Fafe, diziam a caminho algumas das ginastas da SFUAP, 'dá-me azar'. Vá-se lá saber o porquê de tal observação...
Fafe fica muito looooonge, mas mesmo muito. Com a contenção financeira, a esmagadora maioria dos clubes fez a tirada de uma só vez, ou seja, saiu de madrugada e regressou 'quase à mesma hora da saída'. É muito violento e prejudica muito a competição mas, está feito.
Num pavilhão muito bom e bem apresentado, a competição correu ligeira e sem contratempos assinaláveis, pena foi que, à imagem da última competição, mais uma vez tivemos o público a ver a prova 'nas costas das ginastas' o que nos conjuntos ainda é numa coisa mais estranha. É uma opção que não torna em nada a prova mais interessante, bem pelo contrário.
CONJUNTO DAS PEQUENAS GRANDES GINASTAS
No que diz respeito à competição, e começando pelas nossas representantes mais pequenas, as Juvenis da SFUAP 'decidiram' começar muito mal, para acabar muito bem. Ao contrário da primeira passagem em que eventualmente a ansiedade as dominou impedindo uma boa prestação, na segunda, as ginastas da SFUAP foram um exemplo de bom trabalho num escalão como o Juvenil. Um exercício muito bem executado com Trocas, Riscos, Sincronismo, Colaboração e espírito de equipa no máximo, quase como um grito de raiva pelo menos bom arranque de prova. Foi muito bom de ver. Em resultado a SFUAP consegue o título de campeã Nacional de Conjuntos JUVENIL seguida do conjunto do SAD e a finalizar o pódio o conjunto de Espinho.
Parabéns Adriana Santos, Laura Sales, Margarida Ferreira, Joana Silva e Bruna Canilhas!
MUITA HISTÓRIA HAVERIA PARA CONTAR, MAS...
O Conjunto JÚNIOR da SFUAP, composto pelas ginastas Ana Rita Vasconcelos, Inês Morais, Rafaela Valente Ana Rita Barata e Maria Canilhas, entrou muito bem em prova e 'agarrou' o campeonato com uma grande primeira passagem. Conjunto dinâmico com uma energia contagiante executou o exercício sem falhas deixando apenas passar um ou outro sincronismo e alinhamento menos bem conseguido, no entanto, num exercício 'complicado' como o da SFUAP, pode-se considerar um mal menor. A segunda passagem, muito idêntica, comprovou a qualidade deste grupo de ginastas. Parabéns conjunto!
Sobre este escalão, JÚNIOR, muita história haveria para contar, uma história com início em 2010, uma história com as mesmas intervenientes e que tem a sua parte mais 'curiosa' no inicio, ou seja, no CNC do ano passado, daí para cá, um rol de peripécias se desenrolou e passou um filme errado, diria, um filme de categoria duvidosa, porém, como se costuma dizer, para a história ficam os resultados e apesar desses nem sempre contarem a história completa, para a história fica um pódio composto com o CNM no primeiro lugar a SFUAP em segundo e o CPC, uma agradável surpresa pelo trabalho apresentado, no terceiro posto.
CONJUNTO SÉNIOR SFUAP
Carolina Pinto, Adriana Delicado, Ângela Frutuoso, Viviana Fernandes, Beatriz Simões, Filipa Ferreira e Rafaela Pancha, estas ginastas entraram quase em modo de brincadeira no conjunto e, de repente, fazem um grande Distrital e um muito bom Nacional. Com as devidas relações, 'Experiência/Qualidade', o conjunto já tinha sido uma agradável surpresa de acompanhar no Distrital (primeira prova da vida deste conjunto), e ainda foi melhor de ver em Fafe, na prova mais importante da modalidade. Apesar de muitos nervos, e não é para menos se tivermos em conta que das sete ginastas do conjunto apenas uma (Adriana Delicado) tem experiência de competição, todas as ginastas estiveram bem. Para a experiência ser completa, ainda saiu em sorteio, à Viviana, uma visita ao controlo Anti-Doping. Experiências 'pá vida' :)
Parabéns às treinadoras por acreditarem nas ginastas e lhes proporcionarem esta experiência e, claro, Parabéns ao CONJUNTO.
A finalizar, e apesar de este ano os resultados não me merecerem grandes comentários, não deixo de repetir a crítica que tenho vindo a fazer, pelo facto de mais uma vez, se fazer um Campeonato Nacional com recurso a apenas um painel de Juízes e deixar a pergunta - se um Campeonato Nacional de uma modalidade não merece todas as condições de ajuizamento, que prova o merecerá?
Parabéns a todas as ginastas e equipas técnicas pela participação em mais um Nacional de Ginástica Rítmica.