Enquanto não 'saem' os filmes da equipa completa(falta de tempo e não falta de vontade), deixo-vos uma coreografia das manas Canilhas.
Ainda com algumas provas a decorrer é perceptível que os dois conjuntos da SFUAP (e mais alguns) já tinham terminado a sua participação, era então tempo de dar asas à imaginação e... brincar!
26 julho, 2009
13 julho, 2009
XVII Campeonato Nacional de Conjuntos de GR - GALERIA
Se fizermos uma comparação entre o Nacional Individual(97 ginastas) e esta prova, o Nacional de Conjuntos(130 ginastas), vamos notar a grande diferença no número de participantes, e logo por aí, o grande valor desta 'disciplina' da Ginástica Rítmica. Possibilita um maior número de participantes numa animada e excelente forma de divulgar a modalidade o que justifica uma maior atenção no investimento escolhas e cuidados a dar a este tipo de prova. Não concordam?...
Cento e trinta ginastas (mais algumas ginastas de reserva) foi o número que compôs a grande 'multidão' no praticável do Vendas Novas. Nem todas as actuações foram de grande nível, mas também isso não é o mais importante. O mais importante e que obrigará a alguma reflexão é por exemplo o curto número de ginastas Seniores e Esperanças* da nossa modalidade, assunto que cola a algumas das actuais preocupações da GR, e talvez até num sentido mais lato, ao desporto Nacional.
Bom, mas voltando à prova, constatar a criatividade de alguns conjuntos com posições de partida altamente 'pictóricas' e colaborações entre ginastas bem animadas e em alguns casos, bem complicadas, neste âmbito (como diria um amigo) os conjuntos da SFUAP nos seus escalões, estiveram ao melhor nível. O Conjunto Sénior do GCP também muito interessante assim como o Conjunto Júnior do SAD, que apesar do grande desalinho entre estatura de ginastas conseguiu disfarçar e convencer, diria mesmo que, soube tirar partido desse factor nas suas composições. De destacar também o conjunto GCST (Júnior) e o CNM(Júnior), se no primeiro as suas prestações foram muito boas e conseguem um merecido segundo lugar, já o segundo, também com uma rotina muito interessante, esteve como já sabemos, muito mal na sua primeira passagem arredando por completo qualquer hipótese de chegar aos lugares cimeiros e a realidade é que tinham essa possibilidade como ficou demonstrado no segundo exercício quando as ginastas 'decidiram' fazer o que sabiam.
Notou-se um grande 'fosso' entre os conjuntos de pódio e os que ficam logo a seguir um facto que retira alguma competitividade à prova sendo que este factor foi menos visível no escalão Júnior onde as pontuações estiveram muito equilibradas até mesmo ao fim.
Fiquem então com esta GALERIA DE IMAGENS DO NACIONAL que como já sabem, não é um trabalho profissional(longe disso) mas serve para dar uma ideia da prova.
* - Vale à GR a reserva do Boavista caso este consiga manter todas as suas Infantis.
.
09 julho, 2009
XVII Campeonato Nacional de Conjuntos de GR - antes da prova
Antes da prova, reunimos, com calma e preparámos a comitiva para enfrentar a calma* do Alentejo.
Todos a bordo, arrancamos para Vendas Novas com um plano de viagem controlado para cedo estarmos no recinto da prova, e assim foi, chegámos cedo, aliás, 'abrimos' o pavilhão, escolhemos um sitio e começámos a preparar a prova. Logo a seguir começam a chegar um e outro e mais outro clube, os agradáveis momentos de rever algumas caras e amigas são gratificantes, cumprimentos beijos e abraços até a multidão de ginastas, treinadoras e juízes se instalar por completo no recinto. O tradicional ambiente de Conjuntos estava então completo.
As treinadoras passavam as últimas notas, as ginastas treinavam as suas colaborações e lançamentos, arrumavam os nervos na 'prateleira' e preparavam-se para a prova. O Pavilhão aquecia mais uns graus, talvez um grau por minuto, talvez um grau por cada passagem de pódio, talvez...
Com a maquillaje pronta, os fatos e aparelhos no ponto, chega a hora do desfile de apresentação das ginastas, mas não sem antes terem parado um pouco para se reconfortar com um pequeno snack, não um bom e tradicional prato Alentejano mas sim algo mais prático, leve e rápido.
::
a Maquillaje é um momento de descontracção antes de qualquer prova.
A Inês comprometida com o lápis e a Maria provoca a Baratinha que está mais numa de relax
::
a Maquillaje é um momento de descontracção antes de qualquer prova.
A Inês comprometida com o lápis e a Maria provoca a Baratinha que está mais numa de relax
::
::
as pikis Joana e Bruna, caso para dizer quem apoia quem???
::
as pikis Joana e Bruna, caso para dizer quem apoia quem???
::
::
segundos antes do desfile inicial e a Bruna preocupada por ter que o comandar
::
::
o 'comboio' de ginastas a entrar para o praticável
::
::segundos antes do desfile inicial e a Bruna preocupada por ter que o comandar
::
::
o 'comboio' de ginastas a entrar para o praticável
::
a multidão reunida
::
* - para os menos familiarizados com o maravilhoso calão alentejano 'calma' significa, (além do normal sentido da palavra), CALOR. E que 'calma' estava no grande Alentejo ;)
.
07 julho, 2009
XVII Campeonato Nacional de Conjuntos de GR
Se bem me recordo, esta época de conjuntos foi para nós a mais carregada de pequenas 'ocorrências extra concurso' dos últimos anos. Nem vou especificar, mas a verdade é que até chagarmos ao fim da temporada um pouco de tudo aconteceu.
Apesar disso, os conjuntos funcionaram bem. As pequeninas Esperanças engrenaram e a 'máquina' funcionou quase na perfeição, já no caso das grandes, as Juvenis, a coisa não foi tão linear, no entanto, sempre se conseguiu a concordância necessária para se seguir em frente e, ainda melhor, seguir em frente e ganhar.
Depois das vitórias em Sto Tirso e na Costa da Caparica, os conjuntos desceram um pouco mais no mapa mostraram ao Alentejo os seus arrojados exercícios e, uma vez mais, Venceram. Apesar de se sentir que estes dois conjuntos não chegaram a atingir o nível de acerto que se pretendia (perfeitamente compreensível no pouco tempo de treino e provas disponível), as suas apresentações não deixaram de cativar e arrebatar o público que as viu.
Neste Nacional as Esperanças SFUAP entraram em força e determinadas logo na primeira passagem, falhando um pouco apenas em alguns alinhamentos e sincronismos mas sem qualquer falha grave e em consequência conseguem uma das melhores notas de toda a competição. A segunda passagem foi igualmente boa mas duas quedas de aparelho não permitiram manter o nível e as notas baixaram um pouco. Um exercício arrojado em que nem a inexperiência inicial de algumas das ginastas (a Bruna e a Joana nunca tinha trabalhado este aparelho) foi impeditivo de se atingir o sucesso e se sagrarem Campeãs Nacionais de Conjuntos no escalão.
O pódio das pequenas ginastas ficou completo da seguinte forma: Primeiro a SFUAP - 34,950pts, segunda posição GCP - 27,825pts e em terceiro o SAD - 25,900pts
CLASSIFICAÇÃO FINAL DE ESPERANÇAS (site FGP)
As Juvenis da SFUAP fizeram o percurso contrário ao das Esperanças, ou seja, entram menos seguras e compensaram na segunda passagem. Também com um elevado grau de dificuldade no exercício, as Juvenis não se fizeram rogadas e não quiseram deixar créditos por mãos alheias, encheram-se de confiança e na derradeira prova, ...venceram.
Sem falhas comprometedoras as ginastas apresentaram os exercícios com alegria e concentração necessária para uma boa nota, apenas alguns desequilíbrios ou desalinhos nas formações que não foram suficientes para lhes tirar o titulo de Campeãs Nacionais.
O pódio Juvenil ficou então com a seguinte formação: em Primeiro lugar a SFUAP - 35,050pts, em Segundo o SAD - 28,900pts e em Terceiro o CRDM (27,750pts).
CLASSIFICAÇÃO FINAL DE JUVENIL (site FGP)
Nos outros escalões, de salientar a competitividade em JUNIORES, onde se notaram as menores diferenças entre os três primeiros lugares e onde também podemos evidenciar alguma quebra de rendimento no GDEMARP e CNM, apesar deste último ter no fim conseguido mostrar um pouco da sua qualidade com um exercício quase limpo 'sacando' mesmo a melhor nota do escalão. Este escalão podia ter tido uma história diferente se a primeira passagem do CNM não tivesse sido tão 'comprometedora', no entanto o desporto é mesmo assim, a regularidade e o acerto tem que estar presentes do principio ao fim da competição, caso contrário...
Em SENIORES, a história é na realidade um pouco desinteressante. O GCP sagra-se campeão Nacional numa prova em que apenas haviam três conjuntos e onde dois desses ficaram muito aquém daquilo que seria espectável numa primeira divisão de GR. Não se pode no entanto deixar de dizer que o conjunto do GCP esteve bem e que fez o suficiente para conseguir o titulo de Campeão Nacional(nota + para a composição musical apresentada).
CLASSIFICAÇÃO FINAL DE JÚNIOR e SÉNIOR (site FGP)
Em Vendas Novas, esperava-nos um CURTO pavilhão desportivo, demasiado curto, para a prova que iria receber. Uma vez mais, um pavilhão sem condições para um Nacional. Compreende-se o objectivo de descentralização da Modalidade(se é que foi esta a ideia) mas, para uma prova Nacional é necessário o melhor que tivermos disponível e este pavilhão não o é seguramente. Sem espaço para o elevado número de conjuntos presentes as ginastas 'amontoavam-se' no cubículo destinado aos treinos e aquecimentos com os inevitáveis acidentes a acontecer, Maças, Cordas e Arcos a encalhar e bater por todo o lado e nem mesmo a equipa coordenadora de juízes a comandar o tempo de praticável conseguiu dar alguma organização neste caos em que uma vez mais as ginastas foram as grandes prejudicadas. A juntar a isto o reduzido painel de juízes a reportar uma vez mais para a contenção de custos vigente na modalidade. À custos que não se podem evitar...
A SFUAP termina o Nacional sendo o único clube a conseguir dois títulos, depois de se ter sagrado vencedora em todas as provas em que participou.
Às pequenas Bruna Canilhas, Adriana Santos, Joana Silva, Adriana Delicado e Carlota Sela que tanto sofreram com as duras Maças e às 'grandes' Maria Canilhas, Rafaela Valente, Ana Rita Barata, Rayane de Deus, Rita Vasconcelos, Inês Morais, que souberam crescer um pouco mais e vencer obstáculos de natureza humana, um GIGANTESCO 'VIVA!!!'
Parabéns também à Inês Santos e Catarina Lopes que apesar de não terem participado em nenhum conjunto foram sempre um apoio presente durante a época.
Claro está que estas vitórias não seriam possíveis sem uma determinada equipa técnica composta pelas treinadoras Sandra e Ana Nunes e também Elena Silva, parabéns também para elas. Ainda uma palavra para o Clube que deu uma prova de reconhecimento com a melhoria de condições de treino disponibilizando um novo praticável, algo que já tardava em chegar mas que é agora uma realidade.
E agora, UMAS BOAS E MERECIDAS FÉRIAS para todas as ginastas.
.
03 julho, 2009
XVII Campeonato Nacional de Conjuntos de GR
Após sensivelmente dois meses de trabalhos e algumas provas, as ginastas vêm chegar o derradeiro desafio de conjuntos desta época, o 'XVII Campeonato Nacional de Conjuntos de GR'.
Com a época de conjuntos a iniciar em Sto Tirso e numa prova bem animada, as ginastas tiveram aí a sua primeira oportunidade de testar o trabalho que até então tinham desenvolvido. A SFUAP participou com os seus dois conjuntos e apesar de a prova ter corrido muito bem(para a primeira), em jeito de estudo acabou por tirar ilações do que era necessário fazer para as provas Nacionais. Já no Distrital as ginastas embora com mais treino e rodagem de exercícios, (ainda que essa rodagem tenha sido feita no clube e em um ou dois saraus que entretanto participaram), iniciaram a prova muito inseguras e desconcentradas assustando e desconcertando público treinadoras e pais, felizmente, 'limparam' a imagem negativa com uma segunda passagem mais acertada repondo assim os necessários níveis de confiança do conjunto.
Agora, preparadas para o Nacional, grandes e pequenas esperam estar à altura da importância desta última prova e acabar a temporada em grande.
Nós acreditamos que vão estar. Força conjuntos!
PROGRAMA DE COMPETIÇÃO
4 Julho de 2009
11h30 - Abertura do Recinto
12h00 - Reunião de Juízes
13h00 - Aquecimento: Praticável de Aquecimento e de Competição – ESPERANÇAS e JUVENIS
14h15 - Desfile de Apresentação de TODOS OS CONJUNTOS
14h30 - Início da Competição ESPERANÇAS e JUVENIS
16h30 - Intervalo
16h45 - Aquecimento: Praticável de Aquecimento e de Competição – JUNIORES e SENIORES
17h20 - Início da Competição - JUNIORES e SENIORES
18h50 - Cerimónia Protocolar de TODOS OS CONJUNTOS
19h10 - ENCERRAMENTO
Pavilhão Municipal Vendas Novas (ao lado das piscinas)
Cubes Presentes:
SOCIEDADE FILARMÓNICA UNIÃO ARTÍSTICA PIEDENSE
GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS
SPORT ALGÉS E DAFUNDO
GRUPO DESPORTIVO DA EMARP
CLUBE INSTRUÇÃO E RECREIO DO LARANJEIRO
ACADEMIA GR AVEIROGYM
ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE ESPINHO
CLUBE ATLÂNTICO DE ESGRIMA
BOAVISTA FUTEBOL CLUBE
CASA DO POVO DE CORROIOS
CENTRO NORTON MATOS
GINÁSIO DE SANTO TIRSO
CLUBE RECREATIVO DO FEIJÓ
CLUBE RECREATIVO E DESPORTIVO DE MIRATEJO
CLUBE DESPORTIVO NACIONAL
A todas as ginastas uma boa prova.
.
Com a época de conjuntos a iniciar em Sto Tirso e numa prova bem animada, as ginastas tiveram aí a sua primeira oportunidade de testar o trabalho que até então tinham desenvolvido. A SFUAP participou com os seus dois conjuntos e apesar de a prova ter corrido muito bem(para a primeira), em jeito de estudo acabou por tirar ilações do que era necessário fazer para as provas Nacionais. Já no Distrital as ginastas embora com mais treino e rodagem de exercícios, (ainda que essa rodagem tenha sido feita no clube e em um ou dois saraus que entretanto participaram), iniciaram a prova muito inseguras e desconcentradas assustando e desconcertando público treinadoras e pais, felizmente, 'limparam' a imagem negativa com uma segunda passagem mais acertada repondo assim os necessários níveis de confiança do conjunto.
Agora, preparadas para o Nacional, grandes e pequenas esperam estar à altura da importância desta última prova e acabar a temporada em grande.
Nós acreditamos que vão estar. Força conjuntos!
PROGRAMA DE COMPETIÇÃO
4 Julho de 2009
11h30 - Abertura do Recinto
12h00 - Reunião de Juízes
13h00 - Aquecimento: Praticável de Aquecimento e de Competição – ESPERANÇAS e JUVENIS
14h15 - Desfile de Apresentação de TODOS OS CONJUNTOS
14h30 - Início da Competição ESPERANÇAS e JUVENIS
16h30 - Intervalo
16h45 - Aquecimento: Praticável de Aquecimento e de Competição – JUNIORES e SENIORES
17h20 - Início da Competição - JUNIORES e SENIORES
18h50 - Cerimónia Protocolar de TODOS OS CONJUNTOS
19h10 - ENCERRAMENTO
Pavilhão Municipal Vendas Novas (ao lado das piscinas)
Cubes Presentes:
SOCIEDADE FILARMÓNICA UNIÃO ARTÍSTICA PIEDENSE
GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS
SPORT ALGÉS E DAFUNDO
GRUPO DESPORTIVO DA EMARP
CLUBE INSTRUÇÃO E RECREIO DO LARANJEIRO
ACADEMIA GR AVEIROGYM
ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE ESPINHO
CLUBE ATLÂNTICO DE ESGRIMA
BOAVISTA FUTEBOL CLUBE
CASA DO POVO DE CORROIOS
CENTRO NORTON MATOS
GINÁSIO DE SANTO TIRSO
CLUBE RECREATIVO DO FEIJÓ
CLUBE RECREATIVO E DESPORTIVO DE MIRATEJO
CLUBE DESPORTIVO NACIONAL
A todas as ginastas uma boa prova.
.
Subscrever:
Mensagens (Atom)