21 fevereiro, 2008

Quando a SFUAP é notícia...




"Ana Rita Vasconcelos levou para Portugal a medalha do segundo lugar
União artística Piedense na Taça de Bélgica de Ginástica

Nos passados dias 9 e 10 de Fevereiro, realizou-se em Bruxelas a Taça da Bélgica de Ginástica Rítmica que contou com a participação de vários países. A Bélgica e Portugal tinham como grandes rivais os países de Leste, campeões da modalidade: Rússia, Bielorússia e Lituânia, entre outros.

O convite para a participação da equipa portuguesa foi feito à Treinadora na altura do Campeonato realizado no ano transacto em Liège «Vervier».A delegação portuguesa contou com seis elementos. Duas treinadoras e quatro atletas, duas delas já habituadas a participar neste tipo de competições internacionais, as outras duas participaram pela primeira vez. Segundo Sandra Nunes, a Treinadora actual, que já foi atleta de alta competição,«em Portugal, a partir deu ma certa idade neste desporto já não é fácil continuar. Até aos 18-19anos tudo bem, depois fica mais difícil, vem a faculdade e conciliar os estudos com os treinos nem sempre é fácil».

A prestação portuguesa foi positiva no comentário da treinadora Sandra Nunes.«Tentamos sempre fazer melhor, mas com adversários desta envergadura nem sempre é fácil. Estas atletas têm todas as condições no seu país e nós nem por isso. Até porque em Portugal este não é um desporto muito apoiado. Fiquei também com alguma pena que uma das melhores atletas do clube, a melhor ginasta júnior da selecção portuguesa, lhe tenha sido negada, pela Federação, a possibilidade de participar neste Torneio».E acrescentou «a Joana é a melhor júnior a nível nacional, desde há algum tempo tem sido posta de parte pela Selecção».Descontente com essa atitude a Joana decidiu não estar disponível para representar a Selecção. Esta atitude valeu-lhe um castigo da Federação de 10 meses...o Clube recorreu, a Federação aceitou o recurso,«mas mesmo assim não conseguimos trazer a atleta. Burocracias».
«Não estamos aqui a representar a Selecção, estamos a representar o nosso clube e o nosso país» explica Sandra Nunes.«Mas nas saídas ao estrangeiro a Selecção tem sempre uma palavra a dizer».

Também a atleta luso-descendente Caroline Morais, participou na competição representando o seu clube Brussels GR, clube anfitrião. Caroline conseguiu ser apurada no primeiro dia mas depois na final não foi além do nono lugar. Tinha conseguido na semana anterior alcançar um 4°lugar na sua saída a Vervierem Liege. Caroline diz que vinha bem preparada, mas também ela é da mesma opinião que para chegarem ao nível competitivo das russas...ainda há muito caminho a percorrer.

Fátima Morais, mãe de Caroline, uma das administradoras da ASBL Brussels GR disse ao LusoJornal que para elas que são muito novas muitas vezes é difícil compreenderem que o mais importante é competir. Quando participam nestes campeonatos que contam com a presença de grandes equipas dos países de leste, ficam muito nervosas e chegam mesmo a ficar um pouco desmotivadas, pelo respeito que tem por estas atletas. Por aqui, os patrocínios e as infra-estruturas, nem sempre são fáceis de conseguir, não é só um problema de Portugal.

«Aproveito a oportunidade da presença do LusoJornal para agradecer a todos os nossos patrocinadores e salientar que desta vez pude-mos contar com dois grandes patrocinadores portugueses muito importantes para a organização do evento o Sr. Manuel Raposo da Alpha Solar Security e o Portugalnet». «É gratificante verificar o interesse destas empresas portuguesas em participar nestes eventos organizados pela Bélgica pois afinal é o país em que vivemos» acrescentou Fátima Morais. A Sociedade Filarmónica União Artística Piedense é centenária e promove a ginástica rítmica há mais de40 anos. Neste momento tem mais de 30 atletas a praticar este desporto.

Classificação das atletas portuguesas Gerais: 7°Ana Rita Vasconcelos 9°Caroline Morais (lusodescendente) 10°Inês Morais 13°Ana Rita Barata 16°Maria Canilhas Modalidades: 2°Ana Rita Vasconcelos em Corda5°Inês Morais em Movimentos livres.

■ Paulo Carvalho"

Fonte:LUSOJORNAL

2 comentários:

Anónimo disse...

È muito gratificante ver e lêr estas noticias é um reconhecimento de todo um trabalho que é feito com estas atletas (e com outras também)independentemente da classificação e é uma mais valia para futuros desafios.
Continuem o vosso trabalho.

Anónimo disse...

Ao menos estas meninas e treinadoras não precisam de se auto-elogiarem, são jornalistas e pessoas idóneas que as elogiam, e merecidamente!
PARABÉNS a todos vocês!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails