30 junho, 2011

Sto Tirso, Distrital e Nacional de Conjuntos de 2011

Na corrida para conseguir actualizar toda a info da Rítmica aqui fica o registo do Torneio Nacional de Conjuntos de Sto Tirso e o Distrital.


Torneio Nacional 
de Conjuntos de Sto Tirso
Pela ordem de acontecimentos, o Torneio de Sto Tirso, a terceira edição deste evento, decorreu este ano incluído nas comemorações do "Cinquentenário" do Ginásio Clube de Sto Tirso e contou com a participação de 23 conjuntos. A SFUAP participou nesta prova, a primeira da época, com os conjuntos Juvenil e Júnior. Apesar da menor preparação não se pode dizer que tenha corrido mal, bem pelo contrário, uma vez que o conjunto Juvenil ganhou no seu escalão e o Júnior ficou a 2.800 do mesmo feito atrás do conjunto da Seleção Nacional.
Boa organização muito público e uma sentida homenagem à 1ª treinadora e agora diretora do clube, Prof. Otília Leite transformaram a prova num bom momento desportivo.


19 de Junho 
DISTRITAL AGDS
A normalidade do costume com o facto de um pavilhão muito povoado com público numeroso e participativo. A SFUAP apresenta neste distrital a novidade do conjunto Sénior a acompanhar as Juvenis e as Juniores.
O resultado desportivo ditou o Titulo Distrital para as Juvenis e para as Juniores e o segundo Lugar para o conjunto (recém formado) Sénior.

Este distrital, ao contrário do que aconteceu com o Individual, já serviu para apurar os conjuntos para o Nacional (não se sabe se por haver menos conjuntos e dessa forma haver lugar para todos, ou por se ter voltado à regra em que as provas distritais ainda contavam para esse apuramento).


Um olhar sobre o 
NACIONAL DE CONJUNTOS 2011
Em género de ante-visão do CNC, referir algumas boas prestações vistas no Torneio de Sto Tirso e Distritais, ou antes, bons exercícios que embora ainda longe da perfeição, deixam a adivinhar um Nacional muito interessante, como por exemplo, os exercícios das Seniores do Algés, de Espinho e também do GCP. No escalão Júnior, a confirmação do acerto do conjunto da Selecção Nacional que depois de um ano a rodar o seu exercício apresentar-se-à agora muito seguro entre outros crónicos potenciais vencedores do CN como o caso do SAD GCP e também a SFUAP, obviamente, não descurando outros emblemas que podem muito bem aparecer com surpresas no Nacional. No escalão Juvenil, a SFUAP que tem mostrado boas exibições das pequenas ginastas, não terá ainda assim tarefa fácil sendo de prever uma prova muito equilibrada e emotiva, como aliás tem acontecido nos últimos campeonatos neste escalão. 

O Nacional irá decorrer no PAVILHÃO MULTIUSOS DE FAFE, dia 2 de Julho durante o período da tarde.

Ficam os desejos de uma boa prova para todos os clubes participantes e, aos que 'têm que se meter à estrada'(...e abrir uma vez mais os cordões à bolsa), uma boa viagem de ida e regresso.

Programa da Competição
12h00 Abertura do recinto
12h30 Reunião de juízes
14h00 Desfile de apresentação de todos os conjuntos
14h10 Início da competição – Esperanças e Juvenis
17h00 Início da Competição – Juniores e Seniores
19h15 Cerimónia Protocolar de todas as categorias
19h30 Encerramento da competição

Mais informação sobre o Nacional em: gympor.com

25 junho, 2011

No fecho do TIGRA 2011


Foto by Sandra Cort
A segunda edição do TIGRA, que teve lugar entre 27 e 29 de Maio em Almada, foi mais uma peça aplicada na construção de um evento gymnico que a SFUAP pretende fazer crescer e colocar ao serviço da evolução da Ginástica Rítmica Nacional.

Apesar da redução orçamental imposta e obrigatória nos dias que correm, o evento cresceu a nível nacional, internacional e organizativo. Contámos nesta edição com a presença de seis países, Bélgica, Bulgária, Estónia, Hungria, Ukrania(2 delegações) e Rep. Checa e com uma esmagadora maioria dos clubes nacionais com representação na GR e este facto é tão mais importante tendo em conta o calendário pouco favorável que nos foi possibilitado para a organização do TIGRA 2011.

O TIGRA teve também este ano uma maior abertura à participação Nacional com a possibilidade dada aos clubes de inscrever duas equipas e dessa forma facultar a um maior número de ginastas Nacionais a experiência de competir com ginastas de outros países. A grande adesão que tivemos por parte dos clubes prova-nos que foi uma aposta ganha e em resultado, o aumento significativo na participação de ginastas que passa das cinquenta e sete em 2010 para setenta e sete em 2011.

:: Foto by Floriano Morais ::


De referir também que, para além do factor competitivo, inaugurámos nesta edição do torneio a "GALA TIGRA". Com a participação de onze clubes e apresentações que foram desde a Ginástica Rítmica de Representação, Coreografias a Solo, passando pela Dança Contemporânea até ao Hip-Hop com a fantástica classe dos NEXT e terminando na cada vez mais interessante classe de Representação da SFUAP, as D*Motion, a "GALA TIGRA 2011" conseguiu de uma forma muito interessante e animada encher o grande pavilhão de Almada enriquecendo ainda mais a agenda do torneio. Uma aposta para manter no futuro.

Agora, e após o fecho e a obrigatória auto critica, preparamos já as bases para o TIGRA 2012. Tendo à partida referenciados alguns pontos a afinar e a melhorar teremos na próxima edição 'uma bagagem maior' que, assim o esperamos, nos permitirá organizar de uma forma mais eficiente este torneio.

:: Espetacular ambiente vivido no pavilhão de Almada ::

Terminando, ficam os agradecimentos a todos os clubes participantes, individualidades que a titulo pessoal nos apoiaram, Entidades desportivas, Câmara Municipal de Almada em especial à equipa do Pavilhão e do Dpt Desportivo desta entidade, Patrocinadores e Público que nos agraciou com a sua presença. Muito obrigado.

Até 2012, em Almada.


TIGRA 2011

Lista de clubes participantes no TIGRA 2011:
SK Triumf - ESTÓNIA
Viljandi Sports School / GC Meetrum - ESTÓNIA
Ukraine Donetsk - UKRANIA
Jméno Gymnastky - REP CHECA
Brusses GR - BÉLGICA
Iliana Sofia - BULGÁRIA
Garantiqa Óbuda RSG - HUNGRIA
AGRA - PORTUGAL
CJAH - PORTUGAL
CIRM - PORTUGAL
SAD - PORTUGAL
CRP - PORTUGAL
EGA - PORTUGAL
CPC - PORTUGAL
GAFANHA DA NAZARÉ - PORTUGAL
CCRCCR - PORTUGAL
GDEMARP - PORTUGAL
CIRL - PORTUGAL
CDRM - PORTUGAL
SFUAP - PORTUGAL


Lista de participantes na GALA TIGRA 2011:
SFUAP - Classe Pré?Especial Mista - Profª. Silvia Redondo
Bulgária - Iliana - Profª. Katerina Ivanova
Bélgica - Anaïs Collin Profª. Fátima Morais
SFUAP - Rítmica de Competição - Profª. Ana Nunes e Sandra Nunes
CIRL - Rítmica de Representação - Profª. Tânia Oliveira
AAA - Rítmica de Representação - Profª. Isabel Baptista e Rute Bouça
GDEMARP - Rítmica - Profª. Katia Mileva
SAD - Rítmica de Representação - Prof.ª Anabela Cachinho
AIRFA - Dança - Profª Diana Matos
LGC - Ritmus - Profª. Angela Lima
NEXT - Profª. Lara Alves
LGC - Especial Raparigas - Prof. Bruno Oliveira
SFUAP - Rítmica de Representação - D*Motion - Profª. Sandra Nunes

:: O grupo de ginastas da SFUAP após o torneio. Tempo para respirar! ...tempo para brincar!
Foto quase perfeita não fosse o facto de faltar a mais pequena ginasta em competição, a Rita Araujo. Pena.
Foto by Floriano Morais ::


FONTE: www.tigra.com.pt

12 junho, 2011

O TIGRA 2011

in: www.tigra.com.pt



"A poucos dias do arranque da segunda edição e com a equipa a funcionar a todo o gás, o TIGRA 2011 ganha, a passos largos, a forma desejada de um torneio Internacional.

Com a confirmação de presença dos vários clubes e os nomes das ginastas a entrar para a start list, conseguimos sentir o crescimento que se espera ver de uma primeira edição para aquela que representa a continuidade e a vontade de fazer crescer um projecto. O TIGRA vai crescer em 2011.

A PRIMEIRA EDIÇÃO
Em 2010 o TIGRA estreou-se com uma participação muito forte a nível Nacional e, resultante de alguns cuidados, uma representação moderada a nível internacional. Na hora do fecho a avaliação que institucionalmente fizemos foi, sem falsa modéstia, satisfatória. Não alheia a esta avaliação estão os nossos patrocinadores que com o seu apoio e com o acreditar no projecto estiveram presentes e foram parte integrante do nosso sucesso, a eles fica, uma vez mais, uma homenagem pelo apoio na primeira edição e pelo reforço de alguns nesta que agora inicia.

TIGRA 2011
Das ginastas em competição no TIGRA o binómio Nacional - Internacional, que em 2010 teve naturalmente um ascendente muito grande das Nacionais, será este ano mais equilibrado, com delegações oriundas de Bélgica, Bulgária, Estónia, Hungria, Rep. Checa e Ukrania (dois destes países com duas delegações)  teremos em 2011 a possibilidade de poder observar em Almada mais exercícios internacionais e notar as diferenças de trabalho que normalmente reconhecemos nas ginastas oriundas de países com outra história na Rítmica o que seguramente irá atribuir um maior interesse à competição.

A nível Nacional as inscrições no torneio foram ainda mais abertas no sentido de proporcionar a mais ginastas a possibilidade de participar no TIGRA. Os clubes responderam e, apesar da condicionante do calendário, engrossaram a lista de participantes que passa das cinquenta e sete ginastas de 2010 para oitenta e cinco desta edição.

Em jeito de curiosidade referir que é com muito gosto que teremos três delegações que nos visitam pela segunda vez, o que para nós é um sinal de satisfação, e ainda, depois de uma primeira tentativa não concretizada, um clube da Bulgária no qual vem incluída uma treinadora que nos é muito cara, uma vez que se trata de uma ex-ginasta Nacional, e que dessa forma será muito bom voltar a ver nos espaços da rítmica.

Caros Amigos, contamos com a presença de todos em Almada pois só assim poderemos mostrar que a GR é um desporto a ter em conta em Portugal"

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails