01 abril, 2010

TIGRA TIGRA e mais TIGRA

...e depois nos bocadinhos livres, ...TIGRA.
Foi assim durante uns meses, e não é exagero o titulo deste post. Por isso agora estou numa fase de 'desintoxicação' voltando ao meu trabalho às minhas artes e também aos meus blogs.



Começando pelo 'Caderno da Maria' acho que para variar um pouco vou escrever sobre o ...TIGRA. :)
Bom, ...outro assunto agora não faria sentido, por isso aqui vai.

Desportivamente falando o TIGRA foi um excelente palco para as ginastas da modalidade. Era isso que se pretendia e parece-me, sem falsa modéstia, que foi isso que conseguimos. Assim, no sábado, as ginastas da SFUAP pareciam estar felizes com o torneio da casa e estiveram irrepreensíveis nas suas actuações.


  : : JUNIORES : :  

No escalão de JUNIORES, as ginastas da casa 'embebidas' da alegria anteriormente referida, entraram muito bem em prova e, a Maria, com um exercício muito bom de corda, abriu o livro para o que aí vinha. Dos seus quatro exercícios o menos bem conseguido foi o de Maças no qual esteve a baixo das notas normais para o seu trabalho. O pódio neste escalão ficou composto da seguinte forma, primeiro a Rita Vasconcelos segundo a Maria e a fechar a Inês Morais. A Ana Rita Barata não fugiu à regra e seguiu as suas colegas de perto com os seus exercícios cheios de alegria e cor. Por fim a Rayane que se posicionou na vigésima primeira posição da tabela.

:: Maria Canilhas ::

    
:: Ana Rita Vasconcelos e Inês Morais ::

    
:: Ana Rita Barata e Rayane de Deus ::
:: Maria Canilhas ::
:: Maria Canilhas ::
:: Maria Canilhas ::

  : : JUVENIS : :  

As JUVENIS tiveram a participação da SFUAP à responsabilidade da Rafaela e da Joana Silva. Com uma concorrência internacional mais forte, este escalão esteve sempre com nomes diferentes nos primeiros lugares do pódio. Repartido entre a ginasta Russa, Búlgara e as Portuguesas Rafaela e Maria Costa os resultados finais foram sempre um incógnita. Pequenas falhas da nossa ginasta Rafaela não lhe permitiram superiorizar-se às internacionais no entanto um honroso segundo lugar não deixa de ser meritório e significativo da qualidade do seu trabalho. O pódio de JUVENIS foi composto pela ginasta Hanna Szalay da Hungria, Rafaela Valente da SFUAP e Lpkina Laima Elza da Rússia.
A Joana Silva esteve igualmente bem neste torneio, muito segura e concentrada consegue para si um excelente sexto lugar(em 19 ginastas) deixando bons indicativos para as importantes provas que aí vêem.

    
:: Joana Silva e Rafaela Valente ::

  : : ESPERANÇAS : :  

Em ESPERANÇAS, a Bruna conseguiu, com todas as cautelas que parecia aplicar nos seus dois exercícios, vencer nos dois aparelhos e por consequência no escalão. Sem falhas graves, executou os seus exercícios descontraidamente e com alguma graça, mostrando no entanto ainda alguma 'rigidez' de movimentos pormenor que quando ultrapassado lhe dará uma maior elegância e beleza final nas suas actuações. A Bruna foi mesmo a única totalista do Torneio, 1º lugar em Maças, Bola, no escalão e por Equipas. Por ter ficado em primeiro no quadro geral do escalão ganhou um iPod Nano oferecido por um dos patrocinadores do TIGRA, a empresa INFTEL. Brutal :) em segundo lugar ficou a coleguinha Laura Sales que mostra cada vez mais a evolução e a vontade de cedo começar também a ganhar. No lugar do Bronze ficou a ginasta do SAD Beatriz Santos. Este escalão era o único que não tinha a participação de ginastas internacionais.


:: Bruna Canilhas ::
:: Laura Sales ::

Passado o primeiro dia era notória a alegria destas ginastas por estarem a participar num torneio que foi organizado ali mesmo ao seu lado e em alguns casos até, com a participação das mesmas. Assim, com a tarefa cumprida e depois de todas terem recebido as prendinhas patrocinadas pela Oriflame e as vencedoras dos escalões um excelente iPod Nano era hora de descansar e esperar pelo segundo dia de provas.



Não podia terminar este post sem deixar de fazer referência e um agradecimento ao amigo Tojal que de uma forma desinteressada nos facultou todo o seu trabalho de fotografia e, diga-se de passagem, para um 'curioso' como gosta de se afirmar, o seu trabalho está excelente. Criativo e de recorte técnico apurado.


Próximo Post:
As pessoas do TIGRA.
A seguir:
Comitivas internacionais no TIGRA.
Quem sabe mais tarde:
Filme TIGRA

Fotografia: João Tojal

2 comentários:

Anónimo disse...

Mtos parabéns Maria!Adorei os teus esquemas e também os das tuas amiguinhas!Também mtos parabéns à Rayane porque ela evoluiu imenso!

Maria Armas Terceira

Unknown disse...

Estiveram no seu melhor. Gostei de ver entrada de Portugal num torneio internacional em GRANDE

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails