26 abril, 2011

Campeonato Nacional de GR

:: Foto by papá :) ::


Terminou 
mais uma época de 
Ginástica Rítmica.

A prova da federação, o Nacional, é isso mesmo, a marcação do termino de uma temporada de ginástica. Algumas ginastas fazem a sua última prova oficial nos escalões em que estiveram pelo menos dois anos e preparam a subida de nível e, por consequência, de exigência técnica. É isto a vida de uma ginasta, passar ciclos desportivos e ...evoluir.


Este Nacional teve, como sempre, muitas 'despedidas' de escalão e com elas algumas vitórias. Em Juvenis e no escalão Júnior as ginastas Adriana Santos e Rita Vasconcelos da SFUAP são exemplo disso saltando cada uma para o escalão seguinte e com duas merecidas vitórias para 'colorir' o facto.
Mas o campeonato fez-se de muitas histórias pessoais, histórias com mais ou menos sucesso desportivo, histórias com mais ou menos medalhas ao peito e, apesar de tudo, todas as ginastas tiveram a sua história pessoal de vitória, ou seja, a participação em mais uma prova maior da sua modalidade de eleição.

CAMPEÃS NACIONAIS
Desportivamente o Campeonato fica marcado pelos títulos de campeãs Nacionais de Carolina Marcelino do SAD(Esp.), da Adriana Santos da SFUAP(Juv.) da Rita Vasconcelos da SFUAP(Jun.) e de Joana Cardoso do GCP(Sen.) qualquer uma destas ginastas com provas muito boas e ...merecedoras do título.
Para uma visão melhor da prova acompanhar os resultados completos em gympor.

O NACIONAL DA MARIA
A Maria conseguiu neste campeonato o 'jackpot' do Bronze, terceiro na geral e em cada um dos quatro aparelhos do seu escalão. Como se previa, foi um escalão competitivo com muitas ginastas em bom plano para os lugares medalhados. Boas prestações das suas colegas da SFUAP mas também das ginastas do SAD, GDEMARP e GCP fizeram com que os lugares no pódio fossem uma incógnita até ao fim do último exercício. A Maria esteve genericamente bem nas suas quatro passagens destacando-se nos exercícios de arco e fita, neste último, com uma indefinição na hora de arrancar com o exercício ...motivo de risada constante cá por casa :) ...mas que depois nada teve a ver com a prova em si. Apesar da nota que lhe foi atribuída, foi segura e completa para o aparelho em questão conseguindo um bom exercício sem perdas de aparelho e sem grandes erros de execução, tão típicos nos exercícios de fita. Infelizmente o mesmo não se pode dizer de Maças aparelho que costuma ter mais acerto mas que, neste Nacional, foi talvez o seu exercício com mais 'ruído' e por consequência o menos conseguido dos quatro. No contexto do nosso Nacional, e depois de observado o vídeo, foi uma prova muito positiva.

:: Foto by Rui Reis ::
:: GRANDE foto captada no exercício de fita da Maria. Foto by Rui Reis ::

A JUVENIL BRUNA
A Bruna teve a sua primeira oportunidade no escalão de Juvenis e, apesar de não ter conseguido um lugar no pódio geral, não defraudou as expectativas. Como já o tinha referido, estou convicto que a menor rodagem em provas este ano terá deixado as suas marcas, acrescendo a isso, a boa forma de algumas das ginastas do seu escalão fizeram com que a pequena Bruna não conseguisse agora, e depois de um ano em que tudo ganhou como Esperança, chegar a uma posição mais relevante na classificação geral de Juvenil. Assim, com uma prova interessante QB consegue maior destaque com a subida ao 3º lugar do pódio no exercício de CORDA.

Com o seu ar característico, a Bruna executou os quatro aparelhos cuidadosamente e, não obstante as pequenas falhas distribuídas pelas suas quatro prestações, deixa no ar o 'perfume' de quem pode chegar um pouco mais longe em próximas provas. Cá estaremos para a apoiar :)

:: Foto by Rui Reis ::
:: Foto by Floriano Morais ::
:: Foto by Rui Reis ::
PROVA DE GRANDE QUALIDADE
Em jeito de conclusão, e apesar de continuar a achar que o novo processo de apuramento(ou talvez a prova de apuramento) não foi justo para algumas ginastas e que este tem ainda a gravidade de retirar importância aos Campeonatos Distritais, tenho que admitir que o resultado final foi um Nacional muito mais equilibrado no que diz respeito à qualidade das executantes o que tornou a prova bem mais emotiva e interessante de acompanhar. É na minha opinião um assunto que merece destaque e diálogo no futuro  na procura de uma solução equilibrada que beneficie ainda mais a modalidade mas acima de tudo, que beneficie ainda mais as ginastas.

:: as Juniores da SFUAP - fotos de Adriano Santos ::
:: as Juvenís da SFUAP - fotos by Adriano Santos ::
:: a Esperança da SFUAP - fotos by Adriano Santos ::

:: As Seniores em prova fizeram um concurso muito interessante e se é justo o pódio deste escalão com a Joana e a Susana em grande forma, é para mim justo fazer um destaque a uma outra ginasta, a Adriana Castro. Excelente prova desta ginasta com quatro exercícios muito interessantes e uma actuação muito segura obtendo o terceiro lugar do pódio. Aliás apetece dizer que a GR Nacional está bem entregue com um grupo muito interessante de Seniores. Na próxima temporada a SFUAP estará novamente representada neste escalão com as nossas ginastas Rita Vasconcelos e Inês Morais. Foto by Floriano Morais ::

:: Excelente claque. Houvessem mais uma ou duas iguais na GR e não haveria claque de futebol que fizesse frente a um pavilhão com uma prova de ginástica rítmica ;) - foto by Rui Reis ::

:: fotos by Floriano Morais ::
No fim da prova a Federação entregou a três ginastas os prémios pela sua dedicação e mérito na modalidade

Susana Abrantes
Recebe neste Nacional o prémio de "Mérito e dedicação de 4º grau" atribuído pela FGP por ocasião do 60º Aniversário desta instituição que teve lugar em Dezembro.

Jéssica Jardim

Distinguida, à imagem do que nos últimos anos tem acontecido, pelo título de campeã Nacional Sénior da época transacta.

Carolina Coelho
Premiada com o prémio "Ginasta do Ano" pela obtenção do estatuto de alta competição resultante da sua classificação no campeonato da Europa.


:: A equipa da SFUAP não foi completa ao Nacional. A Adriana Delicado que por lesão se viu impedida de ir à prova de pré-apuramento e a Rafaela Valente que apesar de ter feito uma prova muito interessante na mesma prova não conseguiu seguir em frente e acompanhar as suas colegas Para elas, elementos importantes deste grupo, uma palavra de apoio e de incentivo. Força meninas ;) ::

AGRADECIMENTOS
Um especial agradecimento aos fotógrafos Adriano Santos, Floriano Morais e Rui Reis pela cedência de imagens para este post.

14 abril, 2011

Resumindo e antevendo...









Depois de um fim de semana muito interessante de competição com uma prova Internacional em Espinho e o Torneio de Páscoa do SAD em Lisboa, as ginastas preparam agora os seus exercícios para o Nacional de Ginástica Rítmica prova esta que fará novamente rumar toda a comunidade da GR ao norte do país...


TORNEIO DE ESPINHO
Por ordem cronológica de acontecimentos referir que o IX INTERNATIONAL TOURNAMENT CIDADE DE ESPINHO - RHYTHMIC GYMNASTICS foi, nos comentários entusiasmados de quem lá esteve, uma competição muito interessante com representantes internacionais de qualidade o que me faz crer que trás ainda mais valor ao segundo lugar da Rita Vasconcelos que apenas deixou ficar à sua frente uma representante Russa. Boas provas em alguns aparelhos para a Inês e Rafaela e mais estofo internacional é o que de resto podemos tirar desta participação que levou as três ginastas e a treinadora Sandra Nunes ao norte do país.
Por cá, e familiarmente falando, ...ficou a pena de não podermos ter assistido.
Foi no entanto por uma boa causa.

:: A nova disposição da sala para a prova e o ambiente vivido no Pavilhão do Algés ::

TORNEIO DE PÁSCOA - SAD
 Já a sul, por Lisboa aconteceu o 12º Torneio de Páscoa de GR um torneio muito participado quer a nível de Clubes quer de ginastas e no qual a Organização tem vindo a investir ao longo dos anos de uma forma muito construtiva e, diria mesmo, didática. Didática porque transparece claramente que um dos objectivos da organização deste Torneio será ajudar os clubes e as suas treinadoras na melhor preparação das ginastas que ano após ano tem participado no Torneio.


Da competição ressaltaria, por razões óbvias, a participação da Maria que conseguiu o título do Torneio (em Juniores) com três provas muito interessantes e das quais destaco o exercício de BOLA. Com uma entrada muito segura em prova (ARCO) encontrou o 'suporte' para os dois exercícios seguintes tendo, como atrás referi, a sua melhor prestação no exercício de BOLA e ainda assim um também muito interessante exercício de MAÇAS. De referir ainda a boa e muito segura prestação da Júnior da casa, Mafalda Matos, e as vencedoras dos restantes escalões que não ofereceram dúvidas nas suas vitórias.

Na comitiva da SFUAP liderada pela treinadora Ana Nunes participaram ainda a Júnior Ana Rita Barata que embora expressiva não foi tão segura como nos tem habituado e a Juvenil Laura Sales com uma prova muito interessante e que na minha modesta opinião talvez merecesse outra posição no ranking do seu escalão.

O Torneio não poderia terminar sem que acontecesse a já tradicional coreografia improvisada ao momento pela coreógrafa do SAD, um momento de grande distracção para as ginastas. :)

Foi sem dúvida uma prova muito interessante e um dia muito bem passado entre a família da Rítmica. Por mim falo.


:: A treinadora Ana Nunes foi chamada e relembrada como ex-ginasta do SAD.
Aqui a medalhar as ginastas do escalão Esperanças ::
:: Foto de família ::

CAMPEONATO
NACIONAL DE GINÁSTICA RÍTMICA

E agora segue-se o Campeonato Nacional de Ginástica Rítmica.
Este ano o CN terá novo formato, uma vez que não conta com as tradicionais finais de aparelho que por norma animavam o fim desta prova. É pena pois tenho a convicção que por vezes algumas ginastas aproveitam estas finais para reforçar o seu estatuto em qualquer um dos aparelhos ou ainda para corrigir alguma 'menor' prestação do concurso geral. Bom, ...mas também tenho a certeza, pelo que comunico com as ginastas, que muitas irão ficar bem mais tranquilas com esta nova realidade. :)

Em competição estarão cerca de 73 ginastas( menos 14 do que o ano passado) mas em contrapartida com uma representação de clubes superior, 19 contra os 14 do campeonato anterior.
Sendo o Pavilhão de Sto. Tirso um bom palco para a modalidade, estarão cobertas(quase) todas as necessidades para a realização de uma boa prova. Com as alterações levadas a cabo pela Federação a prova fica mais 'ligeira' e com um horário menos preenchido. Assim, com início no sábado pela hora do almoço e término no domingo no mesmo período do dia, as ginastas e respectivas comitivas de técnicas e pais estarão livres para rumarem a seus lares mais cedo que o habitual.
Para todos os envolvidos, que seja um grande fim-de-semana de ginástica rítmica.


 Mais algumas imagens do Torneio de Páscoa:

:: O grupo de ginastas Juvenis ::
:: O grupo de ginastas Juniores ::
:: Coreografia de descompressão. Tradicional no Algés ::
:: A boa disposição imperou durante todo o dia.
Confesso a minha curiosidade em saber o motivo de tal gargalhada :) ::
:: Exercício de Arco bem conseguido. Nada melhor para encontrar o mote para o resto da prova ::
:: 'Metade' da qualidade deste exercício na prova de apuramento e a história tinha sido outra.
Vida de ginasta é mesmo assim :) ::

RESULTADOS - TORNEIO DE PÁSCOA 
• JUNIORES
1º - MARIA CANILHAS - SFUAP
2º - MAFALDA MATOS - SAD
3º - INES DEMETRION - SAD
6º - ANA RITA BARATA - SFUAP


 • JUVENIS
1º - BEATRIZ SANTOS - SAD
2º - SARA PRAGANA - SAD
3º - BEATRIZ BRITO - CIRL

4º - LAURA SALES - SFUAP

 • ESPERANÇAS
1º - BEATRIZ COELHO - SAD
2º - CAROLINA MARCELINO - SAD
3º - PATRÍCIA BARQUEIRA - SAD


• INFANTIS
1º - LUANA GOMES - CRDM
2º - CATARINA BRANCO - GCP
3º - RAISSA TRIGO
- EGA

08 abril, 2011

De Algés a Espinho



À entrada de mais um fim-de-semana desportivo as ginastas da SFUAP e as suas técnicas separam-se para uma representação dupla.

A Rafaela Valente a Inês Morais e a Rita Vasconcelos partem hoje para Espinho onde participarão no IX Torneio Internacional daquela cidade, por cá, as ginastas Laura Sales, Ana Rita Barata e Maria Canilhas representarão a SFUAP no 12º Torneio da Páscoa de Ginástica Rítmica organizado pelo SAD.

Depois do apuramento para o Nacional as ginastas só tem motivos para estar confiantes e mesmo a Rafaela Valente, que actuou num escalão muito competitivo e não conseguiu o apuramento, terá agora mais uma oportunidade de mostrar a qualidade do seu trabalho e fazer sentir que é realmente mau o nosso Nacional não poder contar com uma ginasta com as suas capacidades gímnicas.

De Espinho com a particularidade de ser um internacional onde estarão ginastas de outros campeonatos e em Algés onde actuarão uma esmagadora maioria dos clubes e suas ginastas nacionais espera-se boa e saudável competição, e dessa forma, aqui ficam os desejos de sucesso para as intervenientes quer a nível desportivo quer a nível organizativo.


:: Maria Canilhas - Foto João Tojal ::

:: Ana Rita Barata - Foto João Tojal ::
:: Laura Sales - Foto João Tojal ::
:: Inês Morais - Foto João Tojal ::
:: Ana Rita Vasconcelos - Foto João Tojal ::


:: Rafaela Valente - Foto João Tojal ::

07 abril, 2011

em repeat - A importância do Ballet na Rítmica

Em repeat um post de Maio de 2009 aqui no Caderno da Maria

Todos sabemos que para se praticar ginástica rítmica é necessário ter uma preparação física exemplar, algumas características corporais específicas mas também graciosidade elegância e até mesmo a capacidade de "representar" a música dos exercícios.

O que muitas vezes não se sabe, (principalmente os nossos leitores que não estão directamente ligados à modalidade) é que para se conseguir este conjunto de características o treino específico de GR não é suficiente e é aqui que entram as preciosas aulas de Ballet.



Embora numa forma adaptada à ginástica rítmica e não na sua forma "pura" e original, o Ballet acrescenta às ginastas o factor graciosidade, postura e ritmo. Preenche os espaços entre cada execução técnica dando-lhes a elegância e a teatralidade que todos gostamos de apreciar nos exercícios e nas ginastas e após algumas aulas, estas, as que vão conseguindo assimilar os novos conhecimentos, parecem mesmo outras.

As aulas, tal como as da rítmica, começam com um momento de aquecimento muscular muito importante para evitar lesões e que prepara as ginastas para os exercícios que se seguem. Depois de algumas marcações de posições clássicas as ginastas passam para a BARRA, essencial para o Ballet, nela as ginastas executam uma série de posições corporais, melhoram o equilíbrio executam difíceis movimentos com o seu apoio e, com o tempo, vão conseguindo fazer alguns dos movimentos sem o auxilio desta o que significa o ganho de equilíbrio e força muscular. Com movimentos suaves bem marcados e definidos procuram a postura correcta, sempre auxiliadas pela professora, ganham no fim a elegância que tão bem assenta a qualquer ginasta, ou mais abrangente ainda, a qualquer menina.

 

:: Exercícios de Barra e equilíbrio ::


Nestas sessões, sempre ao som de melodias apropriadas, todas as partes do corpo são observadas, a concordância das mãos com a posição dos braços, a ligação das pernas com a posição dos pés o tronco os ombros o pescoço, tudo tem que estar devidamente alinhado e é aqui que está o segredo da postura, e para que as meninas consigam corrigir e aperfeiçoar a sua técnica têm outro elemento essencial no Ballet, os ESPELHOS. Depois da BARRA passam para o PRATICÁVEL e executam uma série de movimentos mais rápidos e com mais saltos, saltos estes mais identificados com os da rítmica e aqui, uma vez mais, são corrigidos todos os pormenores corporais na execução dos movimentos.

 

:: As Esperanças Bruna Adriana e Joana na Barra, na segunda foto a executar o "Grand battement ::




:: As Juvenis, numa outra fase a fazer as marcações clássicas do Ballet::


A parte física e de flexibilidade é toda tida em atenção nestas horas de treino, no entanto, o grande objectivo nestas momentos de Ballet é que no fim as ginastas consigam com o seu corpo transmitir algo mais ao público, consigam interpretar a música do seu exercício e com ela contar uma história em movimentos bonitos e coordenados, consigam provocar emoções. Quando esses objectivos são conseguidos, o efeito é espantoso.



:: Elena Silva ::


As ginastas da SFUAP contam de à um ano para cá, com os preciosos conhecimentos da professora e ex-bailarina Elena Silva. Nascida em Moscovo, Elena formou-se na escola de Ballet "Bolshoi Theatre of Russia" e foi bailarina da companhia "Berioska Dance Company of the USSR" tendo assinado o seu primeiro contrato com apenas 17anos. Mais tarde vem para Portugal onde actua no "Teatro ABC", "Teatro Maria Vitória" para programas de TV entre outros. Após o abandono dos palcos, e de frisar que Elena foi bailarina até à fantástica idade(para esta profissão) dos quarenta e cinco anos, decide aceitar alguns convites para treinar clubes de Ginástica Rítmica, mantendo-se assim ligada à dança, estando actualmente a treinar as ginastas da SFUAP.



:: Sempre de perto, a Elena Corrige as posições das ginastas ::


Como as técnicas frisam a importância do trabalho da Elena, e as ginastas parecem gostar das suas aulas e conselhos, o que me apraz dizer após ter tido o privilégio de assistir a uma calma e saudável aula é que fique connosco por muito mais tempo passando os seus conhecimentos às ginastas, e embora estas meninas nunca venha a executar um "Pas de deux" o Ballet que aprendem é-lhes tremendamente vantajoso e benéfico pois atribui-lhes a graciosidade de movimentos e a elegância que mais cedo ou mais tarde se irá evidenciar nas provas e mesmo nas suas vidas.



:: Na Barra a execução de Arabesque allongée ::




:: No praticável, alguns dos movimentos e posições só mesmo as protagonistas é que sabem o que quer dizer, como é o caso desta engraçada posição da Muna :D ::

MAIS FOTOS DA AULA DE BALLET


01 abril, 2011

Distrital AGDS

:: os aparelhos da Bruna prontos para a acção ::


Quase duas semanas depois (e rapidamente antes da prova que se avizinha) mas ainda assim a tempo de deixar aqui registado mais uma prova de ginástica Rítmica e a participação da Maria e Bruna na mesma. Vamos falar do Distrital AGDS.

O tempo que antecedeu o distrital foi de trabalho aplicado no clube, bom, talvez uns dias mais aplicados que outros, mas que foram proveitosos para os resultados obtidos pelas duas ginastas cá de casa. A Maria conseguiu o título de campeã Distrital e a Bruna, por muito pouco não fez o mesmo, ficando assim no segundo lugar logo a seguir à prima Adriana Santos. Bom trabalho :)


:: Júri da prova ::

O Distrital de Ginástica Rítmica da AGDS aconteceu no Domingo 21 de Março, uma prova 'esvaziada' de interesse uma vez que, a grande emoção deste Campeonato, e de todos os Distritais, era por norma o apuramento das ginastas de cada associação para o Nacional de Ginástica Rítmica. Ora, esta época, a Federação decidiu que daqui apenas seguiriam as campeãs Distritais sendo depois organizada uma prova de pré-selecção para as restantes ginastas. Confesso que ainda não entendi a razão de ser deste novo procedimento, deixo no entanto o benefício da dúvida a quem decide estas alterações e a quem por regra deverá perceber mais disto que eu. Seria para mim mais fácil perceber se Portugal tivesse um núcleo gigantesco de ginastas a participar no Nacional, mas, apesar da óptima 'população rítmica', não me parece que seja o caso. Depois ainda temos a incógnita de saber que tipo de avaliação terão as ginastas quando, na mesma categoria, estas terão a liberdade de escolher os aparelhos que mais gostam (e seguramente que não terão todas a mesma opção), ficando dessa forma a dúvida em saber como se vai comparar e avaliar ginastas com aparelhos diferentes e que por norma tem classificações base diferentes. Confuso? ...pouco esclarecido? ...eu acho.
Resta desta opção a vantagem de ficar mais uma prova Nacional de GR e isso, é a parte boa do processo.


:: Panorâmica do Pavilhão Municipal da Torre da Marinha ::

Da prova, que foi realizada no pavilhão Municipal da Torre da Marinha, uma excelente opção da AGDS, ficaram alguns bons momentos de ginástica com a SFUAP a manter a sua grande força a nível Distrital. Com a participação de clubes como o CPC, CRDM, CIRL, CRP, CRF e SFUAP   e num total de cerca de 36 ginastas - quase mais clubes que ginastas:) - foram no entanto as ginastas da SFUAP que mais subiram ao pódio conseguindo a supremacia dos lugares medalhados da prova, excepção  feita no escalão Sénior em que a única ginasta em competição, do CRP, fica com o titulo de campeã distrital, aliás, também nesta posição de não ter concorrência esteve a ginasta Esperança da SFUAP. 
Um escalão de entrada, ESPERANÇA e um de saída, SÉNIOR, sem ginastas não pode deixar de ser um factor de preocupação em relação à saúde da modalidade no nosso distrito.


:: Momentos mágicos ::
:: Parece que havia um problemita com o penteado da Joana :) ::


:: a comitiva de Juvenis da SFUAP acompanhadas pela Júnior Delicado ::

RESULTADOS do Distrital AGDS:

ESPERANÇAS
1º ) 40.400 - Margarida Ferreira - SFUAP -Apurada para o Nacional

JUVENIS:
1º ) 44.500 - Adriana Santos - SFUAP - Apurada para o Nacional
2º ) 44.350 - Bruna Canilhas - SFUAP
3º ) 42.850 - Laura Sales - SFUAP

JUNIORES
1º ) 85.350 - Maria Canilhas - SFUAP - Apurada para o Nacional
2º ) 82.200 - Rita Vasconcelos - SFUAP
3º ) 79.650 - Rafaela Valente - SFUAP

SENIORES
1º ) 73.350 - Cátia Henriques - CRP - Apurada para o Nacional

Como já vem sendo um hábito, tivemos a companhia das ginastas da AGA que se deslocaram de Portimão (e arredores) para vir até ao Seixal e em conjunto com a AGDS compor e enriquecer mais a prova. Da Associação do Algarve ficaram apuradas as ginastas  Edna Inácio Esperança do CIRM, Laura Kelly Juvenil do GDEMARP, Mariana Jacinto Júnior do GDEMARP e Vitória Panea Sénior CIRM.

Depois do Distrital as ginastas estão preparadas para a pré-selecção do Campeonato Nacional e para rumarem a Sangalhos, local escolhido para esta prova de apuramento. Bom trabalho a todas as ginastas e até lá.


:: A pequena Esperança Margarida subiu ao pódio no seu escalão pela primeira vez, aliás, foi notória essa 'verdura' uma vez que nos brindou de uma forma muito engraçada, com várias tentativas de posicionamento no mesmo até que por fim lá ficou na posição e lugar correcto. Agora que já sabe como se faz, esperemos que seja a primeira de muitas subidas ::

:: Pódio Juvenil, Adriana, Bruna e Laura. Foi decisão das ginastas o fato igual para as cerimónias protocolares ::

:: Pódio Júnior, Maria Rita e Rafaela ::
:: Cátia Henriques no pódio Sénior ::
:: Micaela e Catarina, referências da Ginástica rítmica da SFUAP. Apesar da sua 'aposentação' dos praticáveis, vão marcando presença na provas dando assim uma importante força às suas ex-colegas e amigas ::

:: A treinadora Raquel e as suas pupilas ::
:: As primeiras ginastas a entrar em 'campo'. Júniores Infantis e Minis ::

:: Juvenis SFUAP e GDEMARP ::

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails