Enquanto não actualizamos aqui as notícias do TIGRA, e porque foi o TIGRA a causa do grande atraso nesta notícia, fiquem com este post sobre As Selecções Portuguesas das várias modalidades gimnicas que a 20 de Março se encontraram na Guarda. A Gala de Ginástica 2010 é um evento organizado pela Câmara Municipal e por uma entidade privada juntando num pavilhão, neste caso o Pavilhão de S. Miguel, as várias Selecções de ginastas de modalidades como Trampolins, Ginástica Acrobática, Tumbling, Ginástica Artística Feminina, Ginástica Artística Masculina, Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica, TeamGym, GpT e Fitness.
A representação da nossa modalidade esteve a cargo das ginastas Maria, Inês e Rita da SFUAP da Classe de Competição do CNM, da Cátia Henriques do CRP e Jéssica Jardim do CDE. A Ginasta Joana Cardoso, por ter prova na mesma altura não acompanhou a comitiva até à Guarda.
O sarau foi tão rápido que nem deu para as fotos da ordem, no entanto, a viagem foi suficientemente longa para travar novos conhecimentos e fazer algumas imagens para o livrinho de memórias.
30 março, 2010
18 março, 2010
As fotos da Maria.
A fotografia é um trabalho muito técnico mas também, uma arte de inspiração, criatividade e, para muitos, um vício.
Para um trabalho de qualidade é indispensável equipamento adequado ao meio mas também o conhecimento para o usar, e na Rítmica, todos procuramos captar imagens das nossas ginastas nas melhores posições, naquele ponto exacto em que o movimento é considerado como executado e de preferência, com excelência, mas, na sua esmagadora maioria, todos o fazemos sem o equipamento mais recomendado. Resultado!?! ...o resultado é um trabalho desfocado e sem recorte fazendo-nos rogar umas belas pragas às máquinas que usamos. Enfim, por vezes a culpa também não é só das máquinas :)
E assim vamos passando os anos, de fim-de-semana em fim-de-semana, milhares e milhares de fotos fazem as nossas memórias e mais tarde, a memória das nossas ginastas. Quem o faz afirma ser já um vício. Concordo, sofro do mesmo mal.
Mas nem sempre somos nós pais os fotógrafos. Por vezes são as próprias ginastas que carregam a máquina e quando isso acontece:
:: A foto mais desejada. Este ano julgava-se impossível no entanto aí está, a GRANDE Bessonova, para felicidade da Maria ::
:: No autocarro a caminho de Portimão, Maria e Inês ::
:: Já no Hotel Carolina Coelho, Inês Morais, Rita Vasconcelos e Cátia Henriques ::
:: Bruna a Patriota ::
:: Espectacular recinto desportivo ::
15 março, 2010
Caçadoras de Autógrafos em Portimão
Ao ver aqui a piquinina Bru a fazer uns desenhitos lembrei-me de uma profissão que havia em abundância em Portimão. Refiro-me às ...'caçadoras de autógrafos'(CA)
Durante este fim de semana alongado as CA foram implacáveis a desenvolver a sua actividade. Aninhadas nas bancadas, mal as ginastas acabavam os seus exercícios as CA voavam até à zona do 'kiss and cry' para não mais de lá saírem, a não ser com a assinatura de uma ginasta, fosse ela mais ou menos famosa.
Ao observar de longe esta actividade reparei que, para meu espanto, as 'presas' até gostaram da interacção e com prazer rabiscaram dezenas e dezenas de folhinhas de pequenos blocos carregados pelas também pequininas 'caçadoras de autógrafos', sendo que o ritual acabava muitas vezes com a obrigatória fotogrfia para o album de memórias. E se elas não gostassem de dar autógrafos, como é que a Brunix conseguiría os seus quarenta rabiscos só nesta edicção?!? :D
Taça do Mundo de Portimão/Torneio Internacional de Portimão
Terminada que está esta edição do Torneio de Portimão, e antes de tecer mais comentários às prestações desta ou daquela ginasta, deste ou de outro país, apetece-me dizer que foi uma extraordinária festa de ginástica rítmica.
Um torneio muito bem organizado com as melhores ginastas para um público 'gigantesco' no que diz respeito à rítmica. Foi uma excelente promoção da modalidade.
As nossas ginastas tiveram oportunidade para crescer um pouco mais. Sofreram com a pressão de entrar num novo palco, de enfrentar um painel de juízes internacional e um público '500' vezes maior do que aquele a que estão habituadas. Cresceram na modalidade, disso não resta a menor dúvida.
O público, mais ou menos entendido na matéria, vibrou, apoiou e acredito que ficou ansioso por mais. A claque de pais das ginastas participantes esteve unida divertida e participante e de todo o país, ilhas incluídas, chegaram pessoas da modalidade com ginastas para ver ao vivo e a cores as internacionais cheias de técnica graciosidade e movimentos quase impossíveis até de imaginar quanto mais executar. Chega a parecer desumano conseguir atingir tal nível de qualidade gímnica.
Quatro dias de provas mas também quatro dias de diversão convívio e troca de experiências, quatro dias que terminam numa gala com jantar e discoteca onde se pode deitar fora toda a pressão que um evento competitivo cria nas ginastas e pelo relato em directo da discoteca, a coisa está a correr maravilhosamente bem!
Parabéns às ginastas Nacionais e também à organização conjunta deste Evento.
14 março, 2010
Qualidade em abundância...
...nas finais do Torneio de Portimão.
As finais por aparelho da prova das Juniores foram, durante hora e pouco, momentos super entusiasmantes de qualidade gímnica. Trinta e três exercícios em que cada um trazia o seu ponto de interesse e actuações carregadas de qualidade. Este escalão apresentou uma qualidade extraordinária com as ginastas a reinventarem lançamentos, recepções, pivots incríveis, criarem novos desenhos com os aparelhos em pleno voo, enfim, um manancial de 'truques' de deixar o público sem respiração. Muito bom. Sendo difícil destacar alguém, lembraria o exercício da ginasta Bielorussa em Bola que depois de um extraordinário trabalho, na última recepção deixa a Bola sair acabando sem o aparelho mas ganhando talvez a maior salva de palmas do dia tal fora a beleza e perfeição do seu trabalho. Uma ginasta a ter em conta...
As nossas ginastas Cátia Henriques nas finais de Maças e a Carolina Coelho nas finais de Bola mas a participar extra concurso, passaram os seus exercícios e, dentro dos seus parâmetros, animaram as claques nacionais que estiveram em força a apoiar. Foi também um bom momento no Arena, pena o convite de participação extra concurso não poder ser extensível a mais ginastas e aproveitar este extraordinário evento para rodar as ginastas que estão nos planos da Federação para futuras representações Nacionais.
SENIORES
Nas Seniores, no inicio da jornada de sábado, destacaria o trabalho das Darias Russas e também a aparente falta de forma da Kanaeva que me fez pensar que, muita falta faz a uma ginasta uma boa concorrente. Com a saída da Anna Bessonova a Kanaeva parece ter 'descansado' um pouco e com a principal concorrência e chegar do seu país parece ser mais fácil para ela ir fazendo a gestão de esforço suficiente para ganhar. Como resultado dessa gestão o seu raro terceiro lugar em Arco.
A Joana Cardoso e a Jéssica Jardim, estiveram ao nível das suas primeiras passagens de sexta feira aparentando no entanto, principalmente no caso da Joana, a melhoria em relação à ansiedade apresentada nas primeiras passagens, já a Jéssica, mais rodada, passou os seus dois exercícios com maior naturalidade e também ela dentro da sua habitual bitola de qualidade.
CONJUNTOS
A completar o calendário do dia(entre as Seniores e as Juniores) tivemos também o prazer de observar as passagens do conjuntos de duas Cordas e três Fitas com coreografias alguns e acerto incrível outros mas com grande expectacularidade todos.
Hoje Domingo teremos mais finais e as ginastas terão mais uma vez pela frente um público ávido de boa Ginástica Rítmica.
.
13 março, 2010
Kiss and Cry
Aqui ficam algumas fotos do convívio das ginastas Social_Portimão Apesar de por dentro estar tudo num reboliço de emoções, questões e dúvidas, a Maria conseguiu arrancar um sorriso, técnico mas um sorriso, para a foto. Não fosse ela ficar menos bem numa fotografia. Isso é que não ;) Linda! Photo By: Ricardo Vasconcelos |
Sexta feira em Portimão
Ontem, sexta feira terminou a competição das Juniores e o saldo, para um grupo de estreantes Nacionais, acho que assim as podemos caracterizar, acaba por ser razoável.
JUNIORES
As restantes Juniores em competição, Carolina Coelho e Cátia Henriques, entraram na prova seguindo um pouco a toada do resto da equipa, insegurança.
A Carolina Coelho consegue, com uma prova muito cautelosa, chegar ao fim do exercício de Bola sem falhas graves mas no entanto sem conseguir mostrar um exercício que cative, convença e principalmente, que 'facture' uma boa nota, 22.350 foi a sua pontuação, somatório que não lhe permitiu mais que um 15º lugar na geral. A Cátia, das Juniores a mais rodada, entrou com alguma confiança e fez, para mim uma das melhores provas que lhe vi mostrar em competição. Com o seu aparelho mais forte, as Maças, entrou com genica e a fazer parecer que estava ali o exercício que viria a marcar a diferença, no entanto, três perdas de aparelho, desequilíbrios e outras pequenas falhas lá me retiraram o sonho e voltámos à mesma regra do resto do team. Apesar de tudo o Júri atribui uma nota de 23.250 ao seu exercício e com o 7ª posição na tabela, a Cátia consegue o único lugar Português nas finais da prova. Vamos torcer por ela!
CLASSIFICAÇÃO JUNIOR
SENIORES
Após um generoso intervalo para retemperar emoções e claro, esticar um pouco o corpinho, porque esta coisa de passar um dia inteiro sentado nas cadeirinhas de plástico de um pavilhão(magnifico que seja) tem muito que se lhe diga, seguiu-se o Grupo B das Seniores, grupo onde actuavam as melhores ginastas e também as nossas Seniores Joana Cardoso e Jéssica Jardim.
Uma 'aparatosa' queda de aparelho e um grande desequilíbrio marcaram o inicio do exercício de Arco da Joana, assustador, talvez tenha decidido errar tudo no princípio para depois acabar bem e foi isso que aconteceu, depois destes erros a Joana concentrou-se no seu trabalho e executou o resto da rotina sem mais falhas visíveis graves, no entanto, não conseguiu esconder o tão característico nervosismo transversal a todas as nossas ginastas. Em Corda, a Joana parecia outra, afastou os nervos iniciais e fez o seu exercício 'à moda da Joana Cardoso', com genica graciosidade elegância e com movimentos bem marcados. Hoje poderemos vê-la e apoiar em Bola e Fita.
A Jéssica executou o seu exercício de corda com alguma genica e, embora um pouco 'fora de forma', consegue surpreender pelos seus movimentos e força que demonstra. Em Arco também esteve relativamente bem, sem falhas graves mas os sucessivos desequilíbrios, ainda que pequenos, os movimentos pouco marcados, e outras pequenas mas constantes falhas de aparelho e corporais prejudicam muito a prova da Jéssica não permitindo melhores resultados. A Jéssica foi no entanto quem mais à vontade se mostrou e a isso não fica alheio o facto de ser realmente a ginasta com um histórico de internacionalizações mais marcado. Boa sorte para o dia de hoje.
CLASSIFICAÇÃO SÉNIOR
A prova da Seniores está a meio e hoje esperamos, depois do impacto inicial para as nossas ginastas, nervos fora e vê-las mais fortes, determinadas e com espirito para chegar longe.
Antes de terminar, referenciar a nossa Júnior extra concurso de ontem, a Inês Morais que executou um exercício de Bola. Com um bom arranque de prova consegue até ao segundo terço do seu exercício aguentar bem a pressão momento em que uma perda de aparelho a desconcentra para não mais recuperar o equilíbrio que tinha até então. Foi também para ela, mais uma oportunidade de crescer na modalidade e nesse sentido evoluir para outras etapas.
JUNIORES
As restantes Juniores em competição, Carolina Coelho e Cátia Henriques, entraram na prova seguindo um pouco a toada do resto da equipa, insegurança.
A Carolina Coelho consegue, com uma prova muito cautelosa, chegar ao fim do exercício de Bola sem falhas graves mas no entanto sem conseguir mostrar um exercício que cative, convença e principalmente, que 'facture' uma boa nota, 22.350 foi a sua pontuação, somatório que não lhe permitiu mais que um 15º lugar na geral. A Cátia, das Juniores a mais rodada, entrou com alguma confiança e fez, para mim uma das melhores provas que lhe vi mostrar em competição. Com o seu aparelho mais forte, as Maças, entrou com genica e a fazer parecer que estava ali o exercício que viria a marcar a diferença, no entanto, três perdas de aparelho, desequilíbrios e outras pequenas falhas lá me retiraram o sonho e voltámos à mesma regra do resto do team. Apesar de tudo o Júri atribui uma nota de 23.250 ao seu exercício e com o 7ª posição na tabela, a Cátia consegue o único lugar Português nas finais da prova. Vamos torcer por ela!
CLASSIFICAÇÃO JUNIOR
SENIORES
Após um generoso intervalo para retemperar emoções e claro, esticar um pouco o corpinho, porque esta coisa de passar um dia inteiro sentado nas cadeirinhas de plástico de um pavilhão(magnifico que seja) tem muito que se lhe diga, seguiu-se o Grupo B das Seniores, grupo onde actuavam as melhores ginastas e também as nossas Seniores Joana Cardoso e Jéssica Jardim.
Uma 'aparatosa' queda de aparelho e um grande desequilíbrio marcaram o inicio do exercício de Arco da Joana, assustador, talvez tenha decidido errar tudo no princípio para depois acabar bem e foi isso que aconteceu, depois destes erros a Joana concentrou-se no seu trabalho e executou o resto da rotina sem mais falhas visíveis graves, no entanto, não conseguiu esconder o tão característico nervosismo transversal a todas as nossas ginastas. Em Corda, a Joana parecia outra, afastou os nervos iniciais e fez o seu exercício 'à moda da Joana Cardoso', com genica graciosidade elegância e com movimentos bem marcados. Hoje poderemos vê-la e apoiar em Bola e Fita.
A Jéssica executou o seu exercício de corda com alguma genica e, embora um pouco 'fora de forma', consegue surpreender pelos seus movimentos e força que demonstra. Em Arco também esteve relativamente bem, sem falhas graves mas os sucessivos desequilíbrios, ainda que pequenos, os movimentos pouco marcados, e outras pequenas mas constantes falhas de aparelho e corporais prejudicam muito a prova da Jéssica não permitindo melhores resultados. A Jéssica foi no entanto quem mais à vontade se mostrou e a isso não fica alheio o facto de ser realmente a ginasta com um histórico de internacionalizações mais marcado. Boa sorte para o dia de hoje.
CLASSIFICAÇÃO SÉNIOR
A prova da Seniores está a meio e hoje esperamos, depois do impacto inicial para as nossas ginastas, nervos fora e vê-las mais fortes, determinadas e com espirito para chegar longe.
Antes de terminar, referenciar a nossa Júnior extra concurso de ontem, a Inês Morais que executou um exercício de Bola. Com um bom arranque de prova consegue até ao segundo terço do seu exercício aguentar bem a pressão momento em que uma perda de aparelho a desconcentra para não mais recuperar o equilíbrio que tinha até então. Foi também para ela, mais uma oportunidade de crescer na modalidade e nesse sentido evoluir para outras etapas.
12 março, 2010
Portimão - dia 4
::: Primeiro dia de prova :::
Terminado o primeiro dia de provas, e também a primeira e última participação da Maria, podemos dizer que foi para ela uma excelente prova de fogo, não pelo resultado alcançado ou mesmo pela prestação, nesse capitulo já lhe vimos melhor, mas pela experiência e pela responsabilidade que apesar de participar em extra concurso foi obrigada a conhecer e enfrentar pela primeira vez. É um Internacional mas sobretudo é uma participação em nome de um país e isso pesa. Infelizmente, a impossibilidade de fazer outros aparelhos, não permite que, afastados os compreensíveis nervos que eventualmente estiveram presentes nesta primeira prova, outras rotinas mostrassem uma ginasta mais madura e mais capaz de fazer bonito. Quem sabe, outras oportunidades apareçam.
Parabéns pela estreia Filhota!!!
As ginastas de hoje, refira-se, estiveram todas aquém do possível. A Rita Vasconcelos também algo insegura não conseguiu arrancar uma prova de nervo e força de outros tempos tão característica. Com algumas falhas de aparelho e mesmo alguma apatia a nota conseguida não foi além de um modesto 16º lugar, aliás, a mesma posição viria a ser conseguida pela ginasta Filipa Dias mas em Arco.
É por demais notório nas nossas ginastas a grande falta de rodagem e o hábito de enfrentar palcos internacionais com responsabilidade além de um torneio caseiro ou mesmo uma prova distrital, isso faz toda a diferença numa ginasta e as nossas não tem essa rotina, essa possibilidade, para não falar noutro tipo de apoio ao desporto tão usual noutros países e que Portugal teima em não levar em conta.
Hoje, sexta feira, poderemos assistir às provas das Juniores Inês Morais em Bola, Cátia Henriques em Maças (mas também arco, corda e bola) e Carolina Coelho (Bola) mas também às nossas Seniores Joana Cardoso e Jéssica Jardim, esta última, a mais experiente de toda a comitiva Nacional.
Muita força para todas.
Notas das Juniores (Corda e Arco)
1 19 Russian Fed. RUS 25.800 (1) 26.000 (1) 51.800
2 12 Belarus BLR 25.600 (2) 23.600 (4) 49.200
3 5 Germany GER 22.575 (11) 24.650 (2) 47.225
4 16 Italy ITA 23.225 (7) 23.200 (6) 46.425
5 1 Hungary HUN 22.975 (9) 23.200 (5) 46.175
6 3 Ukraine UKR 23.450 (6) 22.625 (8) 46.075
7 8 Israel ISR 24.500 (3) 21.325 (11) 45.825
8 9 Bulgaria BUL 24.225 (5) 21.500 (10) 45.725
9 6 Spain ESP 22.625 (10) 22.950 (7) 45.575
10 21 Azerbaijan AZE 24.275 (4) 21.250 (12) 45.525
11 15 U. S. of America USA 23.000 (8) 20.800 (14) 43.800
12 18 Kazakhstan KAZ 21.900 (13) 21.875 (9) 43.775
13 4 Croatia CRO 21.100 (18) 21.050 (13) 42.150
14 7 Austria AUT 21.625 (15) 20.400 (15) 42.025
15 17 Belgium BEL 21.775 (14) 19.850 (17) 41.625
16 14 Portugal POR 21.500 (16) 19.875 (16) 41.375
17 10 Cyprus CYP 21.475 (17) 19.650 (18) 41.125
18 13 Ecuador ECU 17.050 (19) 16.575 (20) 33.625
19 2 Andorra AND 15.700 (20) 17.375 (19) 33.075
20 11 Uzbeskistan UZB 23.650 (3) 23.650
21 20 Czech Republic CZE 22.400 (12) 22.400
::: Algumas fotos do dia :::
Terminado o primeiro dia de provas, e também a primeira e última participação da Maria, podemos dizer que foi para ela uma excelente prova de fogo, não pelo resultado alcançado ou mesmo pela prestação, nesse capitulo já lhe vimos melhor, mas pela experiência e pela responsabilidade que apesar de participar em extra concurso foi obrigada a conhecer e enfrentar pela primeira vez. É um Internacional mas sobretudo é uma participação em nome de um país e isso pesa. Infelizmente, a impossibilidade de fazer outros aparelhos, não permite que, afastados os compreensíveis nervos que eventualmente estiveram presentes nesta primeira prova, outras rotinas mostrassem uma ginasta mais madura e mais capaz de fazer bonito. Quem sabe, outras oportunidades apareçam.
Parabéns pela estreia Filhota!!!
As ginastas de hoje, refira-se, estiveram todas aquém do possível. A Rita Vasconcelos também algo insegura não conseguiu arrancar uma prova de nervo e força de outros tempos tão característica. Com algumas falhas de aparelho e mesmo alguma apatia a nota conseguida não foi além de um modesto 16º lugar, aliás, a mesma posição viria a ser conseguida pela ginasta Filipa Dias mas em Arco.
É por demais notório nas nossas ginastas a grande falta de rodagem e o hábito de enfrentar palcos internacionais com responsabilidade além de um torneio caseiro ou mesmo uma prova distrital, isso faz toda a diferença numa ginasta e as nossas não tem essa rotina, essa possibilidade, para não falar noutro tipo de apoio ao desporto tão usual noutros países e que Portugal teima em não levar em conta.
Hoje, sexta feira, poderemos assistir às provas das Juniores Inês Morais em Bola, Cátia Henriques em Maças (mas também arco, corda e bola) e Carolina Coelho (Bola) mas também às nossas Seniores Joana Cardoso e Jéssica Jardim, esta última, a mais experiente de toda a comitiva Nacional.
Muita força para todas.
Notas das Juniores (Corda e Arco)
1 19 Russian Fed. RUS 25.800 (1) 26.000 (1) 51.800
2 12 Belarus BLR 25.600 (2) 23.600 (4) 49.200
3 5 Germany GER 22.575 (11) 24.650 (2) 47.225
4 16 Italy ITA 23.225 (7) 23.200 (6) 46.425
5 1 Hungary HUN 22.975 (9) 23.200 (5) 46.175
6 3 Ukraine UKR 23.450 (6) 22.625 (8) 46.075
7 8 Israel ISR 24.500 (3) 21.325 (11) 45.825
8 9 Bulgaria BUL 24.225 (5) 21.500 (10) 45.725
9 6 Spain ESP 22.625 (10) 22.950 (7) 45.575
10 21 Azerbaijan AZE 24.275 (4) 21.250 (12) 45.525
11 15 U. S. of America USA 23.000 (8) 20.800 (14) 43.800
12 18 Kazakhstan KAZ 21.900 (13) 21.875 (9) 43.775
13 4 Croatia CRO 21.100 (18) 21.050 (13) 42.150
14 7 Austria AUT 21.625 (15) 20.400 (15) 42.025
15 17 Belgium BEL 21.775 (14) 19.850 (17) 41.625
16 14 Portugal POR 21.500 (16) 19.875 (16) 41.375
17 10 Cyprus CYP 21.475 (17) 19.650 (18) 41.125
18 13 Ecuador ECU 17.050 (19) 16.575 (20) 33.625
19 2 Andorra AND 15.700 (20) 17.375 (19) 33.075
20 11 Uzbeskistan UZB 23.650 (3) 23.650
21 20 Czech Republic CZE 22.400 (12) 22.400
::: Algumas fotos do dia :::
11 março, 2010
Portimão - dia 3
A poucas horas do inicio da competição o espaço ganhou forma e está à 'distância de pequenos pormenores' para que fique pronto e receber as ginastas com toda a dignidade e brilho que estas merecem.
Nos extremos desta prova dupla (FWC e TIP) estão duas ginastas que em comum apenas terão a paixão pela modalidade e o facto de a praticarem, desta vez, no mesmo recinto. Se numa ponta encontramos a Super Poderosíssima Eugénia Kanaeva Campeã Olímpica do Mundo e da Europa e actual 'estandarte' da Modalidade, na outra encontramos a Super Verde estreante Maria Canilhas(a mais nova da comitiva Nacional). Pelo meio estarão cerca de trezentas e poucas ginastas com um leque de experiências, sucessos e insucessos extraordinariamente variados e carregado de pontos de interesse mais que merecedores da uma visita sua a este espectacular evento.
O dia de hoje foi passado em treinos repartidos entre o Arena e o pavilhão escolar nos quais a comitiva Nacional se dividiu, por obrigação ou eventualmente por estratégia. Essa separação proporcionou à Maria mais uma experiência nova, o facto de ter sido acompanhada no treino não pela sua treinadora de 'sempre'(nrd. 1ª treinadora - Ana Lúcia) mas, pela treinadora Amélia Paredes e Helena Dias. No fim do dia uma passagem pelo fisioterapeuta Tiago Neto encerrou a jornada de trabalho das ginastas portuguesas.
A competição inicia dentro de momentos...
Maria, Inês Morais, Ana Rita Vasconcelos, Carolina Coelho, Cátia Henriques, Filipa Dias, Carolina Martins, Jéssica Jardim e Joana Cardoso.
FORÇA
Foto: Ana Duarte
Nos extremos desta prova dupla (FWC e TIP) estão duas ginastas que em comum apenas terão a paixão pela modalidade e o facto de a praticarem, desta vez, no mesmo recinto. Se numa ponta encontramos a Super Poderosíssima Eugénia Kanaeva Campeã Olímpica do Mundo e da Europa e actual 'estandarte' da Modalidade, na outra encontramos a Super Verde estreante Maria Canilhas(a mais nova da comitiva Nacional). Pelo meio estarão cerca de trezentas e poucas ginastas com um leque de experiências, sucessos e insucessos extraordinariamente variados e carregado de pontos de interesse mais que merecedores da uma visita sua a este espectacular evento.
O dia de hoje foi passado em treinos repartidos entre o Arena e o pavilhão escolar nos quais a comitiva Nacional se dividiu, por obrigação ou eventualmente por estratégia. Essa separação proporcionou à Maria mais uma experiência nova, o facto de ter sido acompanhada no treino não pela sua treinadora de 'sempre'(nrd. 1ª treinadora - Ana Lúcia) mas, pela treinadora Amélia Paredes e Helena Dias. No fim do dia uma passagem pelo fisioterapeuta Tiago Neto encerrou a jornada de trabalho das ginastas portuguesas.
A competição inicia dentro de momentos...
Maria, Inês Morais, Ana Rita Vasconcelos, Carolina Coelho, Cátia Henriques, Filipa Dias, Carolina Martins, Jéssica Jardim e Joana Cardoso.
FORÇA
Foto: Ana Duarte
10 março, 2010
Portimão - dia 2
Passado o segundo dia em Portimão os relatos que podemos ouvir da Maria são de um entusiasmo enorme e contagiante.
Com treinos bi-diários a Maria, e as suas colegas, tiveram o prazer de treinar no Portimão Arena e, conforme frisou, sentir-se 'pequenina' no centro do recinto que irá receber a 'V Taça do Mundo de Ginástica Rítmica/XXIV Torneio Internacional de Portimão'.
A magnificência do Arena ainda lhes transmite maior impacto para além do facto de se estarem a preparar para o Torneio Internacional e terem à sua volta algumas das maiores estrelas da modalidade a nível mundial.
Segundo a Maria, os treinos correram bem a todas as ginastas e o dia passou com um espírito de trabalho e motivação (pelo menos na parte que lhe toca) e ainda acrescido da grande surpresa do dia, pois é, Anna Bessonova vai estar em Portimão desta vez não como ginasta mas como técnica responsável por um dos conjuntos em prova. Neste aspecto quer me parecer que este conjunto é um sortudo pois o capital ainda activo da Bessonova vai valer muitos pontos, que mais não seja em apoio popular.
Estes eventos desportivos, já o sabemos, para além da grande evolução e experiência desportiva que proporcionam às ginastas servem também para a parte social/humana de criar e cimentar amizades, e nesse capítulo, a Maria já nos deixou sentir o prazer que, apesar das poucas horas ainda, já tirou do convívio com as suas colegas.
E assim, das 350 participantes neste evento duplo, a comitiva Nacional composta por dez ginastas prepara a sua participação o melhor que pode, e amanhã será mais um dia de trabalho para elas, exactamente um dia antes do início da competição.
Com treinos bi-diários a Maria, e as suas colegas, tiveram o prazer de treinar no Portimão Arena e, conforme frisou, sentir-se 'pequenina' no centro do recinto que irá receber a 'V Taça do Mundo de Ginástica Rítmica/XXIV Torneio Internacional de Portimão'.
A magnificência do Arena ainda lhes transmite maior impacto para além do facto de se estarem a preparar para o Torneio Internacional e terem à sua volta algumas das maiores estrelas da modalidade a nível mundial.
Segundo a Maria, os treinos correram bem a todas as ginastas e o dia passou com um espírito de trabalho e motivação (pelo menos na parte que lhe toca) e ainda acrescido da grande surpresa do dia, pois é, Anna Bessonova vai estar em Portimão desta vez não como ginasta mas como técnica responsável por um dos conjuntos em prova. Neste aspecto quer me parecer que este conjunto é um sortudo pois o capital ainda activo da Bessonova vai valer muitos pontos, que mais não seja em apoio popular.
Estes eventos desportivos, já o sabemos, para além da grande evolução e experiência desportiva que proporcionam às ginastas servem também para a parte social/humana de criar e cimentar amizades, e nesse capítulo, a Maria já nos deixou sentir o prazer que, apesar das poucas horas ainda, já tirou do convívio com as suas colegas.
E assim, das 350 participantes neste evento duplo, a comitiva Nacional composta por dez ginastas prepara a sua participação o melhor que pode, e amanhã será mais um dia de trabalho para elas, exactamente um dia antes do início da competição.
:: Pausa ::
:: O espaço ainda quase em 'bruto' não impede o treino das ginastas ::
:: Joana Cardoso Sénior e Maria Canilhas Júnior ambas estreantes nas respectivas provas ::
:: Sandra Nunes Maria e Inês e o Fisioterapeuta Tiago Nunes ::
:: Há fotógrafos com sorte, pensarão muitos :) - nem todos conseguirão estar no terreno com tanto tempo de antecedência::
:: Os treinos de conjuntos enchem o espaço ::
:: Bonita foto de conjunto captada pela fotógrafa Ana Duarte a quem agradecemos as imagens deste post::
FOTOS: Ana Duarte
Subscrever:
Mensagens (Atom)