21 abril, 2010

Distrital AGDS 2010

Que fim de semana!
Ginástica rítmica em todos os quadrantes. Como referi no post anterior, foi como que um fim-de-semana de exames, mas de GR. Três distritais num só dia que seleccionaram uma série de ginastas e deixa outras tantas tristes pelo objectivo do Nacional não atingido. Lisboa Setúbal e Algarve estiveram em prova e, mesmo desconhecendo os resultados de Lisboa(n.r. agora já conheço e confirma-se a minha previsão) acredito que a normalidade imperou e sem surpresas, aliás como no nosso distrital,  se qualificaram as melhores ginastas para o campeonato nacional. Infelizmente a "normalidade" também imperou na nossa representação internacional, e digo isto porque, uma vez mais não conseguimos um resultado que nos encha de orgulho e de motivação e essa, essa tem sido a normalidade dos últimos anos.



A AGDS optou por iniciar o campeonato 
com o escalão de JUVENIS

Mas vamos por partes, o nosso Distrital, uma vez mais realizado no pavilhão do Alto do Moinho completou todo o dia de Domingo e apesar da agenda apertada em parte pela não colaboração de alguns CDs que teimaram em não tocar na aparelhagem do pavilhão,  a prova esteve animada QB com um público até bem participativo o que sempre anima o ambiente e, acredito, dá força extra às ginastas. A AGDS optou por iniciar o campeonato com o escalão de JUVENIS, o mais numeroso, e assim desta forma a ginasta Adriana Santos, recém chegada à modalidade, seria a ginasta a abrir as 'hostilidades' do dia. Este Escalão foi dominado pela Rafaela Valente (SFUAP) que apesar de demonstrar algum nervosismo em algumas rotinas acabou por somar os pontos necessários para a vitória no seu escalão sagrando-se assim pela primeira vez Campeã Distrital. Está a formar-se uma ginasta muito interessante com uma presença muito bonita em praticável e que com um pouco mais de auto-confiança poderá fazer muitos 'estragos' no futuro, por isso, que aproveite esta vitória da melhor forma e se fortifique. Em segundo lugar ficou a Adriana Santos, como é sabido, esteve ausente durante algum tempo dos treinos no entanto a sua fisionomia e apetência para a modalidade ajudaram a que mesmo assim conseguisse chegar ao segundo lugar do escalão, facto digno de referência. A fechar o pódio ficou a Joana Silva que no seguimento das suas últimas e boas prestações, mostrou uma vez mais segurança e confiança no seu trabalho retirando assim resultados muito positivos. Força Joana.



:: Adriana Santos ::


:: Rafaela Valente ::


::Joana Silva ::

O escalão de JUNIORES foi liderado
na totalidade pela ginasta
Ana Rita Barata


As Juniores e as Seniores repartiram as actuações e se o primeiro escalão tinham um numeroso quadro de ginastas já o segundo foi composto por apenas três(duas AGDS e uma AGA), e este facto, o da ausência de Seniores, deveria também ser um ponto de preocupação e reflexão para as entidades competentes da nossa modalidade.
O escalão de JUNIORES foi liderado na totalidade pela ginasta Ana Rita Barata(SFUAP) que termina a prova com uma confortável diferença para a segunda Ginasta, Catarina Bento(CIRL) de quase 9 pontos. Iniciando com CORDA (21.333) a Barata marcou logo o seu espaço mostrando um excelente exercício passando a mensagem à concorrência que aquele ia ser o seu dia, e foi. Parabéns Barata. A fechar o pódio ficou a Joana Rosa(CPC).



:: Ana Rita Barata ::


Vencedora em todos
os aparelhos


Em SENIORES a Catarina Lopes esteve na generalidade bem, conseguindo a melhor classificação em Arco sendo no entanto o exercício de bola que mais arrebatou o público. Vencedora em todos os aparelhos sagrou-se campeã distrital ficando o segundo lugar para a ginasta Daniela Rosa(CPC). Parabéns Catarina, e para quem chegou a pensar não estar à altura da responsabilidade acho que não foi mesmo nada mal.


:: Catarina Lopes ::

Rita Araújo, 
rainha do praticável

Após curtíssima pausa para almoço, bom... almoço é um pouco exagerado, para um curto snack, a prova retomou o seu ritmo e desta vez com as pequenas MINIS e INFANTIS. Também nestes escalões a SFUAP esteve, diria mesmo, magistralmente representada. As Micro Pikis Rita Araújo, Catarina Branco e Margarida Ferreira estiveram imparáveis e, desculpar-me-ão o merecido destaque para a Rita Araújo, autentica rainha do praticável. Que flexibilidade e principalmente, que á vontade mostra já em tão tenra idade resultando daí a única classificação na categoria de EXCELENTE para o seu trabalho. Parabéns às três pikis.


:: Rita Araujo, Catarina Branco(no praticável) e Margarida Ferreira :: 

Primeiro titulo
individual

Distraídos com a dinâmica do evento e num dia indeciso que oscilou entre grandes chuvadas e um calor primaveril a prova ia passando e já a tarde ia longa quando entraram no praticável as ESPERANÇAS. Neste escalão foi o dia da Bruna tirar para si o primeiro título a nível Individual. Após os bons resultados nas provas anteriores(1º lugar nos torneios CRDM, TIGRA e SAD) complementados por uma boa fase de treinos, o titulo de campeã Distrital não sofre qualquer contestação e apesar de não ter estado tão segura como nas provas anteriormente referidas,  não o esteve principalmente em MAÇAS um aparelho que costuma ser bem tratado pela ginasta mas que desta vez com duas perdas e mais algumas imprecisões lhe custaram o primeiro lugar no aparelho, no entanto, os outros dois bons exercícios chegaram para que conseguisse assegurar o titulo. Parabéns Bruninhaaa :D
Em segundo neste escalão ficou a ginasta Nádia Lourenço(CRDM) seguida da Laura Sales(SFUAP) que também fez uma prova muito interessante seguindo um pouco o exemplo das colegas da SFUAP.


:: Bruna Canilhas ::


:: Laura Sales ::


:: Pódio Esperanças ::

Para terminar o dia de competição ainda teve lugar uma pequena prova de Grupos com seis formações.

Durante a prova(de Juniores) a Maria a Inês e a Carolina(GDEMARP) exibiram os seus exercícios incluídas na ordem de passagem. Estas três Ginastas ficaram isentas da prova de classificação para o Nacional pela participação que tem na SN e aproveitaram para rodar e aprimorar a sua técnica. Diga-se de passagem que não foram exibições 'fantásticas', no entanto, destacaria o exercício de bola da Maria como um bom momento de GR. Toca a trabalhar meninas! ;)
Enquanto isso a nossa representante em Bremen, Rita Vasconcelos, continua em viagem depois do seu fim de semana de provas por terras germânicas.


:: Maria Canilhas ::


:: Inês Morais ::



:: Maria Canilhas ::




resultados da SN 
em Bremen...

Assim, apuradas ginastas de Setúbal e Algarve termina a prova e termino esta crónica mas não sem antes fazer referência aos resultados da SN em Bremen dizendo que ficaram muito aquém das minhas expectativas, não que esperasse pódio, claro que não, mas esperava um pouco mais, mas, ...depois reflectindo sobre o assunto digo para mim mesmo, como é que se poderia querer mais quando as ginastas tiveram tão pouco tempo, e poucas condições, para preparar uma prova deste nível? ...não dá, não se pode ir para uma prova destas com apenas a preparação de quem vai para um Nacional, não dá, ...é muito pouco e depois os resultados são o que são. As mudanças estão a acontecer, mas é preciso mais... mais estágios internacionais, mais apoio escolar, mais condições de treino, mais, mais, mais para mais resultados. Bom, mas isto sou eu prá'qui a dizer coisas.

Fotos cedidas por: Adriano Santos.

12 comentários:

Anónimo disse...

Não têm mais fotos/vídeos da pequenita rita araujo?.... gostava muito de ver este pequeno talento que dizem ser a rainha do pratixável ... :P...

Obrigado, Bjs

Rita Gonçalves disse...

Parabens a todas as ginastas participantes :D

Rita Gonçalves disse...

Parabens a todas as ginastas participantes :D

:: Canilhas :: disse...

...as fotos e os filmes por vezes não são suficientes para relatar certas situações. A Ritinha, só mesmo visto! :D

Infelizmente não temos fotos dela, aliás, nem dela nem de nenhuma ginasta. Não tirámos fotos. :(

As fotos que publicámos foram cedidas pelo pai Adriano Santos que na próxima já sabe, que não pode ter uma falha dessas ;)

Cpts
PC

:: Canilhas :: disse...

Olá Rita,
parabéns a ti também! ;)

Até breve.
Bjs

PC

Anónimo disse...

ok... mas estarei a espera! ;D

Anónimo disse...

Realmente a Rita é qualquer coisa de extraordinário a flexibilidade, a elegância e um sorriso que quase parece envergonhado por fazer tudo tão bem feito. Gostei ver todas mas a Ritinha...
Parabéns à Bruna, primeiro titulo individual deve ter um sabor único.
Já agora um reparo: Não sei de quem é a responsabilidade mas a parte sonora deixou um pouco a desejar, por vezes quase não se ouvia mas o pior foi os frequentes pedidos para as atletas sairem do praticável mesmo quando algumas delas já tinham iniciado o seu exercicio.
Graça Romão

Anónimo disse...

A Carlota Sela desistiu da rítmica?
Maria Armas Terceira

:: Canilhas :: disse...

Olá Graça,...eu que julgava já ter respondido a este comentário. :(

A questão do som é sempre muito delicada. A AGDS usou o sistema de som do pavilhão e pelo que percebi haviam CDs que a aparelhagem se recusava a ler. Imprevisível. O que as organizações tem que ter em conta é o facto de que isto pode acontecer(e vai acontecendo com alguma frequência) e como tal ter um plano B, leia-se, ter um leitor opcional para estas situações, o que não aconteceu. Foi resolvido com um pequeno rádio de treino o que fazia com que a música não chegasse às bancadas. Pormenores a resolver num futuro breve. Espero.

Cpts e até breve

PC

ps. obrigado pela Bruna :)

:: Canilhas :: disse...

Olá Maria :D

A Carlotinha está numa pausa. Prefiro caracterizar assim do que com a palavra "desistir".

Para já não vai participar nas provas deste ano e depois, se encontrar de novo o 'bichinho', seguramente que voltará para perto de nós.

Bjs Maria e vemos-nos em Fafe ;)

PC

Anónimo disse...

Obrigada e Boa Sorte para todas!!!!!!!!!!!
Maria Armas Terceira

Anónimo disse...

Gostaria de treinar ginastica ritmica,em cascais ou estoril ou parede ou carcavelos ou alcabideche !tenho 13 anos e nao sei de nenhum sem ser o clube atlantico de esgrima de casacais ,mas n gosto muito sabes de algum??

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails