14 abril, 2011

Resumindo e antevendo...









Depois de um fim de semana muito interessante de competição com uma prova Internacional em Espinho e o Torneio de Páscoa do SAD em Lisboa, as ginastas preparam agora os seus exercícios para o Nacional de Ginástica Rítmica prova esta que fará novamente rumar toda a comunidade da GR ao norte do país...


TORNEIO DE ESPINHO
Por ordem cronológica de acontecimentos referir que o IX INTERNATIONAL TOURNAMENT CIDADE DE ESPINHO - RHYTHMIC GYMNASTICS foi, nos comentários entusiasmados de quem lá esteve, uma competição muito interessante com representantes internacionais de qualidade o que me faz crer que trás ainda mais valor ao segundo lugar da Rita Vasconcelos que apenas deixou ficar à sua frente uma representante Russa. Boas provas em alguns aparelhos para a Inês e Rafaela e mais estofo internacional é o que de resto podemos tirar desta participação que levou as três ginastas e a treinadora Sandra Nunes ao norte do país.
Por cá, e familiarmente falando, ...ficou a pena de não podermos ter assistido.
Foi no entanto por uma boa causa.

:: A nova disposição da sala para a prova e o ambiente vivido no Pavilhão do Algés ::

TORNEIO DE PÁSCOA - SAD
 Já a sul, por Lisboa aconteceu o 12º Torneio de Páscoa de GR um torneio muito participado quer a nível de Clubes quer de ginastas e no qual a Organização tem vindo a investir ao longo dos anos de uma forma muito construtiva e, diria mesmo, didática. Didática porque transparece claramente que um dos objectivos da organização deste Torneio será ajudar os clubes e as suas treinadoras na melhor preparação das ginastas que ano após ano tem participado no Torneio.


Da competição ressaltaria, por razões óbvias, a participação da Maria que conseguiu o título do Torneio (em Juniores) com três provas muito interessantes e das quais destaco o exercício de BOLA. Com uma entrada muito segura em prova (ARCO) encontrou o 'suporte' para os dois exercícios seguintes tendo, como atrás referi, a sua melhor prestação no exercício de BOLA e ainda assim um também muito interessante exercício de MAÇAS. De referir ainda a boa e muito segura prestação da Júnior da casa, Mafalda Matos, e as vencedoras dos restantes escalões que não ofereceram dúvidas nas suas vitórias.

Na comitiva da SFUAP liderada pela treinadora Ana Nunes participaram ainda a Júnior Ana Rita Barata que embora expressiva não foi tão segura como nos tem habituado e a Juvenil Laura Sales com uma prova muito interessante e que na minha modesta opinião talvez merecesse outra posição no ranking do seu escalão.

O Torneio não poderia terminar sem que acontecesse a já tradicional coreografia improvisada ao momento pela coreógrafa do SAD, um momento de grande distracção para as ginastas. :)

Foi sem dúvida uma prova muito interessante e um dia muito bem passado entre a família da Rítmica. Por mim falo.


:: A treinadora Ana Nunes foi chamada e relembrada como ex-ginasta do SAD.
Aqui a medalhar as ginastas do escalão Esperanças ::
:: Foto de família ::

CAMPEONATO
NACIONAL DE GINÁSTICA RÍTMICA

E agora segue-se o Campeonato Nacional de Ginástica Rítmica.
Este ano o CN terá novo formato, uma vez que não conta com as tradicionais finais de aparelho que por norma animavam o fim desta prova. É pena pois tenho a convicção que por vezes algumas ginastas aproveitam estas finais para reforçar o seu estatuto em qualquer um dos aparelhos ou ainda para corrigir alguma 'menor' prestação do concurso geral. Bom, ...mas também tenho a certeza, pelo que comunico com as ginastas, que muitas irão ficar bem mais tranquilas com esta nova realidade. :)

Em competição estarão cerca de 73 ginastas( menos 14 do que o ano passado) mas em contrapartida com uma representação de clubes superior, 19 contra os 14 do campeonato anterior.
Sendo o Pavilhão de Sto. Tirso um bom palco para a modalidade, estarão cobertas(quase) todas as necessidades para a realização de uma boa prova. Com as alterações levadas a cabo pela Federação a prova fica mais 'ligeira' e com um horário menos preenchido. Assim, com início no sábado pela hora do almoço e término no domingo no mesmo período do dia, as ginastas e respectivas comitivas de técnicas e pais estarão livres para rumarem a seus lares mais cedo que o habitual.
Para todos os envolvidos, que seja um grande fim-de-semana de ginástica rítmica.


 Mais algumas imagens do Torneio de Páscoa:

:: O grupo de ginastas Juvenis ::
:: O grupo de ginastas Juniores ::
:: Coreografia de descompressão. Tradicional no Algés ::
:: A boa disposição imperou durante todo o dia.
Confesso a minha curiosidade em saber o motivo de tal gargalhada :) ::
:: Exercício de Arco bem conseguido. Nada melhor para encontrar o mote para o resto da prova ::
:: 'Metade' da qualidade deste exercício na prova de apuramento e a história tinha sido outra.
Vida de ginasta é mesmo assim :) ::

RESULTADOS - TORNEIO DE PÁSCOA 
• JUNIORES
1º - MARIA CANILHAS - SFUAP
2º - MAFALDA MATOS - SAD
3º - INES DEMETRION - SAD
6º - ANA RITA BARATA - SFUAP


 • JUVENIS
1º - BEATRIZ SANTOS - SAD
2º - SARA PRAGANA - SAD
3º - BEATRIZ BRITO - CIRL

4º - LAURA SALES - SFUAP

 • ESPERANÇAS
1º - BEATRIZ COELHO - SAD
2º - CAROLINA MARCELINO - SAD
3º - PATRÍCIA BARQUEIRA - SAD


• INFANTIS
1º - LUANA GOMES - CRDM
2º - CATARINA BRANCO - GCP
3º - RAISSA TRIGO
- EGA

1 comentário:

Maria João Canilhas disse...

Boa Sorte a todas façam bonito e com pika.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails