26 abril, 2011

Campeonato Nacional de GR

:: Foto by papá :) ::


Terminou 
mais uma época de 
Ginástica Rítmica.

A prova da federação, o Nacional, é isso mesmo, a marcação do termino de uma temporada de ginástica. Algumas ginastas fazem a sua última prova oficial nos escalões em que estiveram pelo menos dois anos e preparam a subida de nível e, por consequência, de exigência técnica. É isto a vida de uma ginasta, passar ciclos desportivos e ...evoluir.


Este Nacional teve, como sempre, muitas 'despedidas' de escalão e com elas algumas vitórias. Em Juvenis e no escalão Júnior as ginastas Adriana Santos e Rita Vasconcelos da SFUAP são exemplo disso saltando cada uma para o escalão seguinte e com duas merecidas vitórias para 'colorir' o facto.
Mas o campeonato fez-se de muitas histórias pessoais, histórias com mais ou menos sucesso desportivo, histórias com mais ou menos medalhas ao peito e, apesar de tudo, todas as ginastas tiveram a sua história pessoal de vitória, ou seja, a participação em mais uma prova maior da sua modalidade de eleição.

CAMPEÃS NACIONAIS
Desportivamente o Campeonato fica marcado pelos títulos de campeãs Nacionais de Carolina Marcelino do SAD(Esp.), da Adriana Santos da SFUAP(Juv.) da Rita Vasconcelos da SFUAP(Jun.) e de Joana Cardoso do GCP(Sen.) qualquer uma destas ginastas com provas muito boas e ...merecedoras do título.
Para uma visão melhor da prova acompanhar os resultados completos em gympor.

O NACIONAL DA MARIA
A Maria conseguiu neste campeonato o 'jackpot' do Bronze, terceiro na geral e em cada um dos quatro aparelhos do seu escalão. Como se previa, foi um escalão competitivo com muitas ginastas em bom plano para os lugares medalhados. Boas prestações das suas colegas da SFUAP mas também das ginastas do SAD, GDEMARP e GCP fizeram com que os lugares no pódio fossem uma incógnita até ao fim do último exercício. A Maria esteve genericamente bem nas suas quatro passagens destacando-se nos exercícios de arco e fita, neste último, com uma indefinição na hora de arrancar com o exercício ...motivo de risada constante cá por casa :) ...mas que depois nada teve a ver com a prova em si. Apesar da nota que lhe foi atribuída, foi segura e completa para o aparelho em questão conseguindo um bom exercício sem perdas de aparelho e sem grandes erros de execução, tão típicos nos exercícios de fita. Infelizmente o mesmo não se pode dizer de Maças aparelho que costuma ter mais acerto mas que, neste Nacional, foi talvez o seu exercício com mais 'ruído' e por consequência o menos conseguido dos quatro. No contexto do nosso Nacional, e depois de observado o vídeo, foi uma prova muito positiva.

:: Foto by Rui Reis ::
:: GRANDE foto captada no exercício de fita da Maria. Foto by Rui Reis ::

A JUVENIL BRUNA
A Bruna teve a sua primeira oportunidade no escalão de Juvenis e, apesar de não ter conseguido um lugar no pódio geral, não defraudou as expectativas. Como já o tinha referido, estou convicto que a menor rodagem em provas este ano terá deixado as suas marcas, acrescendo a isso, a boa forma de algumas das ginastas do seu escalão fizeram com que a pequena Bruna não conseguisse agora, e depois de um ano em que tudo ganhou como Esperança, chegar a uma posição mais relevante na classificação geral de Juvenil. Assim, com uma prova interessante QB consegue maior destaque com a subida ao 3º lugar do pódio no exercício de CORDA.

Com o seu ar característico, a Bruna executou os quatro aparelhos cuidadosamente e, não obstante as pequenas falhas distribuídas pelas suas quatro prestações, deixa no ar o 'perfume' de quem pode chegar um pouco mais longe em próximas provas. Cá estaremos para a apoiar :)

:: Foto by Rui Reis ::
:: Foto by Floriano Morais ::
:: Foto by Rui Reis ::
PROVA DE GRANDE QUALIDADE
Em jeito de conclusão, e apesar de continuar a achar que o novo processo de apuramento(ou talvez a prova de apuramento) não foi justo para algumas ginastas e que este tem ainda a gravidade de retirar importância aos Campeonatos Distritais, tenho que admitir que o resultado final foi um Nacional muito mais equilibrado no que diz respeito à qualidade das executantes o que tornou a prova bem mais emotiva e interessante de acompanhar. É na minha opinião um assunto que merece destaque e diálogo no futuro  na procura de uma solução equilibrada que beneficie ainda mais a modalidade mas acima de tudo, que beneficie ainda mais as ginastas.

:: as Juniores da SFUAP - fotos de Adriano Santos ::
:: as Juvenís da SFUAP - fotos by Adriano Santos ::
:: a Esperança da SFUAP - fotos by Adriano Santos ::

:: As Seniores em prova fizeram um concurso muito interessante e se é justo o pódio deste escalão com a Joana e a Susana em grande forma, é para mim justo fazer um destaque a uma outra ginasta, a Adriana Castro. Excelente prova desta ginasta com quatro exercícios muito interessantes e uma actuação muito segura obtendo o terceiro lugar do pódio. Aliás apetece dizer que a GR Nacional está bem entregue com um grupo muito interessante de Seniores. Na próxima temporada a SFUAP estará novamente representada neste escalão com as nossas ginastas Rita Vasconcelos e Inês Morais. Foto by Floriano Morais ::

:: Excelente claque. Houvessem mais uma ou duas iguais na GR e não haveria claque de futebol que fizesse frente a um pavilhão com uma prova de ginástica rítmica ;) - foto by Rui Reis ::

:: fotos by Floriano Morais ::
No fim da prova a Federação entregou a três ginastas os prémios pela sua dedicação e mérito na modalidade

Susana Abrantes
Recebe neste Nacional o prémio de "Mérito e dedicação de 4º grau" atribuído pela FGP por ocasião do 60º Aniversário desta instituição que teve lugar em Dezembro.

Jéssica Jardim

Distinguida, à imagem do que nos últimos anos tem acontecido, pelo título de campeã Nacional Sénior da época transacta.

Carolina Coelho
Premiada com o prémio "Ginasta do Ano" pela obtenção do estatuto de alta competição resultante da sua classificação no campeonato da Europa.


:: A equipa da SFUAP não foi completa ao Nacional. A Adriana Delicado que por lesão se viu impedida de ir à prova de pré-apuramento e a Rafaela Valente que apesar de ter feito uma prova muito interessante na mesma prova não conseguiu seguir em frente e acompanhar as suas colegas Para elas, elementos importantes deste grupo, uma palavra de apoio e de incentivo. Força meninas ;) ::

AGRADECIMENTOS
Um especial agradecimento aos fotógrafos Adriano Santos, Floriano Morais e Rui Reis pela cedência de imagens para este post.

11 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de ter visto a prova, parecia realmente muito interssante, mas as nótícias do blog também ajudam :)
Mtos Parabéns a todas as ginastas e uma continuação de boa G.R!
Bjs da Terceira
Maria Armas

Anónimo disse...

Maria, tu estás com uns saltos vai lá vai! Espectacular mesmo!
Parabéns miúda.
Bjinhos

Anónimo disse...

Pode explicar-me o que é estatuto de alta competição? (como disse a Carolina Coelho tem-no e foi homenageada por isso)

Obrigada e MUITOS MUITOS MUITOS PARABÉNS PARA A MARIA! Adorei vê-la a ela e a todas as outras júniores e juvenis (especialmente a Adriana Santos), infelizmente não tive oportunidade de ver as Séniores e Esperanças, com muita pena minha...

Beijinhos para toda a família Canilhas!

P.S.: Esta foi das primeiras vezes que vi o Sr. Canilhas a ajuizar uma prova de gr. Parabéns pela sua dedicação a esta modalidade, que tanto parece perdida neste país!

sir4you disse...

Olá Maria Armas
foi uma prova muito interessante sem dúvida e é realmente pena que nem todas as pessoas lá possam ter estado para assistir. Temos que propor à Federação que comece a transmitir a prova pela web para que ninguém fique privado de assistir, ...o que achas da ideia? :)

Bjs e até breve.

sir4you disse...

Cara anónima
de uma forma talvez um pouco básica, uma vez que básico também é o meu conhecimento sobre o assunto, o estatuto de alta competição é um grau desportivo atribuído pelas federações aos seus atletas, (ginastas no nosso caso), que atingem determinados patamares desportivos, patamares estes previamente estipulados pelas federações e comunicados anualmente ao Instituto do Desporto.
Ou seja, a nossa Federação deve ter estipulado um determinado objectivo mínimo para atribuir esse grau a uma ginasta, estes objectivos passam pelos resultados obtidos a nível nacional e internacional(sempre em representação da FGP. Torneios particulares não entram nestas contas), sendo a ginástica rítmica uma modalidade desportiva individual deveria também contar o ranking da ginasta em causa na modalidade(isto a nível nacional), entre outros factores que seguramente haverão mas que eu confesso não conhecer apuradamente para deles falar. Assim, na opinião da FGP, a Carolina Coelho em resultado da sua prestação no Europeu de Juniores do ano anterior e em resultado da sua prestação Nacional foi a ginasta que melhor preencheu os requisitos pré-definidos para receber este grau desportivo. Este grau desportivo é muito importante para uma ginasta que se dedique à modalidade uma vez que lhe atribuirá um 'pacote' muito importante de benefícios, sendo o mais importante para as ginastas da GR, ...o apoio escolar.

Se alguém quiser corrigir ou contribuir para esta discussão com mais informação, tanto melhor :)

Muito obrigado pelo apreço à Maria que lá vai fazendo o seu trabalho o melhor que pode e sim, também na minha opinião, fez uma prova muito interessante neste Nacional.

Cpts e até breve

ps. quanto ao à minha participação na prova, foi a estreia como Juiz Nacional e apesar de algum 'desenquadramento' inicial, acabou por ser uma experiência pessoalmente enriquecedora :)

Anónimo disse...

Acho uma excelente ideia!Ficaria mr agradecida! :D
Bjs e até à próxima
Maria Armas

Anónimo disse...

Acho uma excelente ideia!Ficaria mr agradecida! :D
Bjs e até à próxima
Maria Armas

Caterina Ivanova disse...

Também acho uma excelente ideia. Vamos lá!! :))

Quanto ao nacional, parabéns a todas as participantes, medalhadas ou não... Só o facto de terem lá chegado já é uma victória.

Boa preparação dos conjuntos.

Beijinhos,
Caterina Ivanova

Anónimo disse...

Sr. Canilhas, muitos parabéns às suas meninas pelo Nacional e pelo TIGRA, foram espectaculares!
Gostava de lhe perguntar como é que posso ver as classificações do TIGRA, não consigo ver nem no site nem no facebook...Se me respondesse ficava-lhe muito agradecida. Mais uma vez, parabéns ;)

:: Canilhas :: disse...

Olá, antes de mais e em nome das ginastas, muito obrigado :)

Ainda não consegue ver as classificações porque ainda não conseguimos tempo para as publicar. Penso que hoje à noite ficará publicado no site do TIGRA. Pelo menos faremos esforços para que assim seja.
Obrigado pela visita e até breve.

PC

Anónimo disse...

Podia-me dizer as classificações de santo tirso? Não consigo encontrar em nenhum lado! Obrigada!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails