29 abril, 2009

Campeonato Nacional 2009

Na Sexta feira e após os últimos preparativos e retoques nos exercícios, a equipa da SFUAP partiu, em género de excursão, para a diiiisssstante Santo Tirso. Vila das Aves seria no entanto o nosso primeiro destino, local onde ficámos as duas noites a poucos quilómetros do grande pavilhão onde iria acontecer o Nacional de Ginástica Rítmica de 2009.
O grandioso pavilhão de Santo Tirso foi preparado pela organização para a prova e nós, após um primeiro reconhecimento ao terreno no dia anterior, ainda podemos presenciar a equipa nos últimos preparativos. Ficaram no entanto ainda umas pontas soltas como se viria a constatar nos dias de prova.


ESPERANÇAS
No sábado, com o concurso de Esperanças pudemos confirmar a superioridade da Adriana Santos que vence a categoria com provas muito seguras e adultas para o seu escalão. A Bruna também entrou ao seu nível e com a graça que lhe é característica desempenhou o seu papel conseguindo também três bons exercícios que lhe valeriam o titulo de Vice Campeã de Esperanças. No próximo campeonato as primas separam-se seguindo a Adriana para o Escalão Juvenil e a Bruna, que ficará em Esperanças para o seu segundo ano de Esperança onde continuará a sua evolução.





JUVENIS
Em Juvenis, um escalão mais competitivo, previam-se alguns bons momentos de ginástica e uma competição mais renhida. Ginastas do Sul e algumas de Lisboa mas principalmente a Ana Rita Barata da SFUAP, eram potenciais vencedoras do escalão, no entanto, a Maria conseguiu manter o nível numa fasquia mais alta que as suas colegas e conseguir o titulo de Campeã Nacional. Refira-se que este campeonato foi para a Maria feito com uma dose acrescida de sofrimento uma vez que se encontra lesionada num pé, dor que em tempos a atormentou e que pelos vistos ainda não foi completamente debelada mesmo após os tratamentos feitos na altura. Essa dor foi impeditiva de melhores movimentos como nos saltos do exercício de Corda e Arco ou no equilíbrio das subidas em Meia Ponta e ainda noutros movimentos em que o pé entrava em maior esforço. No entanto, não há vitórias sem sofrimento e trabalho, este facto ainda valoriza ainda mais o feito que foi a conquista do Ouro pela Maria.





JUNIORES
Para o ano a Maria passa de escalão e irá competir com ginastas com outra tarimba como as suas colegas Rita Vasconcelos e Inês Morais assim como outras excelentes ginastas que neste nacional se apresentaram em Juniores com condições de evolução notáveis. E foi em Juniores que a Rita Vasconcelos se apresentou dominadora e senhora do escalão. Com a sua determinação já conhecida, a Rita venceu o concurso geral e não contente com o facto, ainda venceu todas as finais de aparelhos. É obra, tendo em conta a concorrência de luxo que tinha por perto. De salientar ainda o trabalho individual da Angélica Fadeyvich que conseguiu mesmo superiorizar-se por poucas décimas à nossa Rita em Arco e Maças resultado de uma participação também muito positiva. Embora a classificação não tenha sido a melhor, foi muito interessante observar o trabalho de Vanessa Roriz, uma ginasta cheia de genica e com uma presença em praticável muito bonita, é pelo menos a minha opinião. Ainda em Júniores, as nossas Inês Morais e Catarina Lopes não conseguiram prestações ao seu melhor nível e com isso baixaram muito na tabela geral, no entanto, conseguiram ainda ir às finais de Bola e Arco a Catarina e Maças a Inês.



SENIORES
As Seniores tiveram o seu concurso num horário que infelizmente não nos foi possível assistir uma vez que as ginastas da SFUAP tinham provas logo pela manhã, e como tal, era de grande importância que se deitassem cedo, para com força e genica, cedo erguer. A Logística anexa a este facto não permitiu por isso a observação desta prova que ditou a Susana Abrantes como campeã Nacional do escalão máximo da nossa modalidade seguida por Sara Caetano e na terceira posição, Jéssica Jardim.
Nas finais por aparelho em que a ginasta Sara Caetano se destacou das demais e ganhou em todos os aparelhos, destacaria o seu exercício de Arco super dinâmico em que nem os pequenos erros que cometeu lhe retirou o valor(Continuo a achar a expressividade desta ginasta uma grande valia a seu favor) o exercício de Fita de Susana Abrantes que mostra a mestria com o aparelho(a grande Susi parece crescer ainda mais uns centímetros quando trabalha a Fita) o Exercício de Bola de Jéssica Jardim com alguns movimentos de risco engraçados. Um pouco aquém das espectactivas(as minhas) ficaram as ginastas Joana Cardoso e Sofia Machado que segundo consegui saber não tiveram uma boa prestação no concurso geral o que as arredou das finais, com excepção da final de Bola e Arco para a Joana e Fita para a Sofia. Também é verdade que sendo o primeiro ano de Seniores e com a concorrência já experiente que tinham pela frente a tarefa não se afigurava fácil. Outros campeonatos virão. Ainda em Seniores e para terminar, fiquei com pena de não ter assistido novamente às actuações da ginasta da casa, Bárbara Fernandes.




FOTOLEGENDA

•Rafaela Valente consegue mais um bom Nacional. Apenas uma centésima a afasta do pódio. Segurança e boa presença no praticável são já a sua marca pessoal.
•A Carlota Sela (7º lugar) continua a sua evolução na SFUAP e segundo as treinadoras,(e as outras ginastas que me perdoem) é um verdadeiro exemplo a seguir.



•Adriana Delicado, (14º lugar) mais trabalho e os resultados podem aparecer Didix...
•Rayane de Deus (22º Lugar)


As nossas amiguinhas Mariana e Sásquia estiveram bem.
A Mariana conseguiu a sua melhor nota em Bola e marcou as suas prestações com sua elegância e expressividade. A Sásquia, não fosse uma estranha nota em Maças e a sua posição poderia ter sido bem diferente.


"O céu e o inferno"
A Júnior Rita Vasconcelos depois de uma excelente prestação no Nacional a ser entrevistada para os meios de comunicação locais e no polo oposto a Esperança Joana Reis(CPC), depois de um bom Distrital(Bronze), chegou ao seu primeiro Nacional e acusou um pouco o peso da responsabilidade não conseguindo mostrar o seu valor. Para a próxima será mais fácil Joana.


Parabéns a todas as ginastas e treinadoras da SFUAP.
Uma equipa vencedora.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns lindonas!
Parabéns às treinadoras!
Beijinhos a todas

Alexas disse...

Orgulho é o que se sente.
Muita Pica... Sempre...
Bjs

Anónimo disse...

As fotos estao lindas bjs!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails