28 agosto, 2008

Para a história fica...

Rússia mantém o domínio na Ginástica Rítmica
Após a vitória individual de Evgenyia Kanaeva veio a vitória do conjunto da Rússia.
Com mais ou menos polémica nas duas competições, as vencedoras foram encontradas com pouca diferença pontual em relação às suas mais directas seguidoras.

Ginastas de grande nível, actuações de grande qualidade, desilusões, surpresas, confirmação de novos valores na hora da despedida de outros maiores. Enfim, é a competição e a politica que (infelizmente) ainda envolve. Politica castradora da verdade desportiva, manto negro sobre uma competição que deveria brilhar fruto do trabalho das atletas.



No praticável, uma final emocionante em que Olga Kapranova se sentencia a si própria com uma actuação "desastrosa" em Maças tirando uma pontuação muito baixa e que por consequência lhe retira a esperança no titulo, Bessonova arranca duas excelentes provas, Maças (terrivelmente mal pontuada para desespero da própria e do público) e Fita(prova soberba) acabando de vez com a possibilidade de Kapranova poder entrar nas contas das medalhas. Kapranova fora e a subida da ginasta Inna Zhukova ao segundo lugar foram as grandes surpresas da prova. Quanto à vencedora, Evgeniya Kanaeva, reforçou os bons indicadores que tinha dado até então nas provas que antecederam os JO e arrancou uma vitória relativamente fácil ficando a quase 4 pontos da segunda ginasta. Na terceira posição ficou Anna Bessonova. Sofreu como mais nenhuma atleta, sempre que tinha que sair a sua nota lá tinha que haver reunião de juízes levando a ginasta ao desespero. Renovou o Bronze de 2004, uma boa prestação embora fique a sensação de que a realidade dos números deveria ter sido um pouco mais generosa para ela.

Nos conjuntos e após uma qualificação menos boa a Rússia acaba em primeiro seguida da China(Surpresa?) e pelas primeiras classificadas nas provas de qualificação, a Bielorrússia. Itália, até então vice campeã Olímpica, acaba surpreendentemente na quarta posição deixando uma vez mais o sabor de injustiça no ar.



A verdade é que, a generalidade das ginastas individuais e conjuntos pautaram as suas actuações com um nível elevadíssimo sendo quase impossível ao "comum mortal" encontrar defeitos ou erros para as comparar e classificar. Pode-se gostar mais de um estilo que outro, pode-se simpatizar mais com uma ginasta do que com outra mas é inquestionável que... são todas grandes ginastas e como a organização disse no inicio, foram elas que fizeram da competição de Ginástica Rítmica, e apesar de tudo, "o mais belo evento olímpico".

.

6 comentários:

Anónimo disse...

Foi justa a classificação das individuais. Pela primeira vez apesar das polémicas...as notas corresponderam ao que as ginastas fizeram em praticável. Nota de maças da bessonova baixa...a da Zhukova também foi...! Depois de uma prova limpa da ginasta bielorrussa por mais que se goste da Bessonova ela não esteve à altura...e o primeiro equilibrio de maças não conta,uma dificuldade de no mínimo 0.70...isto se a pracha lateral que faz dps estiver como dificulade isolada, pq senão aquela ligação que foi à vida vale entre 1.00 a 1.10, se a memória n me falha.
Qt aos conjuntos Itália sem dúvida tem um exercício de arco e masças soberbo, mas só quem tem as folhas à frente poderá ver se a classificação foi justa ou não, porque os três primeiros classificados também têm exercícios fenomenais e até que enfim que a China chega ao topo de muitos de muitos anos a ser prejudicada.

:: Canilhas :: disse...

Caro(a) anónimo(a)
antes de mais obrigado pela visita e por expressar a sua opinião.

De certa forma estou de acordo consigo. O que quero dizer é que concordo com as ginastas que ficaram no pódio, no entanto, parece-me que o segundo e terceiro lugar poderiam ter sido trocados. Pode ser uma questão de gosto, admito, até porque eu não terei o conhecimento técnico necessário para fazer as minhas próprias contas, mas, a visualização dos exercícios de uma e outra deixam-me a convicção necessária para escrever o que publiquei. Mas como é óbvio, aceito e agradeço o seu parecer mais técnico.

Acho realmente que houve alguma politiquice nos bastidores, acho que, no praticável, as atletas medalháveis estiveram todas extraordinárias e continuo a achar que a Itália deveria ter estado no pódio, mas uma vez mais concordo consigo, só quem tem as folhas na frente poderá dizer se foi justo ou não e é exactamente isso que eu quero dizer no parágrafo final do post.

Cumprimentos
e até breve.

Anónimo disse...

Também acho que houve politica envolvida. O caso da China em segundo parece-me o expoente máximo disso.
Ver a treinadora Russa a discutir as notas da AB também

Rita Gonçalves disse...

olá! Como o meu blog não tem muitas visitas e ainda não é muito conhecido. queria pedir-te se podias adicionar-me à tua lista de blogs. Como o teu blog é muito concorrido pensei que seria bom para ter mais visitantes no meu blog.

Muitos beijinhos.
Ritinha.

Anónimo disse...

Não vais publicar mais filmes dos Jogos Olimpicos? Era bom.

Carla Faro Barros disse...

olá! Já sei que conheces a minha amiguinha rita gonçalves.
Tambem tenho um blog e gostaria que o visitasses para ver como está!

Muitos beijinhos da Catarina

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails