Numa prova com dois objectivos super importantes a 'SFUAP Team'* partia consciente da suas capacidades mas acima de tudo humilde na sua postura. Revalidar o título de vencedoras da Taça de Portugal e em paralelo conseguir marcar presença nos trabalhos da Selecção Nacional eram tarefas mais que suficientes para que as ginastas da SFUAP ficassem expectantes e, porque não, até com alguma ansiedade pelos resultados finais. Felizmente essa ansiedade não atrapalhou...
Com a responsabilidade de executar três aparelhos para a TP, a Maria esteve segura confiante e as suas provas correram muito bem em relação a outras já disputadas esta temporada. Ou pela importância do evento ou pela maior rodagem dos exercícios o resultado foi o melhor pessoal até então. Sinal de evolução...
A prova de MAÇAS, a primeira que apresentou, foi provavelmente o seu exercício mais limpo, segura sem grandes falhas acompanhou o tango argentino e arrancou um bonito momento de ginástica. Às MAÇAS seguiu-se a BOLA, um exercício complexo e com grandes dificuldades que a Maria executou quase na perfeição até ao momento da última recepção de aparelho, aí, um movimento corporal imperfeito fez com que a BOLA batesse no joelho e, praticamente, acabasse com o exercício. Falhado um risco e mais alguns movimentos finais a nota deste exercício viria a ser a sua mais baixa na TP. Por fim, a contar para a competição, o exercício de CORDA, indiferente ao que se passou em BOLA, a Maria esteve bem sem erros graves tendo apenas uma 'ponta solta' provocando alguns segundos de imprecisão nos movimentos correctos do exercício o que seguramente lhe rendeu a penalização mais 'dura' ao longo do minuto e trinta da sua prova.
Ainda em formação no escalão, a Maria cumpriu suficientemente com o que lhe era pedido e numa observação a nível geral, o resultado, só pode ser considerado satisfatório.
__________________________________________________________________________________
Observação para a selecção das ginastas a participar no Campeonato da Europa de Juniores 2010
Incorporada no grupo de vinte e duas juniores a Maria esteve, em paralelo com a TP, em observação para a Selecção Nacional de Juniores.
Incorporada no grupo de vinte e duas juniores a Maria esteve, em paralelo com a TP, em observação para a Selecção Nacional de Juniores.
Já em tempo de repouso, quando questionada sobre o dia de provas que tinha passado acaba por confessar que, 'nem pensei nesse pormenor, queria mesmo era fazer bem os meus exercícios'. Talvez a 'táctica' tenha resultado e afastado alguma pressão da sua participação e, (embora o aparelho que fez no fim da prova, ARCO, até tenha corrido bem, acabou por ser o exercício onde se notou alguma falta de 'pilhas' aliás, factor visível na esmagadora maioria das ginastas, principalmente nas que participaram na TP) a Maria acabou por ser seleccionada para continuar a crescer na modalidade perto das suas colegas mais experientes no escalão e a trabalhar para o objectivo maior que é a possibilidade de representar o país com o seu trabalho.
Parabéns Maria :)
:: depois do pódio não houve tempo para grandes comemorações, pois todas ainda tinham que prestar provas para a SN, principalmente a Ana Rita Barata(exelente prestação) e a Rayane de Deus ::
:: Infelizmente, com a Observação relegada para depois da TP, as ginastas tiveram pela frente uma bancada quase vazia de público ::
:: Sandra e Ana Nunes abordando as contigências da prova ::
:: a boa disposição é um principio para que tudo corra pelo melhor ::
SFUAP Team - Rayane de Deus, Ana Rita Barata, Maria Canilhas, Inês Morais, Ana Rita Vasconcelos e Catarina Lopes. Sandra e Ana Nunes.
.