)"GOSTAVA DE HOMENAGEAR TODAS AS GINASTAS DESTE PAÍS E SUAS TREINADORAS POR MANTEREM -SE NESTA MODALIDADE COM O NÍVEL TÃO ELEVADO.
a TODAS O MEU BEM HAJA por não terem desistido." Concordo plenamente com o bem haja por não terem desistido, mas nível elevado?? Em Portugal nem as ginastas nem as treinadoras têm noção o que é NÍVEL ELEVADO e o que abrange esta expressão... Pensem no que escrevem! Se tivessemos um nível elevado não rondavamos os últimos lugaresdos europeus.

Quando não se sabe alguma coisa pergunta-se mas neste caso tinha feito melhor figura se tivesse ido ao google por exemplo procurar o que é um RP. JÁ A MINHA TREINADORA DIZIA "Quando estão calados parecem mais inteligentes..."

É agradável sem dúvida ver o trabalho do CNM e espero que num futuro próximo elas cheguem ao NÍVEL ELEVADO de que falamos à pouco e que todas as outras ginastas se esforcem por lhes dar luta porque é assim que se evolui...

A MARIA CANILHAS TEM FALTA DE AMPLITUDE?? :O A sério? Quem dera a muitas ter a falta de amplitude da Maria. Podia ter dito outra coisa. Que técnicamente ainda não está assim tão bem, ou que se notas falhas de execução no trabalho das pernas dela (joelhos e pés) seria aceitavel, mas FALTA DE AMPLITUDE? A senhora sabe o que isso quer dizer ou escreveu o que lhe mandaram???

Falam em mau perder... Eu gostava de vos dar uma luz sobre o mau ganhar. O que as juízes fazem é o caminho para o mau ganhar. É "ensinar" às crianças que não faz mal falhar porque elas são as maiores e aconteça o que acontecer elas ganham na mesma. ISSO é que é mau...

Boa noite

Anónimo disse...

Anónimo das 11,23h

o que aconteceu no nacional do ano passado ?

fui ler aqui no caderno da maria e li isto:

De destacar também o conjunto GCST (Júnior) e o CNM(Júnior), se no primeiro as suas prestações foram muito boas e conseguem um merecido segundo lugar, já o segundo, também com uma rotina muito interessante, esteve como já sabemos, muito mal na sua primeira passagem arredando por completo qualquer hipótese de chegar aos lugares cimeiros e a realidade é que tinham essa possibilidade como ficou demonstrado no segundo exercício quando as ginastas 'decidiram' fazer o que sabiam.
Notou-se um grande 'fosso' entre os conjuntos de pódio e os que ficam logo a seguir um facto que retira alguma competitividade à prova sendo que este factor foi menos visível no escalão Júnior onde as pontuações estiveram muito equilibradas até mesmo ao fim.

foi isto que aconteceu ?

Anónimo disse...

Ivanova, de que forum falas ?

Anónimo disse...

A catarina não deve ter voz da consciencia, pois não! Depois do que nos apresentou neste Nacional não tem moralidade para falar realmente de nivel, o seu foi realmente baixinho,baixinho.. Não retiro uma letra ao "NIVEL ELEVADO" a que me referi sabe porquê? Porque com os $s que dispomos,temos melhorado muito em todos os escalões até na apresentação.Quanto ao nosso ranking na cauda da Europa como diz o problema não são as ginastas, são os esquemas de troca de favores de notas no qual temos dificuldade em entrar, em que entrou a ritmica, o que não é novidade para os leigos quanto mais para si que tinha obrigação de saber mais qualquer coisita..e não dizer o que lhe vem ao neurónio...

Anónimo disse...

grande comentario, anonimo das 10h34!

Caterina Ivanova disse...

Mesmo assim sendo, eu não ando a ser observada para coisa nenhuma, nem tenho aspirações a selecção nacional nem a campeonatos da europa ou do mundo. Tenho perfeita consciência do meu nível actual, porque ando nisto para me divertir e porque gosto. Posso? Ou nem por isso?? Tenho que pedir licença a alguèm?

PELO MENOS ESTOU NUM SÍTIO ONDE APRENDI A TRABALHAR CORRECTAMENTE... (E estou longe de vocês e das vossas parvoíces... QUE ALÍVIO!!) Coisa que em Portugal ninguém me conseguiu ensinar. Tantos anos perdidos num pavilhão...Que pena!

Deixem-me em paz de uma vez por todas, a questão já não sou eu, são as próximas gerações que aí vêm...

E por ter voz da consciência não falo com mais anónimos. Se têm coragem para escrever certas coisas não sejam cobardes para outras.

O fórum de que falo é o fórum da GR portuguesa de que todos podem fazer parte depois de ler e concordar com os termos de utilização. www.gr-portugal.forumotion.com

Boa noite!

BF disse...

Olá,
Entendo perfeitamente o que está passando na mente e no coração de todos.
Passei por esta situação no Regional e de certa forma no Nacional e realmente é muito complicado.
Concordo com o texto e partilho deste sentimento, claro que isto não acontece somente entre o Campeão, mas entre os outros conjuntos que acredito que em determinados momentos são avaliados corretamente, mas outros são supervalorizados, onde se vê nitidamente a diferença entre um e outro.
Sinto que não vale mais a pena apostar no espetacular na emoção e no algo mais que faz a beleza da GR.
Lamento profundamente por termos de passar por tais situações.
Espero no futuro que todos tenham uma visão mais correta, para que nosso trabalho e empenho das ginastas possa valer a pena.
E quanto a pular e vibrar após uma apresentação, farei isso sempre, pelas minhas e por todas as outras ginastas que dentro do tapete transformem em realidade a mágica que é este esporte.
Um beijo enorme para todos.
Parabéns pelo trabalho lindo que realizam sempre.

sir4you disse...

Olá Graça Romão,
antes de mais obrigado pelo comentário e palavras de incentivo. :)
É uma verdade que as classificações da GR não são uma ciência matemática, é certo, mas também é verdade que o sistema de pontuação foi desenvolvido com 'ferramentas' para compensar 'essa falta de rigor' e o aborrecido é quando se passa por cima de procedimentos que numa prova de nível Nacional não se podem abdicar.
Se tivermos em conta que o campeonato Nacional de Conjuntos é a única prova anual que o Dpt de GR da Federação organiza (em conjuntos) pergunto: Não justifica, sendo apenas uma, investir e fazê-la na forma em que se consegue maior justiça? ...desculpem mas eu acho que sim. Alguém que me justifique um júri de 12 elementos, alguém que me justifique a proveniência desse júri, alguém que me justifique a lógica de as mesmas juízes pontuarem o mesmo do princípio ao fim. Como eu sou novo nisto posso estar errado, admito, por isso, alguém que me ajude a perceber esta situação.

Cara BF, pode parecer exagero para muitos, mas acredite, a felicidade do seu conjunto ao terminar a segunda passagem e os seus saltos de alegria foram para mim um dos momentos mais altos do CN.
Quanto ao resto estamos, infelizmente, 'sintonizados'.

Obrigado pela vossa visita e até breve

sir4you disse...

...sim Graça, 'Contestação' é o termo certo :)

A SFUAP contestou a prova de Juniores, confesso não saber se mais alguém tomou essa posição.

Anónimo disse...

Olá novamente. Eu concordo plenamente com o facto de ser necessario investir em paineis de juizes completos, em exigir rigor na aplicação dessas ferramentas de compensação, e o facto de ouvir queixas já vai para 15 anos só me deixa triste e dizendo isso só pretendi dizer que há uma espécie de circulo vicioso que é urgente quebrar, para bem de todos.
Já agora parabéns às suas meninas, não por alguma prova em particular, mas porque sei que treinam muito, e é preciso ser-se muito dedicada à modalidade para aguentar tantas horas de treinos, não são perfeitas, mas nota-se a evolução e a alegria com que se apresentam no praticável, gosto de as ver e creio que a continuar assim serão umas séniores exelentes.
Sei de mais clubes que contestaram, naõ sei exatamente o escalão.
Graça Romão

sir4you disse...

...perfeitamente Graça, eu tinha entendido o sentido das suas palavras.

Anónimo disse...

Caros anonimos falam, falam, falam mais o nome que é bom nada.

Assi:L.Silva S.

Anónimo disse...

PAREM COM ESTAS GUERRAS!

A ginástica rítmica é um desporto bonito, cheio de graciosidade e elegância e deve ser vivido com alegria e não com guerras de pontuações! Concordo que talvez a pontuação do primeiro exercício do CNM tenha sido um pouco exagerada! Mas talvez se pensarmos bem... foi o justo vencedor desta competição! Já a SFUAP... apesar da excelente prova que realizou...talvez não tenha sido o suficiente...
e por vezes é assim! Apesar de sermos excelentes ginastas e de estarmos à altura da competição (refiro-me à SFUAP) por vezes não chega... e tambem por vezes "perder" (perder não é o termo correcto porque 2º lugar já uma vitoria...!) é o que nos motiva ainda mais para sermos cada vez melhores!
E o facto de a SFUAP ter ficado em 2º lugar, talvez seja de certa forma uma boa notícia! Quer dizer que a modalidade está a crescer! e começam a existir mais clubes de grande qualidade! Porque é realmente preciso ser muito bom para vencer A SFUAP :D
Por isso , apoiantes e ginastas da SFUAP, continuem a trabalhar e a lutar pelos bons resultados que sempre tiveram e que de certeza vão continuar a ter! Mas também é certo que pelo meio vão surgir derrotas, mas não se deixem ir a baixo e continuem a trabalhar! ISSO E QUE É A SFUAP QUE CONHEÇO! Voces sao um exemplo para qualquer outra ginasta em Portugal e isso é que é ginastica ritmica! É isso que dá prazer a uma ginasta! É saber que há gente que gosta e vê tudo aquilo que fazem como ginastas e colegas também!
Deixemos todos a modalidade crescer! Porque é isso que importa! Primeiro que pontuações, treinadoras, injustiças, juízes, etc. PRIMEIRO QUE TUDO ISTO, ESTÁ A ALEGRIA QUE TODAS AS NOSSAS GINASTAS TÊM AO PRATICAR ESTA LINDÍSSIMA MODALIDADE!

Quero também agradecer ao Paulo Canilhas e toda a família por este fantástico espaço da Internet! ;D
Cumprimentos, JS

BF disse...

As citações acima são muito pertinentes.

Quando penso que o resultado do junior é questionável, se dá ao fato de não compreender como se tem uma diferença tão grande entre as notas e que acreditamos que não foi isso o retradado na quadra.

Até entendo que a ordem na classificação poderia ter sido como está, mas o que julgo justo seria notas bem mais próximas, observando as 2 passagens realizadas.

Não acredito que o SFUAP desvalorize o 2º Lugar, posto este muito honrrado para qualquer equipe, mas que conteste a nota que lhe foi dada acho de todo direito.

Não posso citar nada em relação as notas do meu conjunto, muito pelo contrário, ficaram em 3º lugar este ano, tendo em vista que em 2009 estavam em 7º. Mas não posso deixar de observar que outras notas que foram atribuidas a outros grupos e que ao meu ver algumas foram demasiadas altas e outras muito baixas. Neste ponto se enquadra a situação do SFUAP.

Penso que todos estamos trabalhando para o crescimento da nossa quarida modalidade e que estes contratempos nos abatem e nos aborrecem, claro que não podemos levar isso como uma guerra, mas acredito também que calar não seja a forma mais certa de se resolver a questão.

Contestar uma situação de uma forma correta, sábia e educada só faz esclarecer e dar forças para se continuar.

Boas férias a todos e que venha 2010/2011.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

caros anonimos e anonimas ,
este é um blog espectacular , extraordinario , exemplar e por favor nao o estraguem com estes comentarios sem razao alguma ! bem , se o CNM sabia que estava a ser observado porque é que os outros conjuntos nao tinham direito tambem a saber ? ó gente , cresçam !
se a SFUAP (nao se esqueçam que é "a" nao "o") normalmente consegue chegar aos primeiros lugares é so uma demonstraçao de todo o trabalho feito ao longo do ano ( e atençao que eu nao tou a dizer que o CNM nao trabalha ) e uma prova de que sao boas naquilo que fazem ! pra que tanta discussao se a unica coisa que há sinceramente é roubalheira ?? eu nao estou de nenhum lado nem estou a defender nenhum dos clubes , a unica coisa que eu estou a defender é a realidade !! a pura das mais puras realidades ! eu acho que o CNM e a SFUAP sao praticamente os melhores clubes de portugal , mais a SFUAP que o CNM , mas viu-se neste CN de conjuntos que o SFUAP devia ter ganho e que as notas dadas à SFUAP foram demasiado baixos para a aquilo que demonstraram ser e saber fazer em praticavel ! pensem um bocadinho antes de encher um blog exemplar com estes comentarios inuteis e sem razao alguma !
parem de meter quem é bom pra baixo , parem de roubar , parem de 'falsificar' notas e nao encarar a realidade !!
porque meus amigos , a vida não é feita como voces querem ou desejam ou sonham , a vida é feita de muitas injustiças (algumas vezes) ou realidade noutras !
e na minha opiniao , sim , porque toda a gente tem uma opiniao , mas algumas tao bem erradas ( o que nao é o caso da minha) , a SFUAP devia ter ganho !
por favor , parem de querer encarar a realidade .

sem mais nada a comentar .

CA

Anónimo disse...

Fala que é A SFUAP

mas tambem escreveu:

"...mas viu-se neste CN de conjuntos que O SFUAP.... ! a pois e! afiiiinnnaaallll também erra! E afffiiiinnnaaallll a sua "opinião nada errada".... opppsssiii né??

Anónimo disse...

ERRAR É HUMANOO !!!

assinado ,
CA

Anónimo disse...

Após ler atentamente o seu texto e alguns comentários aqui deixados é, para mim, claro que algo de errado se passa na Ginástica Rítmica Nacional. Gostava de lhe perguntar o que é que se pode e deve fazer para corrigir uma situação destas. Ficava muito agradecida se me respondesse.

Obrigado

Anónimo disse...

Lamentavelmente, há males que vêm por bem…
Se também acho que não haveria razão para uma tão grande diferença de pontuação entre a 2ª passagem do CNM e da SFUAP, não deixa de ser pedagógico para quem agora invoca “grandes injustiças “, e não falo das ginastas, a sensação de desconforto, de tristeza até, daqueles pais, treinadoras, amigos, que acompanham ginastas de outros clubes que não os ditos “grandes” da GR em situações similares. Saibam, caros adeptos da SPUAF, que custa sempre sofrer uma injustiça. E se agora contestam a prova, talvez tenham o peso na consciência por terem mantido o silêncio sempre que viram outros clubes serem alvo de tratamento de segunda apenas porque não são SFUAP.
E se de facto há compadrios e pressões no ajuizamento das provas, por favor, cresçam, compadres, “pressionadores” e pressionados! É que são crianças que estão em jogo, a sua formação enquanto ginastas mas, sobretudo, enquanto cidadãs.

TR

sir4you disse...

Cara(o) TR,
penso que tem grandes imprecisões no seu comentário. A SFUAP, ou as pessoas desse clube, não podem assumir a defesa de todos os outros. Peso na consciência??? ...de maneira nenhuma, bem pelo contrário*. Cada clube tem que estar atento e fazer a sua defesa sempre que ache que foi prejudicado e não pode ser um só a lutar, qual super herói, por todos os outros, até porque nem sempre se está com a atenção máxima em todas as passagens de todos os escalões de todos os clubes. É fácil passar a qualquer espectador/ treinadora/ dirigente/ 'whatever' despercebidamente uma dessas injustiças. Se alguma vez se sentiu prejudicado(a) o que devia ter feito, até para o bem da modalidade, era tentar esclarecer a situação com a qual não concordou. Se todos fizéssemos isso, talvez melhorasse um pouco a actual situação da GR.

Para não discordar em pleno com o seu comentário, deixe-me mostrar concordância com o seu último parágrafo.

* Já agora aproveito para lhe lembrar que, uma esmagadora maioria de pais da SFUAP mas também muitos de outros clubes(grandes e pequenos, se é que isso existe na GR) formaram em tempos uma associação que visa defender essas injustiças, por isso, peso na consciência?!?!? ...nunca.

Obrigado pela sua visita e comentário.

Anónimo disse...

O peso na consciência não se refere exactamente a protestar provas, o mundo não precisa de mártires e muito menos a GR! Mas precisa de lisura, de honestidade emocional, e não foi isso que vimos no momento em que as ginastas juniores do CNM subiram ao pódio: foi lamentável ver adultos a apupar miúdas, mesmo que sob o pretexto de que estariam a apupar a decisão do (parco) painel de juízas.
E isto já não pode ser alterado.
Mas o futuro pode.
TR

sir4you disse...

...bom, então não entendi de forma nenhuma o seu raciocínio no primeiro comentário.

Eu estava na praticável e aplaudi e cumprimentei todas as ginastas e deixe que lhe diga que não acredito, e ninguém com algum tempo de GR acreditará, que o barulho de insatisfação se dirigia às ginastas do CNM. Há muitas amizades inter-clubes e tenho a certeza absoluta que não se perdem com estas situações embora algumas pessoas queira empolgar as situações para algo que elas não são. A insatisfação é para a organização(ou falta dela) da prova. Isso é inequívoco. Não estou com isto a dizer que se estivesse nas bancadas faria o mesmo, mas, e para ser emocionalmente honesto, compreendo quem eventualmente o fez.

Sim, o futuro pode e deve ser alterado.

Anónimo disse...

Coloque-se então um ponto final neste (mau) filme. Não teve propriamente um “happy end”, mas tenhamos a esperança que a sequela (entenda-se, época desportiva 2010/1011) seja melhor.
TR

Anónimo disse...

Olá

Como entusiasta tão grande da GR portuguesa que sou, quero deixar a minha opinião à cerca desta prova nacional de conjuntos 2010.

Começo por referir o espaço reduzido de aquecimento de uma prova de tamanha importância, que acompanhada de um paínel de juízes tão despido fez parecer a prova em questão ainda menos relevante!

Quanto às classificações da prova discordo com alguns anónimos e não anónimos que disseram lá em cima que o SFUAP tem mau perder, que o CNM teve um lugar injusto no pódio…entre outras críticas que acho que todos nós já tivemos oportunidade de ler. Na minha opinião o SFUAP não tem mau perder! apenas sofreram GRANDES injustiças cometidas pelas juízes sem o mínimo de consciência, porque é com estas brincadeiras que notas como 42.350 resultam de duas EXCELENTES passagens! Sinceramente não consigo arranjar explicação para tal acontecimento em seguimento de um igualmente estranho campeonato nacional individual…

Agora, falando do CNM não acho que um merecedor primeiro lugar nacional seja caso de tanto escândalo! Concordo que a nota resultante de duas bonitas e um pouco inseguras passagens foi TOTALMENTE exagerada, pois é impossível que dois esquemas(SFUAP e CNM) de TOPO possam ter duas notas tão folgadas!
Mas estou totalmente de acordo com a classificação atribuida a cada conjunto pois embora o SFUAP habituado a “reinar” em CN anteriores cedeu muito bem o seu lugar ao conjunto constituído pela surpreendente Tânia Domingues.
Gostaria ainda de referir a manerira de como as terceiras classificadas deixaram transparecer tanta alegria e simpatia na sua apresentação em duas divertidas passagens e aproveito para dar os meus parabéns à Beatriz Tojal pois surpreendeu-me muito com a sua brilhante intrepertação no conjunto do GCP!

Quanto aos escalões juvenis e séniores, acho que o SAD tanto nos dois escalões já no seguimento dos CN anteriores apresentaram dois bonitos conjuntos que fizeram aumentar o grau de competividade na prova(sem esquecer o terceiro conjunto em júniores que, embora com atletas de 2ªdivisão, o conjunto “safou-se “ bastante bem com um muito bom 5º lugar)!
Como não podia deixar de ser o primeiro lugar em juvenis foi ocupado mais uma vez pelo SFUAP com um esquema MARAVILHOSO e arrisco-me mesmo a dizer que este foi talvez o melhor conjunto do SFUAP até agora em juvenis, tendo em conta também a presença de duas pequeninas e já muito desenvolvidas esperanças☺
Por fim, deixo os meus parabéns também à adorada e ausente Daniela Rosa que nos presentiou com uma divertida demonstração juntamente com o resto do clube CPC.


Despeço-me com um grande agradecimento ao Sr. Canilhas que sem motivos de orgulho da ginástica portuguesa ainda continua a ter fôlego para esta maratona que esperemos que já esteja a chegar ao fim!

Sem mais nada a dizer,
RR

Anónimo disse...

* peço desculpa, mas o que eu queria dizer no último parágrafo era * (...)sem motivos de orgulho da Organização da ginástica portuguesa ainda continua(...)

Obrigada, RR

Anónimo disse...

Boa noite a todos,

Não posso falar pois não vi a prova, mas acho uma parvoice estarem a discutir. Csada pessoa tem uma opniao diferente!
AS ginastas podem ficar magoadas tal como treinadoras e "papas"

Acho que e de grande importancia ver e saber a evolução do C.N.M.

mAS O S.F.U.A.P,descupem a SFUAP TEM APRESENTADO AO LONGO DE todo estetempo esquemas magnificos e por isso acho estranho a diferença de pontuaçoes.

Quanto ao conjunto de juvenis dou os meus grandes PARABENS!!! nao vi m,as ouço falar e vi o tormeio de santo tirso. com im esquema muito bonito e com grande dificuldade! tambem vi o esquema da juniores e dou tambem os grandes PARABENS! uM esquema muito original e tal como as juvenis de de um nivel muito elevado!

PARABENS pelo blog e tambem pelas bonitas e fantasticas ginastas que tem nesse clube! AS TREINADORAS TAMBEM QUE SEM elas nada seria possivel!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails