20 agosto, 2008

A GR nos Jogos Olímpicos

No contexto de idade dos JO a Ginástica Rítmica é ainda um "desporto bebé".

Apesar da sua ancestral idade, a ginástica rítmica(GR) teve a sua génese no longínquo ano de 1814 e como base um sistema de exercícios livres implantado na Suécia por um tal de Peter Henry Ling(paz à sua alma), em Beijing, será apenas a sétima edição dos jogos com a realização de competição em GR. Só em 1984* foi introduzido como desporto Olímpico sendo que, apenas em 94 se introduziu a GR de Conjuntos.

Com uma história tão curta, ainda é fácil juntar todas as campeãs olímpicas que a modalidade já conheceu.


:: 1984 Lori Fung, CAN ::
De 23º para campeã olímpica. Um ano antes do primeiro triunfo olímpico da história, Fung tinha tido no Campeonato do Mundo, um prestação no mínimo mediana, 23ª posição. Em 84 com o boicote Soviético aos Jogos, as grandes ginastas Russas não estavam presentes deixando espaço para outras atletas de outros países aparecerem, e foi o que aconteceu. No campeonato Mundial seguinte, Fung terminou na nona posição mostrando assim que o seu titulo olímpico não tinha sido apenas uma questão de sorte.



:: 1988 Marina Lobach, URS ::


:: 1992 Aleksandra Timoshenko, EUN ::


:: 1996 Ekaterina Serebryanskaya, UKR ::


:: 2000 Yuliya Barsukova, RUS ::


:: 2004 Alina Kabaeva, RUS ::

No fim desta edição dos JO, nós cá por casa, gostaríamos de acrescentar uma nova fotolegenda a esta lista, desta vez, qualquer coisa como :: 2008 Anna Bessonova, UKR ::
Aguardemos para ver ;)

*1984 foi também o ano em que Carlos Lopes, nos JO, ganha a Maratona por Portugal
.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails