23 março, 2009

Torneio AGDS


A primeira edição do Torneio AGDS, digamos de preparação para o Distrital, aconteceu no Domingo, dia 22 de Março, e foi uma autentica maratona de Ginástica Rítmica. Com o programa do evento preparado para ter o final por voltas das 15h15, acabou naturalmente por se estender por mais uma hora e pouco o que se transformou num dia completo de provas. Com a sua realização num bom espaço para a prática do desporto e com a garantia de conforto dos espectadores, este prolongamento acabou por não ser grave e podemos todos assistir à prova com um público em certos momentos super entusiasmante e participativo.

Quanto à prova, não é possível comentá-la sem fazer uma vez mais referência ao novo código. O Torneio esteve muito nivelado nas actuações das ginastas e isto não seria mau se esse nivelamento não fosse... por baixo. As novas dificuldades e exigências do código não foram ainda assimiladas pelas ginastas e isso resulta em actuações com muitas falhas e alguma insegurança, sem fluidez e graça de movimentos. O pior é que já estão anunciadas novas alterações o que me faz pensar que nem no Nacional as ginastas estarão ao nível de outros campeonatos. Vamos ver...

BRUNA CANILHAS
As ginastas cá de casa não fugiram à regra e, começando pela Bruna, a sua participação foi um pouco aquém daquilo que pode apresentar. Ontem, alinhando pela bitola aplicada pela generalidade das ginastas, mostrou-se mais insegura que o normal. Conseguiu no entanto um honroso segundo lugar na geral do escalão(prata em todos os aparelhos), logo a seguir à sua priminha Adriana Santos. Com boa presença no praticável, alegre e expressiva a Bruna precisa melhorar em alguns pormenores técnicos para seguir em frente na senda das vitórias que(nós o sabemos), lhe sabem tão bem :) De referir que para além das suas treinadoras a Bruna conta com o importante apoio e conselhos da sua mana Maria, e se no passado a sua rebeldia a impedia de ouvir tais conselhos, actualmente mudou e percebeu a importância desse pequeno factor. Que bom.





MARIA CANILHAS
A Maria, com um extraordinário apoio por parte do público, conseguiu o primeiro lugar na categoria. Se para um olhar menos técnico e conhecedor as suas actuações foram bonitas e elegantes, para ela e treinadoras foram actuações com erros que não deveriam ter acontecido, mas são coisas que acontecem, a perfeição é um árduo caminho que se percorre e leva muito tempo e trabalho a alcançar. A Maria está no caminho certo, e enquanto for entendendo (como já o faz), que ainda tem limitações, só pode tirar proveito e ganhar com isso. Das suas provas destaca-se uma interessante rotina de Bola e uma actuação final em Maças muito ritmada e marcada pelo acerto. No geral fica a ideia de uma participação positiva.









A prova contou com a presença de sete clubes sendo a SFUAP a grande ganhadora do dia. Pódio de Esperanças com a Adriana Santos, de Juvenis com a Maria e em Júniores com a Ana Rita Vasconcelos. Em Seniores o primeiro lugar foi bem entregue à ginasta Sara Caetano do CRP que apenas tinha a sua colega de clube Inês Gomes em disputa na categoria.



INÊS GOMES - Representante Nacional Sénior
Ainda em Seniores podémos ver uma vez mais a representante Nacional Inês Gomes em actuação, e constatar a sua notável recuperação física em relação à última prova, factor bem importante nesta modalidade e ainda mais para a Inês pelo papel que a ginasta desempenha. Houve seguramente muito trabalho para este feito. Apesar desta visível melhoria, as actuações da Inês continuam com muito desacerto não mostrando a segurança e o "savoir faire" que se espera de uma Sénior. Falta de motivação, o problema do código, cansaço ou outro qualquer factor? ...não se sabe, mas era bom começar a ver uma representante Nacional da modalidade a arrebatar o público com as suas actuações.
O seu melhor aparelho no Torneio foi Corda(22.100) e o seu "pesadelo" foi Bola(16.250). No final Inês fica em segundo lugar a uma distância de três pontos da sua colega Sara Caetano.



Este Torneio contou ainda com a presença de um clube do Algarve, o CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, participando em Extra Concurso trouxe à competição um grupo de ginastas composto por três Minis, três Esperanças e uma Juvenil. Fica a boa nota pelo aparecimento em competição de mais um clube.



Para terminar esta abordagem ao Torneio apenas mais umas questões Associativas.
Parabéns à Associação por ter criado mais esta prova que tanta falta faz às ginastas e dizer que, em jeito de critica construtiva, nós cá por casa juntamos uns "tostões" e comprámos um rolo de "Fita Americana" que iremos fazer chegar à AGDS. Contamos assim poder colaborar na marcação do praticável de provas que apenas tinha 1/4 da sua área marcada com a fita que mostra às ginastas a área de trabalho. Não encontrámos a fita em Vermelho mas penso que mais vale em preto que marcada apenas pela cola da que um dia lá esteve.




4 comentários:

Anónimo disse...

A prova foi no dia 22

:: Canilhas :: disse...

...ups!!!

obrigado pelo aviso.

Anónimo disse...

Adorei essa da oferta da fita, lol. Miséria nem para uma fita de marcação há dinheiro! Enfim...é o real país que temos.

Rayane Deus disse...

Parabéns Maria,Parabéns Bruna.
Vcs tiveram uma otima prova,mostraram segurança no praticavel.
Adoro lhe ver no praticavel Maria vc tem uma leveza e um encantamento,Parabéns continue assim
Parabéns tmbm a todas as meninas ke brilharam e as outras precisam refletir um pouco mais e tentar alcançar o nivel das vitoriosas.
Bjs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails