30 abril, 2008

VI RHYTHMIC GYMNASTICS INTERNATIONAL TOURNAMENT "CIDADE DE ESPINHO" 08



Estamos às portas de mais uma prova Internacional em solo lusitano. Com cerca de 60 atletas inscritas no Torneio de Espinho (pelo menos declaradas) espera-se que seja mais um evento que promova e faça crescer a modalidade em Portugal. Coisa pouco pacifica na actualidade.

Numa das mais significativas provas de carácter internacional no nosso país, não deixa de ser estranho o facto de a poucos dias da realização deste grande evento nos depararmos com a caricata situação de não saber quem serão os representantes nacionais nesta prova. Uma situação estranha, no entanto já habitual. Será culpa da Organização? ...das Associações? ... da FGP?

Apesar da situação anterior referida, este é um evento que me parece bastante bem organizado, penso no entanto que haverá sempre algumas "arestas a limar" como por exemplo um pequeno pormenor que tem a ver com a quantidade de inscrições de atletas nacionais. Para Espinho, cada associação pode levar apenas uma atleta. Parece-me muito redutor para Distritos que tem dezenas de atletas a trabalhar e que gostariam (e mereciam) ter a possibilidade de participar numa prova como esta. Pelo menos uma atleta por escalão, será pedir muito?

Ainda a terminar, e sempre com um sentido construtivo digo, estes eventos pela sua dimensão, trabalho e apoios evolvidos deveriam ser sempre acompanhados de um bom trabalho de assessoria de imprensa pois só dessa forma se consegue o retorno do investimento assim como, só dessa forma se dá a conhecer e se promove o crescimento da modalidade. Já tive oportunidade de expressar esta ideia no passado e directamente à organização da prova pois muito me parece que esse trabalho não é de todo tido em conta. Que tal a "reanimação" do site da prova?






UM POUCO DE HISTÓRIA:
A Edição de 2007 ocorreu em Finais de Junho, de sol presente e cheios de calor humano a quinta edição da competição de Ginástica Rítmica para os escalões de formação, Esperanças, Juvenis e Juniores contou com a presença de uma atleta da SFUAP, a Maria Canilhas, em representação da AGDS.
Com uma lista de inscritos com cerca de setenta ginastas nacionais e estrangeiras, Espinho viu desfilar pelo praticável excelentes actuações de elevada qualidade gímnica.

Foi um fim de semana de grande competitividade, com a Maria a fazer a sua estreia em competições internacionais e apesar da pressão e da novidade consegue o apuramento para as finais em todos os Aparelhos. De ter em conta que na lista de delegações estavam presentes países como Rússia, Eslovénia, Hungria, Cazaquistão, Inglaterra e Brasil com as novas estrelas da GR oriundas da nova escola da modalidade que este país tem vindo a criar nos últimos tempos.





O resultado desta participação para a AGDS / Maria foi um segundo lugar execo em CORDA com a Atleta Bruna Silva do Brasil(depois houve critérios de desempate que nós não conhecemos). Nos restantes aparelhos, a Maria conseguiu boas prestações mas pequenos erros fizeram com que ficasse a poucas decimas de novas subidas ao pódio. Na classificação geral ficou em 4º lugar.
Esperamos que no futuro os representantes Nacionais consigam manter o nível ou mesmo melhora-lo.

Boa Sorte para todas as atletas e boa sorte para a organização da prova.






.

28 abril, 2008

PARABÉNS INA

Normalmente estes posts são publicados no dia do aniversário da visada(quando o tempo o permite), desta vez chega mais tarde, ...mas chega.
PARABÉNS INA, pelos 13 "aninhos" de vida :)



A Foto escolhida, independentemente das excelentes fotos que se conseguiram na festa de aniversário, serve para relembrar a saudade que temos de te ver no praticável.

Na tua presença percebemos que estás no teu melhor, sentimos isso. Sabemos que foste privada de evoluir, de melhorar a excelente atleta que já o eras. Que modalidade tão complicada a nossa. No entanto também já sabemos que não ficarás por aqui, sabemos que ainda tens muito para dar e que por isso ficar quieta não está nos teus planos.

Sabemos que já tiveste a coragem de mudar e voltar a evoluir.
Sabemos que vais ser capaz... Outra vez!

.

26 abril, 2008

III Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e XXII Torneio Internacional de Portimão - VII

“Nuestros Hermanos” como é normal, também estiveram presentes em Portimão.

Com a actuação um pouco decepcionante da Junior Natalia Garcia(contam, que nós não vimos) sobrou a Sénior super conceituada Almudena Cid que encantou os seus conterrâneos(e nós), conseguindo mesmo uma presença na final de Fita.
O Conjunto Espanhol não teve melhor sorte nunca conseguindo sair do meio da tabela.
Lembro que em 2006, ao contrário deste ano, a claque Espanhola foi das mais animadas e participativas do evento e também nesse ano os resultados foram muito melhores. Será que foi a claque que fez falta às atletas ou foram as actuações das atletas que não chegaram para inspirar as claques???










25 abril, 2008

III Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e XXII Torneio Internacional de Portimão - VI

Foi muito interessante "acompanhar" o trabalho das treinadoras nesta prova.
Umas mais tolerantes que outras, mais maternais ou atenciosas outras ...ausentes.
Houve um pouco de tudo.






.

24 abril, 2008

III Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e XXII Torneio Internacional de Portimão - V



III Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e XXII Torneio Internacional de Portimão - IV

três minutos depois e... as atletas saem do praticável.
Umas mais felizes que outras. Umas saem com um ar introspecto, outras, quando deviam estar apreensivas no que diz respeito à sua prestação, ...saem eufóricas!
Todas saem afogantes, com respiração profunda, cansadas mas prontas para outra passagem.
E nós, sentados a ver, a aplaudir, a pensar...





















Three minutes after and... the athletes leave the carpet. Some happier than other. Some leave with an introspect air, others, when should be apprehensive, ...go out euphoric! All leave tired, with deep breath, tired but ready for another round.

And we sat down and see, applauding, thinking...


.

23 abril, 2008

III Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e XXII Torneio Internacional de Portimão - III

Na "Caça aos Autógrafos" característico nestas grandes provas, a Bruna não deixou a coisa por mãos alheias.
Para cada atleta criou um desenho que deu a assinar.
Quando chegou a feliz altura de Bessonova autografar o seu caderninho, o desenho que a representava conseguiu mesmo arrancar-lhe um sorriso, muito tímido é verdade, mas foi um sorriso de Bessonova. :)

Haja criatividade.

.

22 abril, 2008

III Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e XXII Torneio Internacional de Portimão - II

Após algumas fotos fora do praticável aqui vos deixo algumas imagens de (algumas) atletas mais representativas em competição.
Filmado pela Maria, ou seja, não tenho nada a ver com a qualidade das mesmas ;))

Comparando as prestações das ginastas com outros filmes disponíveis na net, apetece dizer que, ou se estiveram a poupar para outros "voos" ou então apresentaram-se um pouco cansadas, seja como for, é sempre um espanto e ainda mais para nós portugueses, ver a actuação destas espectaculares ginastas.

A elegância de Anna Bessonova, a irreverência de Natalia Godunko e o pragmatismo das Russas juntando a todas elas a precisão de movimentos, tornam as suas actuações muito particulares e espectaculares de ver. Lembro por exemplo os excelentes pivots de Bessonova em FITA, que efeito fantástico.
Muito interessante também, é o incondicional apoio dado pelo público português à Bessonova, ano após ano, seja qual for a sua prestação(normalmente é sempre boa), o povo grita, energicamente e entusiasticamente BESSONOVA... BESSONOVA... BESSONOVA.

Gostei também de ver a actuação da Espanhola Almudena, que embora seja notória a diferença para as atletas de leste, não deixa de empolgar com a sua energia.

Espero que gostem dos filmes.













.

21 abril, 2008

III Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e XXII Torneio Internacional de Portimão - I

Quem fim-de-semana!!! ;)
Depois de ver as "Estrelas" da Rítmica estamos de volta a casa.
Aqui ficam as primeiras imagens fora do praticável.







.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails