A Maria participou na TAÇA AGDS na equipa 1 da SFUAP. Composta pelas ginastas Ana Rita Barata, Rayane de Deus, Maria Canilhas, Adriana Delicado e pelas duas pikis Joana Silva e Bruna Canilhas. Na equipa 2 estavam as restantes colegas Catarina Lopes, Rita Vasconcelos, Inês Morais e Rafaela Valente.
Com exercícios acabados há poucos dias umas, vindas de períodos de convalescença outras e ainda outras com pequenas mazelas de início de época o cenário não se afigurava muito bom, no entanto as ginastas mostraram que querem estar bem e passaram os seus exercícios de uma forma muito digna e até competente.
Claro que os desequilíbrios foram uma constante e o 'ar perro' de algumas ginastas indisfarçável no entanto isso era já espectável e esta prova serve mesmo para isso, para desemperrar e ganhar acerto.
A Maria executou os seus exercícios de BOLA CORDA e ARCO e foi em Corda que se mostrou mais à vontade denotando no entanto ainda alguma insuficiência física para que consiga executar o exigente exercício na perfeição. Em BOLA três perdas de aparelho das quais o final não permitiram encher o olho com um exercício que depois de afinado será muito bonito de ver. A Maria tem uma relação muito especial com a BOLA mas acredito que depois de 'uma conversinha entre as duas' as coisas melhorem substancialmente. Em ARCO, um exercício acabado há 'meia dúzia' de dias e também muito exigente fisicamente, ainda se notou o aparelho muito encostado ao corpo e com movimentos não muito fluidos, parece-me no entanto que melhorada a condição física, já mencionado atrás, e também alguma técnica de aparelho será mais um exercício de bonito recorte assim a ginasta lhe consiga transmitir a expressividade que a música e movimentos lhe pedem.
No enquadramento geral das prestações da prova, a Maria esteve muito bem, embora uma vez mais tenha sido ela a primeira a desaprovar alguns dos seus erros nos exercícios. É bom que assim seja...
FOTOS: Ana Duarte