21 maio, 2009

A importância do Ballet na Rítmica

Todos sabemos que para se praticar ginástica rítmica é necessário ter uma preparação física exemplar, algumas características corporais específicas mas também graciosidade elegância e até mesmo a capacidade de "representar" a música dos exercícios.
O que muitas vezes não se sabe, (principalmente os nossos leitores que não estão directamente ligados à modalidade) é que para se conseguir este conjunto de características o treino específico de GR não é suficiente e é aqui que entram as preciosas aulas de Ballet.



Embora numa forma adaptada à ginástica rítmica e não na sua forma "pura" e original, o Ballet acrescenta às ginastas o factor graciosidade, postura e ritmo. Preenche os espaços entre cada execução técnica dando-lhes a elegância e a teatralidade que todos gostamos de apreciar nos exercícios e nas ginastas e após algumas aulas, estas, as que vão conseguindo assimilar os novos conhecimentos, parecem mesmo outras.

As aulas, tal como as da rítmica, começam com um momento de aquecimento muscular muito importante para evitar lesões e que prepara as ginastas para os exercícios que se seguem. Depois de algumas marcações de posições clássicas as ginastas passam para a BARRA, essencial para o Ballet, nela as ginastas executam uma série de posições corporais, melhoram o equilíbrio executam difíceis movimentos com o seu apoio e, com o tempo, vão conseguindo fazer alguns dos movimentos sem o auxilio desta o que significa o ganho de equilíbrio e força muscular. Com movimentos suaves bem marcados e definidos procuram a postura correcta, sempre auxiliadas pela professora, ganham no fim a elegância que tão bem assenta a qualquer ginasta, ou mais abrangente ainda, a qualquer menina.


:: Exercícios de Barra e equilíbrio ::

Nestas sessões, sempre ao som de melodias apropriadas, todas as partes do corpo são observadas, a concordância das mãos com a posição dos braços, a ligação das pernas com a posição dos pés o tronco os ombros o pescoço, tudo tem que estar devidamente alinhado e é aqui que está o segredo da postura, e para que as meninas consigam corrigir e aperfeiçoar a sua técnica têm outro elemento essencial no Ballet, os ESPELHOS. Depois da BARRA passam para o PRATICÁVEL e executam uma série de movimentos mais rápidos e com mais saltos, saltos estes mais identificados com os da rítmica e aqui, uma vez mais, são corrigidos todos os pormenores corporais na execução dos movimentos.


:: As Esperanças Bruna Adriana e Joana na Barra, na segunda foto a executar o "Grand battement ::


:: As Juvenis, numa outra fase a fazer as marcações clássicas do Ballet::

A parte física e de flexibilidade é toda tida em atenção nestas horas de treino, no entanto, o grande objectivo nestas momentos de Ballet é que no fim as ginastas consigam com o seu corpo transmitir algo mais ao público, consigam interpretar a música do seu exercício e com ela contar uma história em movimentos bonitos e coordenados, consigam provocar emoções. Quando esses objectivos são conseguidos, o efeito é espantoso.


:: Elena Silva ::

As ginastas da SFUAP contam de à um ano para cá, com os preciosos conhecimentos da professora e ex-bailarina Elena Silva. Nascida em Moscovo, Elena formou-se na escola de Ballet "Bolshoi Theatre of Russia" e foi bailarina da companhia "Berioska Dance Company of the USSR" tendo assinado o seu primeiro contrato com apenas 17anos. Mais tarde vem para Portugal onde actua no "Teatro ABC", "Teatro Maria Vitória" para programas de TV entre outros. Após o abandono dos palcos, e de frisar que Elena foi bailarina até à fantástica idade(para esta profissão) dos quarenta e cinco anos, decide aceitar alguns convites para treinar clubes de Ginástica Rítmica, mantendo-se assim ligada à dança, estando actualmente a treinar as ginastas da SFUAP.


:: Sempre de perto, a Elena Corrige as posições das ginastas ::

Como as técnicas frisam a importância do trabalho da Elena, e as ginastas parecem gostar das suas aulas e conselhos, o que me apraz dizer após ter tido o privilégio de assistir a uma calma e saudável aula é que fique connosco por muito mais tempo passando os seus conhecimentos às ginastas, e embora estas meninas nunca venha a executar um "Pas de deux" o Ballet que aprendem é-lhes tremendamente vantajoso e benéfico pois atribui-lhes a graciosidade de movimentos e a elegância que mais cedo ou mais tarde se irá evidenciar nas provas e mesmo nas suas vidas.



:: Na Barra a execução de Arabesque allongée ::



:: No praticável, alguns dos movimentos e posições só mesmo as protagonistas é que sabem o que quer dizer, como é o caso desta engraçada posição da Muna :D ::

MAIS FOTOS DA AULA DE BALLET

3 comentários:

Anónimo disse...

MARIA PODIAS PUBLICAR O VOSSO AQUECIMENTO! GOSTAVA DE SABER O QUE FAZEM

Anónimo disse...

Mais um post interessante, sobre o mundo da Rítmica onde o Ballet tem um papel fundamental.
Obrigada pai Canilhas e continue com post's com interesse para a nossa modalidade.

:: Canilhas :: disse...

Boa tarde caros anónimos,

Publicar o aquecimento é um pouco complicado, uma vez que são tantos movimentos que não seria fácil(assim como não foi para o caso do Ballet) no entanto numa próxima oportunidade poderemos tentar falar sobre isso e mostrar um pouco o trabalho da equipa da SFUAP nessa parte do treino.

Quanto ao anónimo das 9h37, já era minha intenção há algum tempo falar do Ballet no treino mas ainda não tinha tido a possibilidade de fotografar nem escrever sobre ele. Concordo consigo, é uma parte fundamental da GR e como tal, aqui fica registado. :)

Obrigado pela visita e comentários,

p'la Maria
Cpts
PC

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails