28 fevereiro, 2012

Parabéns Maria


Depois de muitos aniversários comemorados em treinos e alguns em provas, chega agora uma nova experiência, um aniversário em pleno estágio. Assim, dia 19 de Fevereiro, foi mais um dia de aniversário diferente e para recordar.


Obrigado à FGP e treinadoras presentes pelo bolo de aniversário da Maria e pelo agradável momento de convívio proporcionado.


:: As 'Marias' do estágio não ficaram a 'dever nada uma à outra', depois da Canilhas foi o aniversário da Maria Costa, e logo no dia seguinte. Uma animação :) ::
:: Treinadoras e pais, atrás da máquina fotográfica ::



22 fevereiro, 2012

Estágio SN Europeu Junior 2012

 
Depois de 2008 (Juvenil) e de 2010 (primeiro ano de Júnior) a Maria ter tido a oportunidade de participar nos trabalhos da SN, chega agora nova oportunidade de prestar provas para uma possível selecção e representação da Ginástica Rítmica Nacional no Campeonato da Europa de 2012 a disputar na Rússia em Nizhny Novgorod, de  29 de Maio a 3 de Junho.

Já sobre a 'batuta' de uma nova equipa Federativa, a pré-selecção das ginastas para a SN Júnior foi feita com base em critérios que são públicos, e que assentam, naturalmente, nos resultados das ginastas nas provas Nacionais do ano anterior. 

De referir ainda o cuidado tido pela comissão técnica da FGP deixando alguma margem de manobra a quem melhor conhece as ginastas, as treinadoras, dando-lhes a possibilidade de, para além das melhores classificadas, estas poderem levar mais uma ginasta que julguem poder mostrar atualmente um bom trabalho.
(Aproveitava esta mostra na mudança de atitude na FGP para relembrar a necessidade de se ativar o ranking nacional de ginástica rítmica e, se possível, com carácter retroativo.)

Todos conhecemos as nossas dificuldades face à generalidade da Ginástica Rítmica europeia a este nível de competição, no entanto, devemos acreditar que com um trabalho sério e esforçado poderemos aos poucos começar a inverter esta tendência. Esse trabalho começa nos clubes com o principal, o trabalho das ginastas e treinadoras, passa por nós pais e termina nas instituições representativas da nossa modalidade, Associações e Federação e todos a funcionar em conjunto e no mesmo sentido, tenho a certeza que as coisas tomarão um rumo de sucesso a médio/curto prazo. Acreditemos.



Voltando à convocatória, da SFUAP seguiram três ginastas para observação, a Maria e a Rita resultante das suas classificações na prova de Apuramento e no Nacional e a Rafaela como aposta das treinadoras Ana e Sandra Nunes que consideraram o seu trabalho meritório e merecedor de estar nesta observação, e já agora, e a minha opinião vale o que vale, concordo plenamente com a escolha.

A Maria mostrou-se radiante mas também expectante pelo que viria a ser mais esta experiência, restando-lhe agora continuar a trabalhar para poder merecer um lugar na equipa nacional que voará para a Rússia em finais de Maio. A meio do estágio, relatava-nos a  alegria que sentia por estar neste grupo de ginastas e referia com entusiasmo alguns dos momentos de treino o que transparecia estar a tirar bom partido de mais uma experiência na ginástica rítmica.


:: As ginastas e as suas treinadoras, no fim do estágio ::
Hoje, dia 22, teve lugar a observação das ginastas convocadas e, um pouco mais 'faltosas' do que o que eu esperaria ver, passaram três aparelhos cada uma  para um pequeno público de pais, avós, treinadoras e colegas da modalidade, fechando dessa forma este momento de observação. Esperemos então os resultados retirados desta semana de trabalho e da observação do painel de juízes convocado para esta apresentação.
 

Nota: a Mafalda Matos(SAD) não pode infelizmente estar nesta observação por questões de saúde. Para ela as rápidas melhoras.


Em São Domingos de Rana esteve também uma comitiva da FGP encabeçada pelo próprio Presidente, João Paulo Rocha e com a presença  dos seus Vice Presidentes Teresa Loureiro e Álvaro Sousa, o Director Técnico José Carlos Manaças, o coordenador do Dpt de Comunicação Carlos Alberto Matos os vogais Virgílio Almeida (Projecto de Atletas de Elite) e Pedro Sousa (Apoio aos atletas) todos eles acompanhando o trabalho da Técnica Andreia Sanches coordenadora deste estágio. Por momentos senti que a modalidade afinal tem valor.

Seja qual for o resultado, parabéns pelo método de trabalho escolhido para este projeto que é a participação de Portugal no Europeu de GR deste ano.


GINASTAS NO ESTÁGIO / OBSERVAÇÃO  
Maria Canilhas          SFUAP
Ana Rita Barata         SFUAP                        

Mafalda Matos            SAD 
Gabriela Silva             CNM                        
Tânia Domingues       CNM                        
Marta Oliveira             GCP            
Mariana Jacinto          GDEMARP
                                               
As treinadoras levaram ainda para esta observação as ginastas:
Rafaela Valente         SFUAP
Maria Costa                SAD
Patricia Sousa            GCP


Juízes presentes na observação:
Carla Andrade, Catarina Leandro,
Emília Costa, Filipa Fernandes, Sofia Silva, Teresa Cabrita,


:: Rafaela Valente, Ana Rita Barata e Maria Canilhas ::






Fotos: Paulo Canilhas

18 fevereiro, 2012

Torneio GCP 2012




Com o calendário de provas a intensificar com a aproximação de Março, quer em quantidade quer em responsabilidade, não poderia deixar de actualizar aqui a informação sobre o Torneio do GCP deste ano.

Nesta edição a prova voltou à base, ou seja, à sede do GCP e num ambiente mais familiar pudemos apreciar as actuações das ginastas que, como é habitual, vieram de quase todos os clubes com GR. A prova manteve a sua estrutura habitual com a participação de todos os escalões, (de Infantis a Seniores)  e com a prova final de movimentos livres, sendo esta facultativa.

Em paralelo houve a competição por equipas tendo participado cerca de nove conjuntos de ginastas em representação dos seus clubes e, desses nove, um deles era da SFUAP.



A SFUAP levou para esta competição 4 ginastas, a Esperança Rita Araújo, a Juvenil Bruna Canilhas, a Júnior Maria Canilhas e a Sénior Ana Rita Vasconcelos. Com participações interessantes estas ginastas estiveram bem e classificaram-se nas posições cimeiras do torneio tendo com isso vencido a competição por equipas com uma confortável vantagem.

As classificações dos diferentes escalões ficaram assim escalonadas:
(Livro completo de classificações aqui)

Classificação de Esperanças
Clube Nome Categoria Mov. Livres Bola Total
1ª -  SFUAP Rita Araújo Esperanças 12,90 10,35 23,25
2ª -  CPC Raquel Costa Esperanças 11,30 7,85 19,15
3ª -  SAD Marta Bolaños Esperanças 10,55 8,20 18,75 

Classificação de Juvenis
Clube Nome Categoria Corda Arco Total Classificação
1ª -  SFUAP Bruna Canilhas Juvenis 12,75 11,60 24,35
2ª -  CPC Maria Leonor Testas Juvenis 12,25 11,70 23,95
3ª -  GCP Beatriz Silva Juvenis 10,95 11,00 21,95

Classificação de Juniores
Clube Nome Categoria Bola Fita Total Classificação
1ª -  CNM Tânia Domingues Juniores 21,050 20,817 41,867
2ª -  SFUAP Maria Canilhas Juniores 18,583 22,217 40,800
3ª -  GCP Marta Oliveira Juniores 19,583 18,967 38,550 

Classificação de Seniores
Clube Nome Categoria Arco Maças Total Classificação
1ª -  CNM Carolina Coelho Seniores 25,833 24,000 49,833 
2ª -  SFUAP Ana Rita Vasconcelos Seniores 24,500 22,333 46,833 
3ª -  CRP Cátia Henriques Seniores 22,367 23,033 45,400

Classificação de Movimentos Livres - JUVENIL
Clube Nome Categoria ML Total Classificação
1ª -  SFUAP Bruna Canilhas Juvenil 13,300 13,300 
2ª -  CPC Maria Leonor Testas Juvenil 11,550 11,550 
3ª -  GD EMARP Beatriz Dias Juvenil 10,750 10,750 

Classificação de Movimentos Livres - JUNIOR
1ª -  SFUAP Maria Canilhas Junior 15,550 
2ª -  GCP Patrícia Sousa Junior 14,750
3ª -  GD EMARP Mariana Jacinto Junior 13,950 

Classificação de Movimentos Livres - SENIOR
1ª -  GCP Beatriz Tojal Senior 17,750 
2ª -  GCP Joana Cardoso Senior 16,250 
3ª -  GCP Sara Cólica Senior 15,200 

Classificação por equipas:
1º SFUAP 
2º GCP2
3º GCP1


::A Bruna fez uma excelente prova estando muito bem nas três passagens. Foto Floriano Morais::

:: Bola foi o seu exercício mais fraco, aliás, acho que nunca tinha corrido tão mal. Apesar de ser um exercício novo aquilo que se via nos treinos à data era incomparavelmente melhor do que o que se viu na prova, mas como se costuma dizer 'há dias assim'. O resto da prova, Fita e ML foi muito melhor. Foto Floriano Morais ::

:: Foto Floriano Morais ::

:: Foto Floriano Morais ::
:: Equipa da SFUAP - Rita Araújo, Bruna Canilhas, Maria Canilhas e Ana Rita Vasconcelos ::

Uma vez mais, parabéns à organização e, principalmente, a todas as ginastas participantes.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails