29 abril, 2009

Campeonato Nacional 2009

Na Sexta feira e após os últimos preparativos e retoques nos exercícios, a equipa da SFUAP partiu, em género de excursão, para a diiiisssstante Santo Tirso. Vila das Aves seria no entanto o nosso primeiro destino, local onde ficámos as duas noites a poucos quilómetros do grande pavilhão onde iria acontecer o Nacional de Ginástica Rítmica de 2009.
O grandioso pavilhão de Santo Tirso foi preparado pela organização para a prova e nós, após um primeiro reconhecimento ao terreno no dia anterior, ainda podemos presenciar a equipa nos últimos preparativos. Ficaram no entanto ainda umas pontas soltas como se viria a constatar nos dias de prova.


ESPERANÇAS
No sábado, com o concurso de Esperanças pudemos confirmar a superioridade da Adriana Santos que vence a categoria com provas muito seguras e adultas para o seu escalão. A Bruna também entrou ao seu nível e com a graça que lhe é característica desempenhou o seu papel conseguindo também três bons exercícios que lhe valeriam o titulo de Vice Campeã de Esperanças. No próximo campeonato as primas separam-se seguindo a Adriana para o Escalão Juvenil e a Bruna, que ficará em Esperanças para o seu segundo ano de Esperança onde continuará a sua evolução.





JUVENIS
Em Juvenis, um escalão mais competitivo, previam-se alguns bons momentos de ginástica e uma competição mais renhida. Ginastas do Sul e algumas de Lisboa mas principalmente a Ana Rita Barata da SFUAP, eram potenciais vencedoras do escalão, no entanto, a Maria conseguiu manter o nível numa fasquia mais alta que as suas colegas e conseguir o titulo de Campeã Nacional. Refira-se que este campeonato foi para a Maria feito com uma dose acrescida de sofrimento uma vez que se encontra lesionada num pé, dor que em tempos a atormentou e que pelos vistos ainda não foi completamente debelada mesmo após os tratamentos feitos na altura. Essa dor foi impeditiva de melhores movimentos como nos saltos do exercício de Corda e Arco ou no equilíbrio das subidas em Meia Ponta e ainda noutros movimentos em que o pé entrava em maior esforço. No entanto, não há vitórias sem sofrimento e trabalho, este facto ainda valoriza ainda mais o feito que foi a conquista do Ouro pela Maria.





JUNIORES
Para o ano a Maria passa de escalão e irá competir com ginastas com outra tarimba como as suas colegas Rita Vasconcelos e Inês Morais assim como outras excelentes ginastas que neste nacional se apresentaram em Juniores com condições de evolução notáveis. E foi em Juniores que a Rita Vasconcelos se apresentou dominadora e senhora do escalão. Com a sua determinação já conhecida, a Rita venceu o concurso geral e não contente com o facto, ainda venceu todas as finais de aparelhos. É obra, tendo em conta a concorrência de luxo que tinha por perto. De salientar ainda o trabalho individual da Angélica Fadeyvich que conseguiu mesmo superiorizar-se por poucas décimas à nossa Rita em Arco e Maças resultado de uma participação também muito positiva. Embora a classificação não tenha sido a melhor, foi muito interessante observar o trabalho de Vanessa Roriz, uma ginasta cheia de genica e com uma presença em praticável muito bonita, é pelo menos a minha opinião. Ainda em Júniores, as nossas Inês Morais e Catarina Lopes não conseguiram prestações ao seu melhor nível e com isso baixaram muito na tabela geral, no entanto, conseguiram ainda ir às finais de Bola e Arco a Catarina e Maças a Inês.



SENIORES
As Seniores tiveram o seu concurso num horário que infelizmente não nos foi possível assistir uma vez que as ginastas da SFUAP tinham provas logo pela manhã, e como tal, era de grande importância que se deitassem cedo, para com força e genica, cedo erguer. A Logística anexa a este facto não permitiu por isso a observação desta prova que ditou a Susana Abrantes como campeã Nacional do escalão máximo da nossa modalidade seguida por Sara Caetano e na terceira posição, Jéssica Jardim.
Nas finais por aparelho em que a ginasta Sara Caetano se destacou das demais e ganhou em todos os aparelhos, destacaria o seu exercício de Arco super dinâmico em que nem os pequenos erros que cometeu lhe retirou o valor(Continuo a achar a expressividade desta ginasta uma grande valia a seu favor) o exercício de Fita de Susana Abrantes que mostra a mestria com o aparelho(a grande Susi parece crescer ainda mais uns centímetros quando trabalha a Fita) o Exercício de Bola de Jéssica Jardim com alguns movimentos de risco engraçados. Um pouco aquém das espectactivas(as minhas) ficaram as ginastas Joana Cardoso e Sofia Machado que segundo consegui saber não tiveram uma boa prestação no concurso geral o que as arredou das finais, com excepção da final de Bola e Arco para a Joana e Fita para a Sofia. Também é verdade que sendo o primeiro ano de Seniores e com a concorrência já experiente que tinham pela frente a tarefa não se afigurava fácil. Outros campeonatos virão. Ainda em Seniores e para terminar, fiquei com pena de não ter assistido novamente às actuações da ginasta da casa, Bárbara Fernandes.




FOTOLEGENDA

•Rafaela Valente consegue mais um bom Nacional. Apenas uma centésima a afasta do pódio. Segurança e boa presença no praticável são já a sua marca pessoal.
•A Carlota Sela (7º lugar) continua a sua evolução na SFUAP e segundo as treinadoras,(e as outras ginastas que me perdoem) é um verdadeiro exemplo a seguir.



•Adriana Delicado, (14º lugar) mais trabalho e os resultados podem aparecer Didix...
•Rayane de Deus (22º Lugar)


As nossas amiguinhas Mariana e Sásquia estiveram bem.
A Mariana conseguiu a sua melhor nota em Bola e marcou as suas prestações com sua elegância e expressividade. A Sásquia, não fosse uma estranha nota em Maças e a sua posição poderia ter sido bem diferente.


"O céu e o inferno"
A Júnior Rita Vasconcelos depois de uma excelente prestação no Nacional a ser entrevistada para os meios de comunicação locais e no polo oposto a Esperança Joana Reis(CPC), depois de um bom Distrital(Bronze), chegou ao seu primeiro Nacional e acusou um pouco o peso da responsabilidade não conseguindo mostrar o seu valor. Para a próxima será mais fácil Joana.


Parabéns a todas as ginastas e treinadoras da SFUAP.
Uma equipa vencedora.

26 abril, 2009

Maria Canilhas Campeã Nacional Juvenil

PÓDIO JUVENIL
Maria Canilhas - Campeã Nacional (SFUAP)
Ana Rita Barata - Vice-Campeã Nacional (SFUAP)
Jéssica Cardoso - Bronze (GDEMAR)

Por aparelho, a Maria foi:
Campeã Nacional em Corda
Campeã Nacional em Bola
Campeã Nacional em Arco
Campeã Nacional em Maças

De Nacional 2009

Campeonato Nacional - Imagens do 1º dia

De Nacional 2009

De Nacional 2009

De Nacional 2009

De Nacional 2009

De Nacional 2009

De Nacional 2009

De Nacional 2009

Campeonato Nacional - Juniores 2009

PÓDIO JUNIORES
Rita Vasconcelos - Campeã Nacional (SFUAP)
Angélica Fadeyvich - Vice-Campeã Nacional (SAD)
Carolina Coelho - Bronze (CNM)

De Nacional 2009

25 abril, 2009

Campeonato Nacional - Esperanças 2009

PÓDIO ESPERANÇAS
Adriana Santos - Campeã Nacional (SFUAP)
Bruna Canilhas - Vice-Campeã Nacional (SFUAP)
Beatriz Silva - Bronze (CCRCCR)

De Nacional 2009

24 abril, 2009

Campeonato Nacional de Ginástica Ritmica 09

Depois das grandes emoções que foi ver as grandes protagonistas da nossa modalidade, Anna Bessonova Evgeniya Kanaeva Vera Sessina & companhia, e sentir a falta de outras como a Natalya Godunko Olga Kapranova e mesmo a Almudena Cid que tanta falta fizeram para abrilhantar ainda mais aquele grande evento chegou a altura das ginastas Nacionais terem o seu grande momento, o Campeonato Nacional.

Depois das provas de apuramento, (Distritais) as ginastas que conseguiram classificar-se tem agora, perante uma mesa de juízes, a oportunidade de avaliar o seu trabalho e mostrar a sua evolução nas respectivas categorias. No mesmo escalão teremos umas mais novas que outras, outras mais capacitadas e motivadas mas todas terão o seu momento no praticável e no fim o que importa é que façam o melhor, e como se diz na gíria, quem dá o seu melhor a mais não é obrigado, neste caso, obrigada.

As ginastas cá de casa estão motivadas e expectantes. A Muna, a participar no seu primeiro Nacional espera, com alguns nervinhos à mistura, para ver e a Maria que já sabe para o que vai, aguarda pacientemente a hora de entrar em cena, entretanto será, e como tem sido ultimamente, um precioso apoio para a sua mama que entrará no praticável à primeira hora de competição.

A todas as ginastas...
...que se divirtam.

Em género de incentivo, aqui fica uma passagem pela época passada da Maria.

Moments by Vera Sessina - Portimão09

Alguns momentos da participação de Vera Sessina em Portimão
Some moments of Vera Sessina participation in Portimão








22 abril, 2009

Moments by Anna Bessonova - Portimão09

Alguns momentos da participação de Anna Bessonova em Portimão
Some moments of Anna Bessonova participation in Portimão























Próximo post - Momentos de Sessina
Next Post - Sessina Moments

.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails