Cada uma com quatro aparelhos as ginastas portuguesas fizeram o seu melhor e passaram os seus exercícios englobadas em dois escalões repletos de qualidade, nos quais, Rússia e Bulgária dominaram a prova superiormente numa competição que contou ainda com países como USA, ITA, POL, BEL entre outros.
Pode-se considerar a participação Nacional muito positiva tendo em conta as classificações gerais da Maria e da Carolina, respectivamente, 5º lugar na geral(Júnior) e 8º lugar na geral(Sénior), destacando ainda um 6º lugar em MAÇAS da Carolina e um 5º lugar em ARCO da Maria.
Foi pena esta prova não contar com o concurso das finais por aparelho pois teria sido uma excelente oportunidade para as nossas ginastas poderem ganhar um pouco mais de experiência uma vez que com as classificações obtidas a Maria estaria presente em todas as finais(FITA?) e a Carolina poderia participar na final de MAÇAS.
Ficam boas recordações de Sófia.
:: passeio por Sófia. Fotografadas pela guia Katerina Ivanova :: |
COISAS QUE PODEM ACONTECER
EM COMPETIÇÃO
A Maria cimentou um pouco mais a sua ainda pouca experiência nestes palcos e, segundo ela, conseguiu estar um pouco mais à vontade e até tirar um prazer diferente nesta competição, é o chamado 'calo'. Para que a preparação fosse ainda mais completa a organização reservou-lhe uma surpresa com a antecipação da prova em cerca de 20 minutos situação imprevista para a ginasta e treinadora que acabou por não ser grave mas que provocou ainda assim um aumento dos níveis de ansiedade. Assim, depois do exercício de ARCO, o primeiro da Maria, ginasta e treinadora voltam para a zona de aquecimento para preparar o exercício de BOLA, o exercício que Maria passaria na segunda volta da competição. Acontece que esta volta viria a acontecer extremamente mais cedo que o previsto (os tais 20 minutos de avanço que referi no inicio) e treinadora e ginasta estavam a guiar-se pelos horários estipulados no programa da competição. Não houve avisos de alteração de horários e, quando faltava uma ginasta para entrar a Maria, veio um elemento da organização em estado de agitação ao recinto de aquecimento inferior chamar pela ginasta Portuguesa. Surpreendidas, acabaram por passar por momentos stressantes, uma vez que a Maria ainda não tinha feito a preparação devida para o aparelho. Em modo de corrida acelerada a ginasta preparou o fato e aparelho e foram, também em corrida, até ao praticável para atempadamente a Maria fazer o seu segundo exercício. Sem tempo de reflexão e concentração, a ginasta acabaria ainda assim por fazer um bom exercício de BOLA. Mais uma experiência que fica marcada no book da ginasta.
A COMITIVA ...
...E APOIANTES
Para Sófia a comitiva Nacional contou com a presença da Juiz Ida Pereira, e penso não cometer inconfidência nenhuma ao dizer que, a treinadora Sandra Nunes teve grande apoio técnico por parte da super experiente Treinadora/Juiz. A Ida Pereira esteve sempre por perto em alturas de treinos para tentar ajudar ao máximo na optimização do trabalho antes da competição. Para além destes elementos, tivemos ainda a ajuda da Ex-ginasta de SN e agora treinadora residente em Sófia, Katerina Ivanova que depois de ter acompanhado alguns treinos das nossas ginastas ainda se prontificou para fazer de guia pela cidade que tão bem conhece. O 'povo' agradece :)
:: Antes do Jantar de Gala :: |
:: Duas gerações da ginástica rítmica Nacional :: |
:: Uma claque aguerrida. Da esquerda para a direita: Adelina Petkova, Evetoslava Petrova, Aleks Hristova e Stefani Borisova. Photo Credits by Barny-th.de :: |
CLAQUE
IMPROVÁVELAs nossas ginastas contaram ainda com um apoio surpresa. As ginastas do clube da Katerina Ivanova, algumas já amigas da Maria e da Carolina devido aos estágios por cá feitos em conjunto, fizeram questão de marcar presença no pavilhão para assistir às suas provas e gritar por elas em forma de apoio.
:: A Maria e a ginasta Búlgara Biliayna Prodanova :: |
:: O convívio acontece na Gala da prova :: |
:: O convívio acontece na Gala da prova :: |
CLASSIFICAÇÃO GERAL
RETORNO À BASE
Sem comentários:
Enviar um comentário