Juniores e Seniores, Esperanças e Juvenis foi a ordem da prova para o distrital AGDS e AGA de 2012.
O Pavilhão do Alto do Moinho, uma nave cada vez mais 'dedicada' à rítmica, acolheu novamente todas as ginastas da Associação de Setúbal e Algarve para a sua principal prova, o Campeonato Distrital.
Com uma casa bem composta no que diz respeito a público, a prova decorreu nos dois períodos do dia, Juniores e Seniores de manhã, Esperanças e Juvenis no período da tarde. A nossa associação vive um momento menos estável, lembramos, entre outros assuntos mais complexos, a repentina saída do director técnico responsável pela nossa modalidade, e talvez por isso a prova não tenha decorrido com a normalidade exigida para este tipo de eventos. Eventualmente mal calculado, o tempo de prova previsto foi largamente passado, obrigando as Juízes a um grande esforço abdicando do seu tempo de almoço para que a prova terminasse o mais possível no horário estipulado, o que acabaria por não acontecer levando à insólita situação de 'ocupação' do recinto por duas equipas de Andebol que entretanto aguardavam pela sua vez. Durante alguns minutos o espaço foi dividido por Ginastas, fatos e aparelhos da Rítmica e por Atletas e bolas de Andebol a voar de uma ponta à outra do recinto. Foi estranho.
A PROVA
No que diz respeito à prova, as ginastas passaram os seus quatro aparelhos e sem grandes surpresas, os títulos por aparelho e geral, foram sendo atribuídos às ginastas que mais se empenharam e lutaram por eles. Lembro particularmente neste capítulo a excelente prestação da ginasta Laura Sales da SFUAP que de 'dentes serrados' lutou com grande afinco pelo lugar que viria a conquistar no fim da prova, Campeã Distrital. Quem priva com ela conhece o seu empenho nos treinos conhece as suas dificuldades e atributos e por isso, e aqui fica um desabafo mais pessoal, se na realidade gostaria de ter visto a Bruna Canilhas nesse lugar mais alto do pódio, foi com muita emoção e satisfação que vi o trabalho e dedicação à ginástica da Laura reconhecido com esta fantástica vitória. Muitos parabéns para ela. A Bruna fez uma boa prova, iniciando com MAÇAS e apesar de um pouco 'presa', talvez por ser o primeiro exercício, não teve grandes falhas nem grandes erros de execução e a partir daí foi notório o seu crescendo na prova acabando a escassos 0.45 pts da sua colega Laura.
:: A Bruna em Arco - Foto - Paulo Calisto:: |
:: Maria BOLA - Foto - Paulo Calisto :: |
:: Maria MAÇAS - Foto - Paulo Calisto :: |
:: Maria ARCO - Foto - Paulo Calisto :: |
A PROVA DA MARIA
A Maria esteve bem na prova e, se nos posicionarmos ao nível de um Distrital ou do nosso Nacional, poderíamos dizer que foi uma prova muito satisfatória, no entanto, a Maria está actualmente a trabalhar com outros objectivos e nesse sentido é preciso ser critico/construtivo e reconhecer algumas falhas que ela deve 'limpar' rapidamente das suas exibições. Fazendo actualmente parte da Selecção Nacional Júnior, a Maria procura melhorar as suas capacidades gímnicas para conseguir um lugar na representação da GR Nacional. O esforço é grande mas isso ela(s) já está habituada, o que ela seguramente estranhará será a recompensa, assim consiga lá chegar.
Neste distrital a Maria foi OURO em todos os aparelhos destacando uma vez mais a sua prova com BOLA que, segundo relatos vindos da bancada, foi muito apreciada pelo público.
Parabéns Maria pela prova e pelo título de Campeã Distrital.
Esperanças:
Rita Araújo - Campeã Distrital (SFUAP)
Margarida Ferreira - Vice Campeã (SFUAP)
Luana Gomes - Bronze (CPC)
Juvenis:
Laura Sales - Campeã Distrital (SFUAP)
Bruna Canilhas - Vice Campeã (SFUAP)
Maria Leonor Testas - Bronze (CPC)
Juniores:
Maria Canilhas - Campeã Distrital (SFUAP)
Rafaela Valente - Vice Campeã (SFUAP)
Ana Rita Barata - Bronze (SFUAP)
Seniores:
Ana Rita Vasconcelos - Campeã Distrital (SFUAP)
Inês Morais - Vice Campeã (SFUAP)
Cátia Henriques - Bronze (CRP)
:: As ginastas da AGA fizeram uma vez mais parte desta nossa prova. Não temos a foto da Classificação Geral mas aqui fica o Pódio de ARCO :: |
Esperanças AGA:
Catarina Papuchinha - Campeã Distrital (GDEMARP)
Anais Zach - Vice Campeã (GDEMARP)
Gabriela Santos - Bronze (GDEMARP)
Juvenis AGA:
Beatriz Ruivinho - Campeã Distrital (GDEMARP)
Beatriz Dias - Vice Campeã (GDEMARP)
Inês Mariano - Bronze (CIRM)
Juniores AGA:
Mariana Jacinto - Campeã Distrital (GDEMARP)
Laura Kelly - Vice Campeã (GDEMARP)
Rita Gomes - Bronze (CIRM)
Seniores AGA:
Laura Abel - Campeã Distrital (GDEMARP)
Mariana Duarte - Vice Campeã (CIRM)
Victoria Panea - Bronze (CIRM)
:: Aquecimento - Foto - Paulo Canilhas :: |
Para fechar, referir que a SFUAP participou no Distrital uma vez mais sobre protesto (feito in loco, verbalmente, pelo delegado da SFUAP) uma vez que se considera inadmissível a realização de uma prova com esta importância dando uso a um praticável que a bem dizer já nem para a área de treinos deveria ser usado, tal é o seu deplorável estado. É uma critica recorrente mas que não vemos maneira de ver resolvida. Um praticável que não tem marcações, com buracos em vários sítios e que para cumulo lhe falta um bom 1,5m2 de alcatifa não faz sentido usar. Referir ainda, e sem qualquer tipo de desprimor para as presentes, que foi com alguma estranheza que não vimos algumas das Juízes Internacionais que a nossa modalidade tem, nesta prova, e mais estranho ainda, saber que nem foram convocadas. Também este facto não abona muito em favor da organização. Prefiro, apesar de tudo, terminar com uma boa referência, reconhecendo o empenho na questão das notas e a sua projecção para o público, é sempre um pormenor complicado logisticamente mas desta vez a AGDS tratou de colmatar essa lacuna das provas distritais e a prova ganhou muito valor com este pequeno pormenor.