19 agosto, 2008

Gymnastics Rhythmic -Beijing08


A poucos dias da nossa modalidade ter inicio nos JO, e enquanto passa o tempo para assistir a mais uma representação nacional, decidi perceber onde e em que condições irão decorrer as provas de Ginástica Rítmica.

Tudo irá acontecer no Complexo desportivo Beijing University of Technology Gymnasium. Um espectacular pavilhão desportivo construído de raiz e que depois dos JO irá servir a Universidade a população local e ser a base de treino da Selecção Nacional Chinesa de Badminton. Fantástico.


Um pavilhão ecológico, como mandam as normas de boa cidadania e da arquitectura moderna, em que preocupações com pormenores como a climatizarão nos deixam estupefactos com as soluções encontradas. Tanto na Rítmica, mas principalmente no badminton, as condicionantes climatéricas e nomeadamente da velocidade do vento são muito importantes pois podem facilmente alterar as trajectórias quer das penas quer dos aparelhos da GR, como tal, foi montado um engenhoso esquema de ventilação pessoal (qualquer coisa como 9.100 pequenas ventoinhas) que manterão todos os espectadores bem fresquinhos e a temperatura do pavilhão adequada, sendo que, não haverá no interior réstia de corrente de ar que possa provocar o indesejado desvio de um aparelho de ginástica. Obviamente que nós por cá não temos esses problemas :D

Com uma capacidade para cerca de 7.500 espectadores, o ginásio possui um espaço de treino e outro distinto para a competição. No inicio da sua construção toda a zona envolvente (área onde se encontra a Universidade) sofreu uma reformulação no sentido da melhor integração final de todos os elementos no espaço, Ginásio Universidade e zonas verdes.



Apesar da "tenra idade" deste complexo as grandes protagonistas da GR já tiveram oportunidade de por lá passar e disputar uma prova de adaptação e preparação. Adaptação não só das ginastas mas do próprio espaço e ainda de todos os voluntários que desde algum tempo vão tomando contacto com as modalidades que por lá irão passar. A prova em questão decorreu no ano passado em Dezembro, com o nome de "Good Luck Beijing - 2007 Rhythmic Gymnastics International Invitational Tournament" e na qual a ginasta Russa Olga Kapranova levou o Ouro seguida pela Anna Bessonova Prata e Bronze para a Aliya Garayeva do Azerbaijão. Também a China conseguiu nesse evento uma importante medalha de bronze mas em conjuntos, seguramente um bom tónico para a equipa da casa.

VENHAM AS PROVAS!

Fotos: Site dos JO
Fotos das atletas: Xinhua Photo
.

3 comentários:

Rita Gonçalves disse...

Quando começaste com o teu blog de ves em quando as barrinhas não desapareciam? Eu tenho um modelo igual ao teu e esta sempre a acontecer.

Bjs. Da ritinha.

Anónimo disse...

Que jeito nos dava um pavilhãozinho destes. Até se dispensava as ventoinhas :)

Bjs e bom trabalho

Caterina Ivanova disse...

Pois... Coisas à Chinês!!! lol

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails