25 fevereiro, 2009

PARABÉNS BRUNA


Hoje é dia de festa, a Bruna faz nove anos.

Criativa e alegre sempre a surpreender e a animar a casa.
Parabéns filhotinha Bruna.




Esta é uma altura especial,
em "meia dúzia" de dias, 2 "bébezonas" em casa :)
.

20 fevereiro, 2009

Taça de Portugal 09 - Inês Gomes


Publicada por Anónimo em Caderno da Maria a 2/20/2009 05:23:00 AM Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Taça de Portugal 09":

"Não acho correcto falarem desse modo sobre a ginásta Inês Gomes, uma excelente ginásta e de alto nível, mas a boa educação não chega a todos (à SFUAP). A inveja...é que pelos visto sempre esteve pela SFUAP! São amigos profundos que nunca se separarão..."


Caro Anónimo,
antes de mais o nosso obrigado pela sua visita.

O breve comentário feito à ginasta Inês Gomes no texto de análise à TP, é apenas uma constatação da realidade que qualquer pessoa que tenha acompanhado a prova pode confirmar e para quem não esteve presente as notas o provam.

A Inês Gomes, Sénior Nacional, deveria ter as melhores notas em todas as suas rotinas e com diferenças pontuais acentuadas e isso esteve longe de acontecer sendo mesmo passada por ginastas com incrivelmente menos experiência no escalão que ela. Não será pelo seu estatuto que de alguma forma fecharemos os olhos e diremos maravilhas de uma actuação que na minha opinião, foi apenas mediana. Não o fazemos sequer pela "dona" deste espaço, a Maria quando não tem boas prestações sabe por aqui qual foi a nossa real opinião sobre o seu trabalho, só assim se pode ajudar a melhorar.(para que fique claro, NÃO estou a comparar a Maria com a Inês)

Neste blog não se fala em nome da SFUAP(e não estou com isto a distanciar-me das pessoas da SFUAP que respeito e preso como uma família) mas sim em nome pessoal, se uma referência foi feita a essa ginasta é porque a mesma nos merece todo o respeito e falar a verdade nunca foi, em parte alguma, faltar ao respeito ou falta de educação.

Acredite que por aqui nenhum mal desejamos à Inês, bem pelo contrário, e continuaremos sempre(que se justifique) a expor a nossa sincera opinião sobre ela e o seu trabalho que é representar a modalidade e o país, conscientes de que nem sempre a nossa opinião agradará a todos.

Fico, apesar das suas palavras pouco justas e respeitosas para o nosso lado, contente com o seu comentário pois só com opiniões poderemos discutir e dar mais alguma razão de existir a espaços como este, por isso, até breve.







Aproveitamos para desejar à Inês Gomes muita sorte e acerto nas suas representações Nacionais.
.

Taça de Portugal 09 - moments




















.

19 fevereiro, 2009

PARABÉNS MARIA


Hoje é dia de festa, a Maria completa doze anos.

Doze anos é já uma pequena vida. Uma vida plena de aprendizagem,
de companheirismo de amor.
Parabéns filhotinha Maria.

.

16 fevereiro, 2009

Taça de Portugal 09





Na preparação desta prova, a prova de todas as mudanças, novo código e novos regulamentos, esperavam-se algumas surpresas, e não deixando de acreditar no grande valor das nossas ginastas, atribuía grandes possibilidades de vitória a outros emblemas que não só a SFUAP.


O GCP com as suas Seniores de grande valia, a Joana Cardoso a encantar no praticável a Sofia Machado e Ana Figueiredo(excelente prova) com as capacidades que se lhe reconhecem, deixavam grandes dúvidas para quem tentasse arriscar num prognóstico para o pódio. Por parte do CRP, também as suas duas Seniores em competição tem qualidade para que ninguém ficasse descansado com o trabalho e a concorrência que iriam ser na prova e, neste caso, foi bonito ver uma vez mais as alegres provas da Sara Caetano. Já no que diz Inês Gomes, a Sénior Nacional, deixou muitíssimo a desejar com desacertos pouco compreensíveis para uma ginasta com o seu nível de treinos. O SAD, um clube a ter sempre em conta, apresentou também um regresso, a sua Sénior Susana Abrantes também vinda de um complicado ano e com as consequências que isso acarreta, sendo no entanto nesta prova, a "ancora" da sua equipa.
Quanto a nós SFUAP, apresentávamos uma equipa com a nossa única Sénior (e no seu ano de estreia na categoria) ainda à procura da sua melhor forma após o turbulento ano de 2008, três Júniores e duas Juvenis partindo logo em desvantagem em relação a outros clubes já com as suas seniores(ou pelo menos algumas) rodadas no escalão. Facto que, como se veria no final, acabaria por não se mostrar relevante.


:: noventa ginastas de 14 clubes ::

A prova teve início às 11h num pavilhão com excelentes condições(pavilhão Guilherme Pinto Bastos do Grupo Sportivo de Cascais), o que não deixa de ser pontos a favor da organização, e muito público. Sem percalços de maior, apenas recordo alguma confusão na saída das notas, uma música que decidiu parar a meio e a "ordem de passagem" mal preenchida a relembrar um clube e algumas ginastas que bem gostaríamos de lá ter visto, todo o evento rolou de uma forma interessante a nível organizativo e com boas actuações por parte das ginastas, principalmente de algumas das protagonistas faladas no parágrafo anterior. Com o início da competição libertaram-se os nervos e as actuações começaram a definir aquilo que viria a ser o pódio final da prova.

A SFUAP conseguiu, com a equipa escolhida pelas treinadoras, um equilíbrio pontual muito interessante e com um bom acompanhamento no praticável de aquecimento as ginastas iam percebendo o que tinham que fazer para conseguir o objectivo que, deve aqui ser assumido, passava por ganhar a prova, sem de qualquer forma, desrespeitar o valor de alguns dos clubes na corrida pelo troféu.
Maria Canilhas, Ana Rita Barata, Inês Morais, Rita Vasconcelos, Catarina Lopes e a Joana Saraiva foram as ginastas seleccionadas para representar toda a classe de GR da SFUAP, formando uma equipa que com muita regularidade conseguiu manter a pontuação sempre próxima do primeiro lugar conseguindo na última ronda o salto para que a revalidação fosse uma realidade, e assim, vencer a prova pela quarta vez consecutiva.


:: Maria Canilhas e Ana Rita Barata ::


:: Rita Vasconcelos e Inês Morais ::


:: Catarina Lopes e Joana Saraiva ::

Se houvesse um jornal da competição estilo, "Jornal da Taça", e a TAÇA DE PORTUGAL merecia ter uma peça de comunicação para além do folhetozito da praxe, seria interessante ler algumas coisas sobre cada um dos clubes em prova, sobre os clubes que vão aos poucos marcando a sua marca de qualidade nesta modalidade, como por exemplo o Clube Norton de Matos que consegue uma boa classificação no geral, ou ainda, a curiosa participação da ginasta Filipa Fernandes(GCST) que após cerca de quatro anos sem competir se apresenta na prova com uma presença muito boa conseguindo notas bastante honrosas para a sua condição(4º em Bola e 5ª em Fita) fazendo-nos pensar (e eu não conheço as suas razões) que só não estará ainda a competir com regularidade pela crónica falta de apoio existente no nosso país.


:: Filipa Fernandes ::

Em jeito de conclusão referir que foi um bom dia de provas com um ambiente interessante num pavilhão como já referi amplo e com todas as condições necessárias. Apesar das mudanças de regulamento os clubes aderiram à prova mas resta saber se tudo fica por aqui, se mais mudanças virão e se sim qual será a reacção dos intervenientes. Será que aceitam? Será que participam? ...a ver vamos.
A SFUAP deixa a sua marca de qualidade em mais uma página da história da GR Nacional, com uma equipa de qualidade que corre do escalão Juvenil ao Sénior ficando a pena por não podermos ter visto algumas das ginastas do escalão de formação Esperança que apresentam já capacidades bastante interessantes e que prometem assegurar no futuro os resultados que nos últimos anos este clube tem tido na modalidade.





A todas as ginastas da SFUAP e treinadoras Helena, Ana e Sandra Nunes pelo trabalho apresentado os maiores parabéns.

Para ver os resultados da prova, click aqui.
.

13 fevereiro, 2009

Brussels Cup 09 - conclusão



Após a prova seria interessante mostrar uma galeria de imagens da actuação Lusa mas...não há. Resta-nos então avançar com um resumo desta participação em que a Maria conseguiu "limpar" um pouco a folha de trabalho que tinha ficado no torneio da época anterior. Não tendo sido má em 2008, este ano com actuações muito mais seguras consegue também classificações mais interessantes reflectindo o trabalho que tem vindo a fazer no clube. "Falta ainda um pouco mais de "nervo" para que as coisas melhorem e a evolução continue" são palavras da treinadora que a Maria conhece e acredita poder melhorar.

Não justifica o esforço, tentar enumerar todas as diferenças nas condições de trabalho que estas ginastas tem em comparação com as suas oponentes de leste, ou mesmo de outros países da Europa, são factos inegáveis, por outro lado, justifica sim, dizer que nestes eventos o convívio e a observação destas ginastas é também uma forma de formação e aprendizagem muito eficaz que todas deveriam poder experimentar, infelizmente nem sempre é possível. De realçar também que apesar de tudo, as diferenças pontuais em algumas rotinas até não foram assim tão significativas, sinal que por cá também se trabalha bem, e porque não dizê-lo, que a Maria (e as suas colegas) tem todas as condições para poder, com dedicação, lutar taco a taco com estas ginastas em futuros eventos.

Parabéns a todas pela participação.


1 17 Diana SAFAROVA RUS 60,950
2 19 Maria BUROVA GER 54,625
3 11 Alena PEPA BLR 54,575
4 13 Maria CANILHAS POR 53,500
5 12 Anastasia RESNIKOW GER 52,775
6 18 Marika ZAVADSKA LAT 52,350
7 23 Ana Rita BARATA POR 51,475
8 14 Diana KAMALOVA BEL 51,450
9 22 Kitija KAUSA LAT 50,775
10 16 Anastasija KRUZE LAT 49,175
11 20 Lauren BRULS BEL 47,525
12 15 Valentyna NYLYPYUK UKR 46,625



1 26 Arina CHAROPA BLR - 86,100
2 39 Nina EVRARD BEL - 83,050
3 40 Elisabeth DE LEEUW BEL - 82,675
4 44 Ksenia SANNIKOVA RUS - 81,125
5 28 Anna ELNIKOVA RUS - 79,725
6 38 Diana GARAEVA RUS - 78,150
7 27 Kelly DE BLOCK BEL - 78,075
8 24 Ana Rita VASCONCELOS POR - 77,100
9 32 Caroline MORAIS-HENRIQUES BEL - 76,525
10 41 Anna SEBKOVA CZE - 74,700
11 42 Catarina LOPES POR - 73,650
12 35 Kristine LAIZANE LAT - 73,000
13 33 Marie-MadeleineDE RIDDER BEL - 71,200
14 25 Nina NGUYEN NGOC LAN ANHCZE - 70,950
15 29 Sarah VAN OVERSTRAETEN BEL - 70,025
16 37 Anastasiya YANTSEVYCH UKR - 69,625
17 30 Karin BOROVCOVA CZE 17,000 - 67,100
18 36 Marit HARTE NED - 65,050
19 31 Tayla GREYLING NED - 64,850


Uma curiosidade relacionada com a participação da Maria é o facto de já no passado se ter encontrado com a ginasta Alemã Maria Burova, no V Torneio Internacional de Espinho. Nessa altura também a Burova se superiorizou à Maria. A média de 1 ponto manteve-se no resultado de Espinho para Bruxelas. Vai ser curioso acompanhar novos encontros das duas ginastas.
Foto M. Burova: http://www.barny-th.de

Fotos: http://www.ptnet.be

08 fevereiro, 2009

BRUSSELS CUP 2009 - CLASSIFICAÇÕES

Classificação das nossas Ginastas:

Maria Canilhas
4º Lugar Geral
4º Lugar na final de Corda
4º Lugar na final de Movimentos Livres

Ana Rita Barata
7º Lugar Geral

Rita Vasconcelos
8º Lugar Geral
7º Lugar na final de Arco
8º Lugar na final de Bola

Catarina Lopes
11º Lugar Geral
9º Lugar na final de Maças

07 fevereiro, 2009

BRUSSELS CUP 2009 - 1º dia


Acabou o primeiro dia de provas no Brussels Cup 09.
O que podemos dizer quando estamos a milhas do praticável? ...pouco. A não ser os relatos telefónicos das próprias ginastas, e esses são favoráveis, pouco mais podemos reportar que a "frieza dos números".
Assim sendo:

Maria Canilhas
Apurada para as finais de Corda e Movimentos Livres

Ana Rita Barata
Ficaria aprovada para a final de Arco não fosse a regra do torneio que diz que o aparelho opção (escolhido pela ginasta) não tem final.

Rita Vasconcelos
Apurada para as finais de Arco e Bola

Catarina Lopes
Apurada para a final de Maças

A prova da Maria correu bem com dois bons exercícios em Corda(2º lugar geral) e Movimentos Livres(desconhece-se a posição) sendo que em Bola algum desacerto levou a que a nota geral não fosse tão boa. Com uma melhoria na prestação em relação à edição de 2008 a Maria terá amanhã a possibilidade de participar em duas finais e deixar assim uma melhor marca da sua prestação neste torneio.

Para todas, um bom e merecido descanso e muita pika para as finais.


ps. A saudade cá por casa expressa-se das mais variadas formas. A imagem mostra um trabalho manual que a Bruna se entreteve a fazer no seu quarto e que descobri quando fui saber se estava tudo bem com ela :)

.

05 fevereiro, 2009

Brussels Cup 09



A Maria parte esta sexta feira para Bruxelas para a sua segunda participação no "Brussels Cup".

Sob a "batuta" das treinadoras Sandra e Ana Nunes e na companhia de Ana Rita Barata, Rita Vasconcelos e Catarina Lopes, amigas inseparáveis, Maria e Comp. preparam-se para dar o melhor neste torneio que vai na sua 3º edição e que mostra indicadores de crescimento e de prestígio.

As nossas ginastas participarão no concurso de Esperanças e Júniores e terão pela frente ginastas de países como a Rússia, Ukrania, Letónia, Alemanha as anfitriãs Belgas entre outras nacionalidades.
Para além da actividade desportiva espera-se muito divertimento entre esta equipa e algumas das ginastas que irão reencontrar da edição anterior como a Caroline Morais, luso descendente filha de Fátima Morais uma das organizadoras do torneio e também uma das administradoras da ASBL Brussels GR, para ela e para a sua equipa os nossos cumprimentos e votos de sucesso em mais uma edição do torneio.











:: O Brussels Cup 09 terá uma vez mais lugar no Stadium Kinetix Um pavihão com todas as condicções para o bom desenrolar do evento::



A Maria tem o apoio de:

01 fevereiro, 2009

Taça AGDS 09


A falta de tempo impediu o habitual anúncio da prova aqui no Caderno da Maria pelo que, desde já, nos penitenciamos.
A "Taça AGDS" teve lugar hoje, um domingo chuvoso que nem por isso tirou o brilho à prova. Com uma reduzida adesão por parte dos clubes, a prova teve a participação de dois dos clubes do distrito.

A
SFUAP e o CRDM estiveram presentes e com toda a vontade as ginastas actuaram para um público que não se importou com o inverno e marcou presença no pavilhão de Corroios.

As ginastas da SFUAP mostraram, sem medo, os seus novos exercícios para a época que agora inicia e, como seria de esperar, ainda apresentam algumas fragilidades a ser corrigidas. Apesar dos desacertos consegue-se encontrar no grupo qualidade do primeiro ao último escalão, mas claro, ainda muito trabalho por fazer. A todas as ginastas os parabéns e votos de sucesso para a época.

Com três passagens (ML; Corda; Bola) a Maria esteve um pouco insegura em alguns momentos e consciente disso foi rápida a desaprovar por si mesmo a sua prestação. É preciso que encontre o equilíbrio para seguir em frente com a qualidade que se lhe pode adivinhar. No entanto, e reportando a épocas anteriores, é bem característico estes inícios menos seguros que com o desenrolar das provas e treinos, mais tarde encontra a forma e os bons resultados.

A Bruna iniciou-se como Esperança e executou um exercício de fita e outro de movimentos livres. Engraçada, elegante e expressiva, conseguiu duas boas classificações e pela primeira vez receber a sua medalha, o que, diga-se de passagem, a deixou eufórica:). Que lhe sirva de incentivo para o futuro que aí vem...

NOTAS:
> Nota + para a AGDS que com algumas dificuldades tem conseguido melhores pavilhões para as suas provas.
> Nota + para a presença dos isentos serviços de fotografia da Raquel&João
> Nota + (PESSOAL) A Maria e a Bruna ficando na mesma equipa pela primeira vez subiram juntas ao pódio o que para nós cá por casa, confesso, foi um momento delicioso :)
> Nota - para a adesão dos clubes









































::toda a "turma" da SFUAP::


::as duas equipas do CRDM::


::no fim, o pódio completo::


::As fotos da praxe desta vez com a "Fofinha" :)::




::No lado do CRDM, a amiguinha Beatriz e a colega de escola Margarida::
.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails