06 abril, 2010

10 países pré-inscritos, o mundo da GR representado.

Não pretendo com este post dedicado sobrevalorizar a participação internacional à Nacional, não. No entanto, acho que faz sentido abordar este pequeno grupo de participantes pelo facto de serem eles os primeiros de uma lista que espero venha a ser gigante num futuro próximo.



O projecto do TIGRA tinha à muito definido em 5(cinco) o limite de delegações internacionais para a sua primeira edição.

Era preciso começar com 'cautela' não fosse a nossa verdura na organização de um torneio de GR nos pregar alguma partida. Apesar de, a meio do processo termos tido cerca de 10 países pré-inscritos seria necessário fazer cumprir as regras e, conforme dizia o nosso regulamento, quem primeiro se inscrevesse primeiro assegurava o seu lugar. Houve no entanto uma excepção, após desistência tardia da delegação Romena, seria aceite o pedido de última hora de participação da uma delegação Russa. Curiosamente, esta delegação traria para o TIGRA um nome bem conhecido do mundo da Ginástica Rítmica,  Kapranova.




Ekaterina Kapranova a juiz Russa ex-ginasta e irmã da grande ginasta Olga Kapranova foi uma das técnicas que completou o nosso painel de juízes e, conforme se diz na GR, não deixou o espírito Russo por mãos alheias fazendo de 'uma pessoa que eu cá sei' 'gato sapato' ao andar em plena prova de um lado para o outro do pavilhão até ver esclarecida uma dúvida que a assombrava.
Felizmente o engano era seu. Ao não concordar com uma nota da sua ginasta acabou por descobrir que se tinha esquecido de subtrair uma penalização e se ter com esse facto equivocado. Depois de a ter acompanhado até ao computador para conferir a nota, seguido até à bancada onde falou e tirou dúvidas com a sua ginasta e ainda ter 'corrido' atrás dela pelo praticável de treino lá consegui que percebesse que tinha de permanecer na mesa de júri, para onde acabou por voltar, não quando eu quis mas uns minutos depois, claro, quem manda na GR é a Rússia. Tudo foi tratado com cordialidade, risos à mistura, e mais importante, sem prejuízo do ajuizamento. Coisas que acontecem e fazem parte da história de um torneio :)

Assim o TIGRA teve na sua primeira edição, a que fica para a história, a participação da Bélgica (a primeira formalizar a sua inscrição) Rep. Checa, Hungria e Rússia sendo que o quinto lugar internacional seria ocupado pela Bulgária país que apesar de cedo nos ter enviado a sua confirmação de participação acabou por nos deixar sem qualquer tipo de informação até mesmo à hora do Torneio acabando por não comparecer e pior ainda, tirando a possibilidade a outro país de participar.

















De referir ainda que a delegação da Rep. Checa foi acompanhada pela nossa amiga Jana Machado que acabou mesmo por ser promovida a treinadora de prova acompanhando as ginastas Checas ao praticável. Foi uma dupla ajuda, para nós organização e para Iveta Simunkova que encontrou alguém para completar a sua reduzida delegação fazendo a ponte entre elas e o staff do torneio.



:: a Jana Machado no seu papel, inesperado digo eu, de treinadora :) ::


:: o David foi um dos mais dinâmicos do nosso team, teve como tarefa principal acompanhar e ajudar as comitivas internacionais e segundo me confessaram, esteve muito bem nesse papel ::

O convívio com as delegações não foi tanto como eu gostaria, o tempo não o permitiu, no entanto ainda deu para alguma troca de ideias e até convites para próximas provas. Foi muito gratificante ouvir algumas sugestões e comentários ao trabalho do TIGRA e, claro, esperamos poder contar com estas delegações em 2011.

Para terminar, a inevitável GALERIA DE FOTOS, uma vez mais com os cumprimentos do nosso amigo Tojal.
Internacional_TIGRA




Não são imagens do TIGRA, não, mas apenas por graça aqui vos deixo um filme da nossa juiz e a sua irmã.
As manas Olga e Ekaterina Kapranova


6 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa por perguntar, não quero de maneira nenhuma entrar em assuntos pessoais de outras pessoas mas há muito que esta pergunta me anda a incomodar. A ginasta Adriana Santos da SFUAP (que o ano passado foi Campeã Nacional de esperanças) abandonou a competição ou mudou de clube?

sir4you disse...

Não tem que pedir desculpa :)

A Adriana retirou-se da GR no fim dos Conjuntos da época passada, no entanto, e aproveitando o TIGRA, voltou aos treinos e pondera agora regressar à competição. Pela SFUAP claro.

Obrigado pela visita e até breve.

Anónimo disse...

Parabéns às filhotas!
Parabéns à Ana e Sandra!
A Maria tem fotos espectaculares!
Parabéns ao fotografo!
Bjinhos

Anónimo disse...

A ginasta Catarina Lopes, sendo sénior, participou no TIGRA ??
É que no blog da ginasta Bruna Canilhas aparece uma foto da Catarina a competir em bola...

sir4you disse...

Olá Anónimo(a)
A Catarina é realmente a nossa Sénior e por isso apenas participou no TIGRA em formato de exibição.

Assim como as nossas MINIS e INFANTIS que também se exibiram e em alto nível :)

Anónimo disse...

Acredito que sim :D
Muito obrigada pelo esclarecimento

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails