17 junho, 2009

Conjuntos de Ginástica Rítmica



Os conjuntos de Ginástica Rítmica são um "organismo" muito complexo.
Embora o objectivo seja actuarem sincronizadas como as partes de um só corpo, os conjuntos são feitos de várias "peças" cada uma com vontades e capacidades muito próprias e particulares, e por isso, nem sempre é fácil atingir tal objectivo. Cabe à treinadora gerir estas capacidades e vontades da melhor forma e de forma a conseguir dirigir energias para o próprio conjunto.

Com evoluções pautadas em escalas diferentes, cada uma das cinco ginastas cresce e dá ao grupo o que pode ao seu ritmo, e se uma dá tudo, a outra logo ao lado pode não ter essa capacidade e não dar tanto, é aqui que reside a dificuldade em formar o tal "corpo uno". Saber entender as várias vontades e identificar as diferentes atitudes não é uma tarefa fácil mas conseguir interpretá-las e tirar o melhor de cada uma em prol do grupo ainda o é menos.

Na nossa realidade, a Rítmica de Conjuntos, tudo acontece muito rápido, e embora as ginastas se conheçam muito bem, quase não chegam a ter tempo para afinar os movimentos e batimentos cardíacos do conjunto. Apesar de protagonizarem um excelente trabalho de dedicação e treino ainda ficam longe da perfeição uma vez que para a atingir seria necessário o dobro do tempo e de provas que este pequeno campeonato proporciona às ginastas.



Não me canso de dizer, apesar de cada feitio, de cada vontade mais ou menos colectiva, estas ginastas são umas heroínas e o seu trabalho de grande valor.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estive a ler o seu post de 2008 sobre o rendimento escolar das atletas, a minha filha é atleta está a iniciar-se agora na competição, ela gosta muito, foi ela que pediu para pratica esta modalidade com a carga horaria de treinos que tem nunca será uma atleta de primeira divisão, tambem não vejo nela 'aquela vontade' se eu visse consideraria seriamente o mudar de clube, escola ou quem sabe de cidade, no entanto doi-me ver pais á porta do ginasio com as filhas a chorar dentro do carro que não querem ir e eles vão prometendo varias coisas para elas irem treinar e elas lá vão e á saída eles comentam: vê, já está feliz.
Eu tambem acho que aquela cara é de felicidade, mas de felicidade por o sacrificio daquele dia estar terminado.

BF disse...

Olá,
Gostaria de lhe pedir um enorme favor.
Teria a filmegem do conjunto CSM 2 (de preto) no Nacional de Conjunto, as duas passagens, mesmo se estiverem mal. Gostaria muito de ver.
Um forte abraço.

Bárbara
Treinadora CSM

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails