...depois de cem mil trezentos e quarenta acessos ao Caderno da Maria, acho que já podemos ter aqui abertamente alguma intimidade e à vontade no trato :) ...por isso, pessoal, está tudo bem? ...espero que sim.
100.340 acessos a uma página pessoal como esta é na realidade uma media impressionante, um blog que trata um assunto que tem tanto de querido para nós como de desconhecido para o grande público e se é verdade que quando iniciámos esta página não haviam maiores aspirações que apenas publicar as fotos bonitas da ginástica (nessa altura também desconhecida para nós) que a pequena Maria então praticava por diversão e gosto pessoal, agora, sem falsas modéstias, penso que este espaço se transformou, se agigantou e acaba por criar raízes para além do seu inicial intuito e de certa forma ajudar a espalhar a imagem da ginástica rítmica. No entanto a 'personagem' principal aqui foi e sempre será a Maria ;)
Claro que tudo o que disse para trás não faria sentido se não fossem as vossas visitas e são obviamente essas que diariamente me deixam preocupado sempre que fico muito tempo sem publicar novas mensagens, mas por vezes estas pausas forçadas não têm como se evitar. De uma só vez, ou antes, numa só pausa nas publicações, desde o post anterior sobre o nosso Nacional e todas as suas contingências já conhecidas, ficou um 'buraco' no histórico do blog onde cabiam assuntos como referência a outras ginastas fora do pódio no Nacional, a participação das nossas Seniores Joana Cardoso e Jéssica Jardim na Taça do Mundo de Corbeil Essonnes e o Torneio Internacional de Espinho e a sua curiosíssima tabela classificativa em Juniores(se tivermos em conta a tabela do Nacional), assuntos importantes que a falta de actualidade agora lhes retira interesse em que aqui se publiquem(até porque, infelizmente não lhes pode dar a atenção devida no tempo devido). Sem esquecer, atenção muito IMPORTANTE, o aniversário da mamã da nossa anfitriã. Falha imperdoável :D
Actualmente o mundo da GR está de volta aos conjuntos e, a SFUAP, não foge à regra, em preparação estão duas coreografias para que as nossas ginastas possam participar nas provas que aí vêm. Embora ainda com algumas limitações (por lesão de ginastas) os conjuntos vão preparando o seu trabalho aos poucos e em breve se poderá aqui mostrar e falar mais sobre esse assunto. E enquanto isso não acontece...
...até já pessoal! :)
22 maio, 2010
07 maio, 2010
Campeonato Nacional - os Pódios
Há momentos em que se torna complicado passar para palavras aquilo que nos vai na alma. Este é um desses momentos mas como não quero deixar de fazer o apontamento e como sei que muitos o esperam, aqui fica a leitura possível dos pódios do nosso Nacional de GR
Como já tinha referido no post anterior, o Pavilhão multiusos de Fafe parecia-me e, confirmou-se, um excelente espaço para este Nacional. Com todas as condições para a realização de uma prova desta dimensão apenas se pode lamentar, e uma vez mais, a pouca adesão de público ao evento. Como uma amiga me referia em tom de graça, "olhando para as bancadas não vemos ninguém desconhecido" e isso é de lamentar e preocupar. Assim, num pavilhão com condições e com um grupo de ginastas preparadas para mostrar o seu trabalho, tudo se afigurava para que fosse um saudável fim de semana desportivo.
ESPERANÇAS
A prova iniciou com o escalão de ESPERANÇAS no qual actuaram a Bruna e a Laura Sales da SFUAP. A Laura com a sua primeira participação em Prova Nacional mostrou-se inicialmente um pouco nervosa factor que, contra a normalidade, chegou a contagiar a Bruna que por norma é sempre muito serena nas provas em que participa, no entanto, a prova acabaria por correr muito bem às duas.
A Bruna, normalizado o sistema nervoso ainda antes de entrar para o Praticável, esteve neste Nacional na sua melhor forma e se no passado lhe tinha feito alguns reparos à sua 'rigidez' de movimentos, nesta prova notou-se esse factor um pouco corrigido e com a calma que a caracteriza acabou por fazer os seus três exercícios sem grandes falhas (a mais visível uma queda de aparelho em Maças). Com regularidade nos três exercícios manteve sempre a sua nota na casa dos 10 pontos e dessa forma cria uma distância pontual confortável em relação às ginastas que a seguiam mais de perto. Ouro em todos os aparelhos. No núcleo de ginastas que a seguiam de perto estava, obviamente a sua colega Laura que, não fosse uma prova com muitas falhas como foi a de Maças e teria conseguido um lugar no pódio. Ficando no Quarto lugar a Laura teve à sua frente as ginastas do SAD Beatriz Santos(Prata) e Sara Pargana(Bronze). Boas prestações também destas ginastas.
JUVENIS
Neste escalão a participação da SFUAP foi assegurada pelas ginastas Adriana Santos, Joana Silva e Rafaela Valente. A Rafaela era por muitos apontada como a potencial vencedora do escalão no entanto, não porque não tenha feito o que lhe competia, acabaria por não se sagrar campeã nacional. Tendo entrado em prova com muita confiança em si própria e com a convicção necessária para vencer, conseguiu mostrar no praticável os resultados do seu trabalho e arrancar uma das mais interessantes provas que lhe vimos fazer. Não ficando na posse da Rafa, o título foi entregue à ginasta Maria Costa(SAD) também ela com uma prova muito boa e que consegue no seu último exercício as centésimas necessárias para subir ao mais alto posto do escalão. No segundo posto ficou a nossa ginasta Rafaela seguida de Mafalda Matos(SAD) uma ginasta que se vinha a evidenciar nas últimas provas e que já prometia dar luta neste escalão, não fosse um exercício menos bom de Corda e a Mafalda poderia ainda ter baralhado mais as contas no pódio. Parabéns às três ginastas pela excelente prestação.
JUNIORES
As JUNIORES foram divididas em dois grupos com um sorteio que conseguiu a proeza de deixar todas as ginastas candidatas ao título no mesmo lote e foi por isso no grupo B das Juniores, que tudo se decidiu. Neste grupo estavam as Ginastas da SFUAP Maria, Inês, Barata e Vasconcelos que iriam ter pela frente competidoras como Carolina Coelho, Filipa Dias Cátia Henriques entre outras boas ginastas. Dentro da normalidade esperada e com as ginastas já bem conhecidas do público a executar sem grandes surpresas os seus exercícios e a Rita Vasconcelos a superiorizar-se uma vez mais, apenas destacaria ainda a evolução visível na ginasta Cátia Henriques a conseguir 'limpar' um pouco a imagem que deixara em provas anteriores de puro 'desentendimento com os aparelhos' e é com agrado que noto e destaco essa melhoria.
Assim, e sem mais considerações ficámos com um pódio com, eventualmente, as ginastas correctas mas, na minha leitura, em posições trocadas. Para a história fica Cátia Henriques(no seu último ano de Júnior) Campeã Nacional, Ana Rita Vasconcelos Vice-Campeã e Carolina Coelho na restante posição do pódio. Na quarta posição ficou a rookie Maria Canilhas.
A Maria esteve nesta prova muito segura, não isenta de erros claro, e alguns até onde menos se esperaria, no entanto, mostrou confiança e garra no trabalho que apresentou ao público presente. Elegante nas suas actuações e parecendo respirar confiança acabaria por conseguir o apuramento para todas as finais do dia seguinte nas quais viria ainda a corrigir algumas falhas e conseguir para si três medalhas. Foi uma boa estreia no escalão.
Pódios de Domingo:
> CORDA
1 VASCONCELOS, A. Rita SFUAP(1) 22.950
2 HENRIQUES, Cátia CRP(2) 21.800
3 CANILHAS, Maria SFUAP (3) 21.650
> ARCO
1 COELHO, Carolina CNM (1) 23.000
2 CANILHAS, Maria SFUAP(2) 22.650
3 VASCONCELOS, A. Rita SFUAP(3) 22.300
> BOLA
1 COELHO, Carolina CNM (1) 25.000
2 HENRIQUES, Cátia CRP (2) 23.050
3 VASCONCELOS, A. Rita SFUAP (3) 22.650
4 CANILHAS, Maria SFUAP (4) 21.950
> MAÇAS
1 HENRIQUES, Cátia CRP (1) 23.300
2 VASCONCELOS, A. Rita SFUAP (2) 23.050
3 CANILHAS, Maria SFUAP (3) 21.450
SENIORES
A nossa Catarina Lopes após ter ponderado sair da modalidade, o que deita sempre a baixo algumas forças, acabou por fazer, com um salutar espírito de equipa, mais uma época num escalão difícil como é o Sénior. Não se pode dizer que esta prova lhe tenha corrido da melhor forma, não correu, no entanto participou com todo o empenho e aqui sim pode ser utilizada a expressão 'a idade é um posto' e com isto quero dizer que quem chega a este escalão, nesta modalidade e em Portugal, é sem dúvida uma vencedora seja qual for o lugar alcançado no fim de uma competição. Parabéns Catarina.
Nos lugares de pódio das mais velhas estiveram as ginastas Jéssica Jardim(Ouro), Joana Cardoso(Prata) e a surpreendente Angélica Faideyvich(Bronze)
O Nacional não foi só isto mas... a todas as ginastas participantes e sem excepção, os nossos parabéns. Foram GRANDES e representaram muito bem a modalidade.
Como já tinha referido no post anterior, o Pavilhão multiusos de Fafe parecia-me e, confirmou-se, um excelente espaço para este Nacional. Com todas as condições para a realização de uma prova desta dimensão apenas se pode lamentar, e uma vez mais, a pouca adesão de público ao evento. Como uma amiga me referia em tom de graça, "olhando para as bancadas não vemos ninguém desconhecido" e isso é de lamentar e preocupar. Assim, num pavilhão com condições e com um grupo de ginastas preparadas para mostrar o seu trabalho, tudo se afigurava para que fosse um saudável fim de semana desportivo.
ESPERANÇAS
A prova iniciou com o escalão de ESPERANÇAS no qual actuaram a Bruna e a Laura Sales da SFUAP. A Laura com a sua primeira participação em Prova Nacional mostrou-se inicialmente um pouco nervosa factor que, contra a normalidade, chegou a contagiar a Bruna que por norma é sempre muito serena nas provas em que participa, no entanto, a prova acabaria por correr muito bem às duas.
A Bruna, normalizado o sistema nervoso ainda antes de entrar para o Praticável, esteve neste Nacional na sua melhor forma e se no passado lhe tinha feito alguns reparos à sua 'rigidez' de movimentos, nesta prova notou-se esse factor um pouco corrigido e com a calma que a caracteriza acabou por fazer os seus três exercícios sem grandes falhas (a mais visível uma queda de aparelho em Maças). Com regularidade nos três exercícios manteve sempre a sua nota na casa dos 10 pontos e dessa forma cria uma distância pontual confortável em relação às ginastas que a seguiam mais de perto. Ouro em todos os aparelhos. No núcleo de ginastas que a seguiam de perto estava, obviamente a sua colega Laura que, não fosse uma prova com muitas falhas como foi a de Maças e teria conseguido um lugar no pódio. Ficando no Quarto lugar a Laura teve à sua frente as ginastas do SAD Beatriz Santos(Prata) e Sara Pargana(Bronze). Boas prestações também destas ginastas.
JUVENIS
Neste escalão a participação da SFUAP foi assegurada pelas ginastas Adriana Santos, Joana Silva e Rafaela Valente. A Rafaela era por muitos apontada como a potencial vencedora do escalão no entanto, não porque não tenha feito o que lhe competia, acabaria por não se sagrar campeã nacional. Tendo entrado em prova com muita confiança em si própria e com a convicção necessária para vencer, conseguiu mostrar no praticável os resultados do seu trabalho e arrancar uma das mais interessantes provas que lhe vimos fazer. Não ficando na posse da Rafa, o título foi entregue à ginasta Maria Costa(SAD) também ela com uma prova muito boa e que consegue no seu último exercício as centésimas necessárias para subir ao mais alto posto do escalão. No segundo posto ficou a nossa ginasta Rafaela seguida de Mafalda Matos(SAD) uma ginasta que se vinha a evidenciar nas últimas provas e que já prometia dar luta neste escalão, não fosse um exercício menos bom de Corda e a Mafalda poderia ainda ter baralhado mais as contas no pódio. Parabéns às três ginastas pela excelente prestação.
JUNIORES
As JUNIORES foram divididas em dois grupos com um sorteio que conseguiu a proeza de deixar todas as ginastas candidatas ao título no mesmo lote e foi por isso no grupo B das Juniores, que tudo se decidiu. Neste grupo estavam as Ginastas da SFUAP Maria, Inês, Barata e Vasconcelos que iriam ter pela frente competidoras como Carolina Coelho, Filipa Dias Cátia Henriques entre outras boas ginastas. Dentro da normalidade esperada e com as ginastas já bem conhecidas do público a executar sem grandes surpresas os seus exercícios e a Rita Vasconcelos a superiorizar-se uma vez mais, apenas destacaria ainda a evolução visível na ginasta Cátia Henriques a conseguir 'limpar' um pouco a imagem que deixara em provas anteriores de puro 'desentendimento com os aparelhos' e é com agrado que noto e destaco essa melhoria.
Assim, e sem mais considerações ficámos com um pódio com, eventualmente, as ginastas correctas mas, na minha leitura, em posições trocadas. Para a história fica Cátia Henriques(no seu último ano de Júnior) Campeã Nacional, Ana Rita Vasconcelos Vice-Campeã e Carolina Coelho na restante posição do pódio. Na quarta posição ficou a rookie Maria Canilhas.
A Maria esteve nesta prova muito segura, não isenta de erros claro, e alguns até onde menos se esperaria, no entanto, mostrou confiança e garra no trabalho que apresentou ao público presente. Elegante nas suas actuações e parecendo respirar confiança acabaria por conseguir o apuramento para todas as finais do dia seguinte nas quais viria ainda a corrigir algumas falhas e conseguir para si três medalhas. Foi uma boa estreia no escalão.
Pódios de Domingo:
> CORDA
1 VASCONCELOS, A. Rita SFUAP(1) 22.950
2 HENRIQUES, Cátia CRP(2) 21.800
3 CANILHAS, Maria SFUAP (3) 21.650
> ARCO
1 COELHO, Carolina CNM (1) 23.000
2 CANILHAS, Maria SFUAP(2) 22.650
3 VASCONCELOS, A. Rita SFUAP(3) 22.300
> BOLA
1 COELHO, Carolina CNM (1) 25.000
2 HENRIQUES, Cátia CRP (2) 23.050
3 VASCONCELOS, A. Rita SFUAP (3) 22.650
4 CANILHAS, Maria SFUAP (4) 21.950
> MAÇAS
1 HENRIQUES, Cátia CRP (1) 23.300
2 VASCONCELOS, A. Rita SFUAP (2) 23.050
3 CANILHAS, Maria SFUAP (3) 21.450
SENIORES
A nossa Catarina Lopes após ter ponderado sair da modalidade, o que deita sempre a baixo algumas forças, acabou por fazer, com um salutar espírito de equipa, mais uma época num escalão difícil como é o Sénior. Não se pode dizer que esta prova lhe tenha corrido da melhor forma, não correu, no entanto participou com todo o empenho e aqui sim pode ser utilizada a expressão 'a idade é um posto' e com isto quero dizer que quem chega a este escalão, nesta modalidade e em Portugal, é sem dúvida uma vencedora seja qual for o lugar alcançado no fim de uma competição. Parabéns Catarina.
Nos lugares de pódio das mais velhas estiveram as ginastas Jéssica Jardim(Ouro), Joana Cardoso(Prata) e a surpreendente Angélica Faideyvich(Bronze)
O Nacional não foi só isto mas... a todas as ginastas participantes e sem excepção, os nossos parabéns. Foram GRANDES e representaram muito bem a modalidade.
Subscrever:
Mensagens (Atom)